21 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Analisar as finanças da empresa exige muitos cuidados. Mais importante do que ter as todas as respostas sobre seu controle financeiro, é conhecer quais são as perguntas essenciais.

Neste artigo vamos lhe mostrar quais perguntas financeiras você deve se fazer para conhecer a realidade das suas finanças. Conhecer estas perguntas e suas respostas irá evitar que você caia em armadilhas que podem fazer seu negócio desmoronar.

Quanto preciso lucrar para sustentar o fluxo de caixa?

Esta é a pergunta principal para qualquer negócio que precisa de um bom capital de giro para manter suas operações. Você precisa ter em mente que a quantidade certa de capital de giro deve ser suficiente para manter o fluxo de caixa positivo.

Você deve fazer esta pergunta em diversos momentos da empresa. A partir dela será possível saber qual o capital necessário para manter seu negocio num patamar aceitável.

É possível superar um pequeno problema nas finanças sem maior prejuízo?

Todo dinheiro que circula pelo caixa deve ser suficiente para pagar uma possível dívida ou queixa de cliente. Por isso, é importante prever algumas situações que necessitam de uma saída repentina de dinheiro do caixa, sem que isso prejudique a continuidade da empresa.

Portanto, esta pergunta inclui vislumbrar qualquer crise que possa levar parte do seu dinheiro e como você irá reagir a ele. Ela lhe ajudará a evitar surpresas nas suas contas.

Será que o dinheiro que sobra está sendo investido na empresa?

Essa pergunta é importante principalmente para os empreendedores que estão começando seu negócio. Às vezes pode ser difícil reinvestir o lucro na própria empresa, o que pode causar um encolhimento do negócio por falta de capital.

Esta pergunta permite que você identifique se o dinheiro acumulado deve ser utilizado para o desenvolvimento da própria empresa. Lembre-se que o lucro deve beneficiar primeiro a empresa, depois os sócios.

Para onde está indo o dinheiro da empresa?

Embora pareça bobagem, esta pergunta é essencial. Muitos empresários não têm um controle efetivo sobre as finanças e não sabe quais são suas maiores despesas. É neste ponto que um controle efetivo se faz necessário, pois um sistema como o Sige Lite mostrará estes dados com facilidade, sem contar que ele é gratuito e não prejudica o seu fluxo de caixa.

Como estamos controlando o fluxo de caixa da empresa para mantê-lo saudável?

O fluxo de caixa é o principal indicador da situação das finanças do negócio. Saber gerenciar estas informações é fundamental para o sucesso, portanto, adote métodos de gerenciamento do fluxo de caixa que facilitem seu controle e o aumento de seus resultados.

Concluindo

Perguntar é muito mais importante do que ter as respostas certas, pois um problema financeiro pode não ser identificado se as perguntas certas não estiverem sendo feitas. Portanto, gerenciar suas finanças envolve ficar atento a tudo o que está ocorrendo e as perguntas que realmente lhe mostrem a situação do negocio.

Você já conhecia estas perguntas? Acha que esquecemos de alguma? Comente abaixo e compartilhe suas impressões conosco.

Show Full Content
Anterior Regime de caixa e de competência: entenda as diferenças
Próximo Controle de Custos: planilha Excel para seu controle financeiro

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Planilhas para controlar sua empresa no ano novo

20 de dezembro de 2016
Fechar