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INFLUENCIAR EQUIPES E FAZER SUA EMPRESA CRESCER!

Lidar com pessoas é tarefa árdua que exige jogo de cintura, paciência e sensibilidade. E quando você exerce um papel de liderança, as responsabilidades são ainda maiores.

Para discutir algumas características e estratégias de liderança, compartilhamos este novo artigo. 

Sem dúvida, um dos grandes pontos da administração de empresas é desenvolver lideranças que façam a diferença dentro do negócio. Por certo, este pode ser um fator decisivo no desempenho da organização, pois o líder tem grande influencia sobre a equipe.

Existem diferentes tipos de lideranças e chefias, desempenhadas por pessoas com perfis e objetivos diferentes. Porém, é comum a todos os líderes possuírem um papel importante no desenvolvimento das equipes e em sua motivação. Estes são os pontos que vamos abordar neste artigo.

Definição de liderança

Diversos pensadores e empreendedores de sucesso tentaram criar uma definição para liderança. Resumidamente, exercer a liderança é um processo de condução de ações e influência do comportamento de outras pessoas para alcançar um objetivo em comum: o crescimento da empresa.

Em outras palavras, os líderes conseguem realizar metas por meio da condução apropriada de suas equipes, como um time, um organismo que desempenha ações em conjunto para cumprir um objetivo em comum.

Desta forma, a liderança é o processo de influência que passa não só pelas ações efetivamente, mas também pelo clima organizacional, expectativas de crescimento dentro da organização, salários, benefícios e valorização das pessoas.

Nessa lógica, um bom líder consegue fazer sua equipe produzir de maneira que atinja os objetivos propostos, ou seja, motivando e trazendo resultados rentáveis para o negócio.

Principais características de um líder

Seja você um profissional de RH, Financeiro, Design, Vendas, uma coisa é certa: algumas características precisam ser afloradas na sua personalidade e prática diária para que você consiga fomentar e extrair o que há de melhor em cada colaborador.

Um líder deve possuir algumas características para que cumpra seu papel com eficiência. Ele deve ser um exemplo para sua equipe, demonstrando em si as qualidades esperadas de cada colaborador. Algumas dessas características são:

  • Autoconfiança;
  • Percepção clara de seus objetivos;
  • Esforço e dedicação;
  • Calma e paciência;
  • Facilidade para tomadas de decisões estratégicas;
  • Delegação das tarefas conforme as competências de cada membro da equipe;
  • Capacidade de enxergar o conjunto, o sistema como um todo.

Mas como as lideranças influenciam as equipes?

Impulsionar os resultados de uma equipe dentro da empresa exige o cumprimento de algumas funções, que normalmente cabem ao líder. Estas funções são essenciais para que o grupo atinja o objetivo proposto e possa prosperar.

E quando falamos em objetivos não necessariamente estamos pensando em uma meta comercial, de venda. A meta pode ser a fidelização de clientes, pode ser a retenção de clientes, pode ser a implementação de uma nova política interna. Há muitas metas que fazem parte da consolidação de um negócio. Nesse sentido, quando se é líder, esses objetivos estão intrinsecamente ligados à maneira como você encara a empresa e na confiança que tem no trabalho de cada pessoa que forma o seu time.

O que é realmente essencial?

  • Planejamento: esta atividade consiste em definir o que precisa ser feito para atingir o objetivo proposto. Ou seja, o líder precisa elaborar um plano de ação e decidir a melhor forma de colocar cada ação em prática.
  • Definição de tarefas: o líder tem a função de esclarecer quais tarefas devem ser desempenhadas por cada colaborador, e qual será sua importância dentro do processo como um todo. Além disso, deve fornecer todas as informações para que o funcionário execute bem suas tarefas.
  • Desempenho da equipe: o líder deve medir e acompanhar o desempenho de cada colaborador. Além disso, deve buscar formas de corrigir o que não está bom. Este ponto é essencial para verificar se o andamento das ações está saindo conforme o planejado. É preciso motivar, valorizar e, claro, também é preciso corrigir.
  • Motivação: a equipe irá atingir o objetivo proposto apenas se estiver motivada. Por isso, essa é uma função essencial do líder. Assim, é necessário conhecer seus colaboradores, suas necessidades e aspirações, e trabalhar de forma a suprir estas demandas.
  • Seja o exemplo: seus colaboradores irão se espelhar em você no dia a dia, tanto nas boas atitudes quanto nas ruins. Se você não confia no que vende e faz, como acha que o seu time irá se comportar? Trabalhe da forma como gostaria de ver sua equipe trabalhando e demonstre sua satisfação com cada etapa concluída no processo.

Como liderar equipes

Conforme as equipes crescem e têm novos objetivos para cumprir, mais importante se torna o papel das lideranças. Por isso, o líder que deseja ser realmente eficaz, entregando resultados, precisa desenvolver as habilidades e competências que citamos anteriormente.

Seja capaz de desenvolver a paciência, compartilhar todas as informações importantes para cumprimento das tarefas, confiar nos colaboradores que estão a sua volta e abrir mão da autoridade algumas vezes.

Uma estratégia fundamental é não monopolizar os holofotes. Compartilhe a visibilidade, encha a bola de quem entrega resultado. Valorize as pessoas por suas posturas, suas ideias e projetos. Gente feliz e valorizada trabalha melhor, entrega mais e dá 100% de si ao negócio. É dessa entrega, desse comprometimento que você poderá extrair grandes vantagens para o seu empreendimento.

E então, gostou desse conteúdo? O tema é complexo e rende muito mais bate-papo. Se você tem interesse em conhecer mais sobre nossos conteúdos relacionados a RH, recomendamos a leitura do artigo: 7 passos para controlar o RH da sua empresa: planilha para download

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