Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para uma empresa, é muito importante ter o acompanhamento de alguns indicadores, a fim de controlar totalmente as contas que entram e saem do caixa.

Com isso, vamos ver alguns conceitos e como você pode planejar e organizar a sua Gestão Financeira com o SIGE Lite.

O que é  Fluxo de Caixa?

Fluxo de Caixa é todo o movimento financeiro onde sua empresa recebe dinheiro e também quando sai dinheiro do caixa. Para fazer um bom controle do seu fluxo de caixa, é necessário que sejam lançadas as receitas – contas à receber, e despesas – contas à pagar de uma forma organizada, disciplinada e sem erros. Assim você conseguirá fazer a análise dos dados com as informações corretas, sabendo assim como anda a saúde do seu negócio.

Segundo, Fábio Silveira, especialista em Planejamento Financeiro e Empresarial, manter o fluxo de caixa atualizado diariamente é vital para uma empresa, pois as vendas (receitas) e despesas vão acontecendo ao longo do mês, tornando muito importante manter tudo atualizado em um sistema de gestão.

O que é Faturamento?

Faturamento é a soma total das vendas de produtos ou serviços da sua empresa, em um determinado período. Sendo assim, é um dos principais indicadores para medir o tamanho de um negócio, para ser classificado como MEI, microempresa, empresa de pequeno, médio ou grande porte, e assim fazer o pagamento dos devidos tributos ao governo.

É importante destacar que o faturamento é diferente do lucro da empresa. Faturamento é todo o dinheiro que entra na sua empresa. Já o lucro é o valor que sobra depois de descontar todas as despesas da empresa.

Conhecer bem suas receitas e despesas é o melhor caminho para uma gestão financeira saudável!

Como o SIGE Lite pode me ajudar a fazer o Faturamento Parcial?

Pensando em contribuir com a organização de sua empresa e principalmente para ajudar você a controlar todo o financeiro da sua empresa, o SIGE Lite é um sistema eficiente para você gerir seus lançamentos financeiros. Com ele, você poderá realizar vendas e acompanhar todas as suas contas à receber e as contas à pagar, apresentando através de um gráfico de fluxo de caixa de fácil entendimento.

Desse modo, disponibilizamos uma ferramenta, entre tantas do sistema, super prática para você deixar tudo registrado no sistema, o faturamento parcial. 

O Faturamento Parcial funciona em casos quando o cliente faz uma compra e quer ir pagando aos poucos esse valor total. Assim, quando o cliente vier na sua empresa pagar algum valor referente à essa compra. Você consegue deixar tudo registrado para não deixar passar nada no seu Fluxo de Caixa.

O faturamento parcial pode ser uma boa opção para evitar inadimplência e fazer com que o dinheiro circule.

O SIGE Lite, no plano Starter, dispõe dessa funcionalidade através do acesso ao SIGE Cloud, onde irá poder fazer esse processo de faturar parcialmente os lançamentos financeiros. Para saber o passo a passo desse processo, você pode acompanhar clicando aqui.

Importância de ter um sistema de gestão

Por fim, desenvolver e manter padrões é um desafio constante para um empreendedor! Dessa forma, um passo importante para melhorar os resultados e produtividade da sua empresa é contar com um sistema de gestão. Sem dúvidas, a tecnologia se tornou algo indispensável para os empreendedores que visam o lucro da sua empresa. Com o SIGE Lite, você pode entender melhor a real situação da saúde de sua empresa. Assim, facilitando as tomadas de decisões por conta de um total controle de receitas e despesas. Além disso, você terá um aumento significativo da segurança de seus dados e da eficiência dos colaboradores e dos processos da empresa.

Para facilitar facilitar suas vendas, emissão de notas e controle financeiro, baixe o App do SIGE Lite gratuitamente. São muitos recursos e benefícios que nosso sistema de gestão por lhe oferecer!

Então, gostou desse conteúdo? Conta para a gente, como você está cuidando do seu financeiro?

E fique atento, pois logo teremos ainda mais novidades por aqui.

 

Por Luiza Barth Bagatini

Show Full Content
Anterior Tá sabendo da novidade? São Paulo teve redução no ICMS!
Próximo Como preparar a sua loja virtual para a Black Friday?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades de Março do SIGE Cloud

10 de março de 2020
Fechar