19 de outubro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Entender os objetivos do setor de RH e a importância de sua correta gestão é elemento fundamental para o crescimento das organizações. Assim, acompanhar os dados do RH permite que o gestor saiba se existe algum ponto do relacionamento entre empresa e os colaboradores que possa ser melhorado e como isso pode ser feito.

Nas pequenas empresas é comum que o próprio gestor seja o responsável pelo setor. Isso pode comprometer o acompanhamento dos dados junto aos demais processos da empresa. Portanto, para tornar essa tarefa mais ágil e prática, preparamos uma planilha Excel. Nela, você poderá inserir os dados de seus colaboradores, acompanhar faltas, horas extras e muito mais.

Quer entender tudo sobre RH e ainda baixar gratuitamente uma poderosa ferramenta de controle? Siga lendo nosso artigo!

O que é e como funciona o RH?

O setor de Recursos Humanos ou RH cumpre diversas funções, tais como:

  • Selecionar;
  • Contratar;
  • Treinar;
  • Motivar;
  • Reconhecer;
  • Reter colaboradores.

Geralmente, cabe a este setor cuidar também das questões de higiene, comunicação interna, conceder benefícios, definição de cargos e salários. Bem como, a função de cuidar da folha de pagamentos e gerenciar a qualidade do ambiente de trabalho.

Qual a importância do setor de Recursos Humanos em uma empresa?

Uma vez que o RH é a interface entre a empresa e os colaboradores, assume papel fundamental no bom andamento dos processos dentro das organizações. Atuando desde as áreas sindical e trabalhistas até o rendimento e satisfação da equipe e seu alinhamento com as perspectivas da empresa.

7 Passos para controlar os dados do RH

Para que você possa controlar o RH com eficiência e utilizar bem a planilha que disponibilizamos gratuitamente, é preciso conhecer alguns temos e conceitos. São eles:

  • Folha de pagamento: é o documento que relata o mês de trabalho do funcionário. Este documento apresenta diversos vencimentos e descontos, que somados ou diminuídos dos valores brutos irão apresentar o valor líquido de salário que o funcionário ira receber;
  • Férias: é o período de descanso anual concedido ao empregado após o exercício de um ano de atividades. Durante as férias o funcionário suspende temporariamente seus compromissos com a empresa e pode se dedicar ao descanso, lazer e assuntos pessoais;
  • Horas extras: representam a prorrogação do horário normal de trabalho, onde o funcionário recebe o valor destas horas adicionais trabalhadas junto ao pagamento de seu salário. A hora extra é um direito do trabalhador, garantido pela Constituição, e que deve ser paga pelo adicional mínimo de 50% sobre o valor da hora normal;
  • Treinamentos: são qualificações oferecidas pela empresa a seus funcionários, com o objetivo de aumentar suas habilidades e suas técnicas – leia mais aqui;
  • Falta: a falta é todo o período que o funcionário esta ausente e deixa de desempenhar as atividades acordadas com o empregador. As faltas podem ser justificadas ou injustificadas, conforme cada caso que você pode conhecer clicando aqui;
  • Absenteísmo: indicativo que mostrar os atrasos, faltas (justificadas ou não) e saídas antecipadas dos funcionários, para que o gestor conheça o comportamento dos funcionários e possíveis reduções na carga-horária de trabalho;
  • Benefícios: como o nome sugere, são benefícios que o empregado recebe da empresa pelo seu serviço. Alguns são previstos na legislação e devem ser concedidos, e outros são opcionais, como você confere aqui.

Planilha para download

Para que você possa controlar esses dados e muitos outros, preparamos a planilha Excel que você posa baixar abaixo. Com ela você confere os principais indicativos do RH e assim pode saber como está o desenvolvimento da equipe e como pode fazer para manter os talentos trabalhando na sua empresa. Aproveite:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Os funcionários são uma parte essencial da engrenagem que mantêm o seu negocio funcionando. São eles que atendem os clientes, realizam os processos internos e lhe oferecem dicas para melhorar o negócio. Por isso, aproveite nossa planilha para acompanhar os dados do RH e manter uma boa equipe trabalhando na sua empresa.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre o assunto? Recomendamos a leitura do artigo: RH: Como a Gestão de Recursos Humanos Impacta o seu negócio?

Show Full Content
Anterior Como calcular comissão de vendas: planilha para download
Próximo Como fazer o controle de clientes inadimplentes: planilha para download

1 thought on “7 passos para controlar o RH da sua empresa: planilha para download

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Simulação de Investimentos: modelo de planilha Excel

9 de dezembro de 2015
Fechar