Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Abrir um empreendimento nem sempre é fácil. Isso é fato. O empreendedor precisa lidar com inúmeras responsabilidades que, muitas vezes, atrapalham o crescimento da empresa. Outro fato. Mas calma, porque foi pensando exatamente nesse momento e nas dificuldades inerentes a ele que resolvemos separar algumas dicas essenciais para que todo empresário consiga organizar bem seu negócio de maneira a alcançar o sucesso o mais rapidamente possível. Quer saber quais são os 6 erros mais comuns que podem vir a atrapalhar o crescimento da sua empresa? Então confira a seguir:

Não ter um plano de negócios

O plano de negócios ajuda o empresário a responder o que afinal é sua empresa e onde ele quer chegar com ela. Consequentemente fica mais fácil visualizar de que maneira o caminho será percorrido.

Ao descrever o negócio nesse documento, o empreendedor consegue traçar alguns objetivos para efetivamente chegar ao crescimento da empresa. Dados essenciais para o desenvolvimento de um empreendimento são: análise do mercado, potenciais clientes, fornecedores, quais são os recursos necessários, missão, valores, metas, estratégias e assim por diante.

Essa é uma ferramenta de apoio muito importante à gestão, evitando que o empresário cometa erros iniciais que causem o fracasso do negócio.

Não ter controle financeiro

Não ter um bom controle das finanças do empreendimento é atualmente um dos maiores fatores causadores de fracasso dos empreendimentos. Essa falha simplesmente impede o crescimento da empresa, uma vez que o empresário não consegue visualizar precisamente o que está gastando e o que está recebendo.

Em algum momento, esse descontrole vira uma bola de neve que pode prejudicar fortemente o crescimento saudável da empresa. Que tal aproveitar o momento para conhecer algumas dicas para fazer o controle financeiro da sua empresa direitinho?

  • Separe as despesas pessoais das despesas da empresa: só assim você conseguirá organizar bem o empreendimento de maneira a saber exatamente quais estão sendo as despesas e as receitas geradas na empresa.
  • Organize o fluxo de caixa: você pode fazer isso com uma planilha, só para controlar o que sai e o que entra, sabendo o quanto tem disponível para reinvestir ou se é necessário cortar gastos, por exemplo. Você também pode usar um sistema financeiro, que ajuda a ter muito mais controle sobre a movimentação do caixa da empresa e minimiza as chances de erros.

Não valorizar o capital intelectual

Não há dúvida de que as pessoas são as grandes responsáveis pelo crescimento da empresa. Mas muitas vezes o empresário ou o gestor se esquecem que é necessário motivá-las, constantemente estimulando a equipe para que a produtividade e o comprometimento com o negócio sejam os maiores possíveis. Você vai ver como colaboradores motivados e reconhecidos por fazerem um bom trabalho e gerarem boas ideias fazem com que as metas sejam cumpridas bem mais facilmente.

Não persistir

Você provavelmente sabe que a grande maioria das empresas não faz sucesso da noite para o dia, certo? É necessário algum tempo e muito esforço para que o negócio se estabeleça no mercado e adquira o merecido reconhecimento do público. Por isso, uma das lições mais importantes se você está preocupado com o crescimento da empresa é: persista! A persistência é uma das atitudes mais importantes que um empreendedor precisa ter para superar os obstáculos que todo novo empreendimento apresenta.

Não investir em capacitação

O empreendedor precisa conhecer a fundo seu mercado e seu segmento de atuação, mas também tem que saber como gerir bem o negócio. E acesso à informação é o que não falta: existem inúmeros cursos, pós-graduações, conteúdo on-line e livros sobre empreendedorismo por aí. Ao investir em capacitação, o empresário pode deixar de cometer alguns erros super comuns ao se abrir um empreendimento, e, com isso, o crescimento da empresa é mais provável.

Não usar um software de gestão

As atividades necessárias para se manter um empreendimento funcionando muitas vezes demandam muito tempo e muito trabalho por parte do empresário. Por isso, para garantir o crescimento saudável da empresa, uma iniciativa bastante eficaz é utilizar um sistema de gestão.

Esse sistema é o Sige Lite, que oferece funcionalidades como gestão financeira, controle de vendas, PDV e emissão de notas fiscais. Todas as ferramentas funcionam mesmo sem internet e são gratuitas. Dessa maneira, o empresário ou o gestor poderão dedicar mais tempo e esforços para questões estratégicas, sempre visando o crescimento da empresa.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

Nem sempre os empresários conseguem distinguir as atitudes que estão impedindo o crescimento de sua empresa. Por isso, saber quais são os erros mais comuns ajuda na mudança de postura do empreendedor ou do gestor que querem melhorar seu negócio desde o princípio, já começando com o pé direito.

Gostou do artigo? Então deixe seu comentário com suas impressões e sugestões! Participe!

Show Full Content
Anterior 5 passos infalíveis para conhecer melhor seu cliente
Próximo Como otimizar os processos da empresa de forma eficiente

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades de Novembro do SIGE Cloud

25 de novembro de 2020
Fechar