Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Como o cenário dos negócios está em constante mudança, compreender a importância das tendências do mercado para o próximo ano, tem um impacto direto na organização e planejamentos das empresas. 

Compreender essas transformações do mercado é importante pois permite que o empreendedor antecipe as demandas, ajustando seus produtos e serviços de acordo com o momento; empresas que se adequam às tendências tem um diferencial competitivo, atraindo clientes que buscam novidades.

Confira algumas das principais tendências do consumidor brasileiro para 2024, de acordo com o Sebrae:

  • O consumidor está otimista com o futuro, segundo dados da pesquisa McKinsey, o índice registrou 43%, o maior desde 2016. Porém, o consumidor ainda está adotando estratégias para reduzir gastos, principalmente como vestuário, eletrônicos e produtos para casa; 
  • integração entre canais digitais e loja física, embora o digital esteja em grande ascensão, as lojas físicas ainda desempenham um papel importante nas compras do consumidor brasileiro, esteja preparado para receber seu cliente;
  • sustentabilidade do planeta, cada vez mais esse tema está impactando nas decisões de compra do consumidor, escolhendo produtos com o mínimo de impacto ambiental é uma forte tendência para o futuro; ou até mesmo empresas que se preocupam com isso, é um diferencial na escolha de serviços;
  • o mundo está totalmente no digital, essa revolução mexeu muito com o comportamento do consumidor e o jeito como fazem as compras, por um lado é uma chance de captar clientes, mas por outro lado, tornou-se acirrada a concorrência. 

Com base nessas tendências, confira algumas dicas para que sua empresa esteja sempre à frente das mudanças, e faça com que seu negócio aproveite ao máximo as oportunidades.

  • Pesquise e entenda as demandas do seu cliente e o perfil do seu público;
  • Invista no comportamento pré-compra e pós-venda da empresa;
  • Use e abuse das mídias sociais, esteja onde seu cliente está; 
  • Empodere sua equipe, invista em conhecimento e preparação do seu time;
  • Seja uma empresa sustentável;
  • Explore novos modelos de trabalho, se sua empresa permite.

Esteja preparado para as transformações do mercado consumidor e conte com o SIGE Cloud para a gestão eficiente da sua empresa em 2024.

 

Por Luiza Barth Bagatini

Show Full Content
Anterior Central de Integrações: Como o SIGE Cloud pode te ajudar nas vendas de final de ano
Próximo Calendário comercial de 2024: principais datas para sua empresa vender mais
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Capital de Giro: modelo de planilha Excel para cálculo

2 de março de 2016
Fechar