7 de abril de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Um dos grandes pontos da administração de empresas é desenvolver lideranças que façam a diferença dentro do negócio. Este pode ser um fator decisivo no desempenho da organização, pois o líder tem grande influencia sobre a equipe.

Existem diferentes tipos de lideranças, desempenhadas por pessoas com perfis diferentes. Porém, é comum a todos os líderes possuírem um papel importante no desenvolvimento das equipes e em sua motivação. Estes são os pontos que vamos abordar neste artigo.

Definição de liderança

Diversos pensadores e empreendedores de sucesso tentaram criar uma definição para liderança. Existem diferentes conceitos que transmitem uma mesma ideia: a liderança é um processo de condução de ações e influencias de comportamento de outras pessoas para alcançar um objetivo em comum.

Em outras palavras, as lideranças conseguem realizar metas por meio da condução apropriada de suas equipes. Neste sentido, a pessoa que consegue comandar seus colaboradores com sucesso, levando-os para uma finalidade específica, é um líder.

Desta forma, a liderança é o processo de influência sobre as atividades de um grupo, organizados na direção de um objetivo. O verdadeiro líder consegue fazer sua equipe produzir de maneira que atinja os objetivos propostos. Quando isso acontece, é possível perceber a satisfação de todos os membros do grupo.

Principais características de um líder

Um líder deve possuir algumas características para que cumpra seu papel com eficiência. Ele deve ser um exemplo para sua equipe, demonstrando em si as qualidades esperadas de cada colaborador. Algumas dessas características são:

  • Autoconfiança;
  • Percepção clara de seus objetivos;
  • Esforço e dedicação;
  • Calma e paciência;
  • Facilidade para tomadas de decisões estratégicas;
  • Delegação das tarefas conforme as competências de cada membro da equipe;
  • Capacidade de enxergar o conjunto, o sistema como um todo.

Veja mais dicas no artigo “Líder: 7 características de liderança que cativam os funcionáriosclicando aqui.

Como as lideranças influenciam as equipes

Manter o trabalho de equipe dentro de uma empresa exige o cumprimento de algumas funções, que normalmente cabem ao líder. Estas funções são essenciais para que o grupo atinja o objetivo proposto e possa prosperar.

Veja algumas destas funções que cabem as lideranças e são essenciais na empresa:

  • Planejamento: esta atividade consiste em definir o que precisa ser feito para atingir o objetivo proposto. Ou seja, o líder precisa elaborar um plano de ação e decidir a melhor forma de colocar cada ação em prática.
  • Definição de tarefas: o líder tem a função de esclarecer quais tarefas devem ser desempenhadas por cada colaborador, e qual será sua importância dentro do processo como um todo. Além disso, deve fornecer todas as informações para que o funcionário execute bem suas tarefas.
  • Desempenho da equipe: o líder deve medir e acompanha o desempenho de cada colaborador, e buscar formas de corrigir o que não está bom. Este ponto é essencial para verificar se o andamento das ações esta saindo conforme o planejado.
  • Motivação: a equipe irá atingir o objetivo proposto apenas se estiver motivada, por isso, essa é uma função essencial do líder. Para isso, é necessário conhecer seus colaboradores, suas necessidades e aspirações, e trabalhar de forma a suprir estas demandas.
  • Seja o exemplo: seus colaboradores irão se espalhar em você no dia a dia, tanto nas boas atitudes quanto nas ruins. Por isso, trabalhe da forma como gostaria de ver sua equipe trabalhando e demonstre sua satisfação com cada etapa concluída no processo.

Como liderar equipes

Conforme as equipes crescem e tem novos objetivos para cumprir, mais importante se torna o papel das lideranças. Por isso, o líder que deseja ser realmente eficaz precisa desenvolver as habilidades e competências que citamos anteriormente.

O líder deve ser capaz de desenvolver a paciência, compartilhar todas as informações importantes para cumprimento das tarefas, confiar nos colaboradores que estão a sua volta e abrir mão da autoridade algumas vezes.

Veja mais dicas no artigo “Chefe pela primeira vez: o que você precisa saber para ter sucessoclicando aqui.

Concluindo

Podemos perceber que as lideranças dentro das equipes consistem na arte de influenciar pessoas para alcanças os objetivos do grupo. Para isso, é necessário que o líder conheça a equipe e trabalhe junto com ela, pois o objetivo deve ser alcançado por todos.

Sua empresa possui um programa de desenvolvimento de lideranças? Quais as vantagens percebidas? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Show Full Content
Anterior Gerente: quais as funções e diferenças entre os gestores
Próximo Páscoa 2017: o que o mercado está esperando das vendas

1 thought on “Como as lideranças influenciam no trabalho em equipe

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gestão de tarefas: saiba como correr menos e faturar mais

5 de fevereiro de 2020
Fechar