Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Manter um bom clima organizacional é essencial para manter seus colaboradores satisfeitos e, consequentemente, elevar a produtividade.

Duvida disso?

Imagine, então, ingressar em uma empresa onde o espaço é sujo, desorganizado e os seus colegas estão desmotivados e mal-humorados? O resultado é um só, contaminação. Diversos estudos fundamentam a influência do ambiente e do bem-estar dos colaboradores em sua produtividade.

Diante disso, torna-se tarefa fundamental do departamento de Recursos Humanos, acompanhar a satisfação de sua equipe. Assim, para que você possa realizar pesquisas para descobrir quais as expectativas dos colaboradores e de que forma pode melhorar o clima organizacional, compartilhamos um modelo de questionário em Word. Você poderá baixar e adaptar às necessidades do seu tipo de negócio. Aproveite e confira nossas dicas!

O que é clima organizacional?

O clima organizacional refere-se ao conjunto de atitudes, valores e padrões de comportamento que são aplicados por uma organização e qual a avaliação dos colaboradores sobre estas questões. Este será um fator determinante para indicar o nível de satisfação e nortear os relacionamentos interpessoais.

Porque realizar uma pesquisa de clima organizacional?

É imprescindível aplicar periodicamente e seguindo um planejamento, uma Pesquisa de Clima Organizacional. Dessa forma, diretores e gestores poderão conhecer os pontos fortes da empresa e aqueles que precisam ser melhorados. Com esses resultados, sobretudo os que dizem respeito à insatisfação dos colaboradores, será possível tomar decisões mais assertivas para otimizar os métodos e procedimentos da empresa.

A pesquisa de clima organizacional é um instrumento utilizado para analisar o ambiente interno, a partir da opinião dos colaboradores. É indicado que seja realizada semestralmente, pois assim o gestor irá conhecer melhor seu funcionário e a visão que ele possui da empresa.

Realizar esta pesquisa permite criar uma base de informações que irá identificar e compreender os aspectos, tanto positivos quanto negativos, que impactam não só no bem-estar, como também na produtividade da equipe.

Modelo para utilização

Nosso modelo foi desenvolvido em Word, com um questionário simples e direto. Além disso, conta com uma área especial para o responsável do RH informar a pontuação do colaborador. Para facilitar ainda mais a utilização deste modelo, indicamos realizar a leitura da primeira página, que contém instruções que facilitarão o uso do questionário.

Bom ou ruim, o clima organizacional já existe, o passo agora é utilizar essa ferramenta para visualizar o panorama dentro do seu negócio e entender quais pontos precisam ser fortalecidos. Uma vez conquistado o Clima Organizacional positivo, este será a base para crescimento da sua equipe, impactando o engajamento, a eficiência e habilitando os colaboradores para encarar as adversidades que se colocam no dia a dia empresarial.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre Recursos Humanos? Recomendamos, então, que você leia o nosso artigo: 7 passos para controlar o RH da sua empresa: planilha para download

Show Full Content
Anterior Organização de Eventos: modelo de planilha para download
Próximo Como fazer uma cotação de preços? – Planilha para Download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gráficos: por que utilizar esta ferramenta para analisar suas vendas

28 de agosto de 2017
Fechar