Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A escrituração contábil de uma empresa possui muitos processos e detalhes que precisam ser observados. Em alguns casos, algumas tarefas se tornam mais práticas quando realizadas pelo contador. Por outro lado, há casos em que é melhor que alguns documentos contábeis sejam gerados pela própria empresa. Por exemplo, o Livro Caixa.

Nesse sentido, para tornar a construção e preenchimento deste importante livro fiscal, um pouco mais simples, preparamos este artigo. Assim, com apenas alguns minutos de leitura, você entenderá melhor o que é o Livro Caixa e as informações que ele deve conter. Além disso, preparamos uma planilha gratuita para que você possa gerá-lo com facilidade. Fique atento às nossas dicas e mãos à obra!

O que é e para que serve o Livro Caixa?

O Livro Caixa é um documento contábil, de uso facultativo para a maioria das empresas. Nele são registrados, de forma cronológica, todos os recebimentos e pagamentos feitos na conta “Caixa” da empresa.

Como preencher o Livro Caixa?

Antes de mais nada, é preciso considerar que o Livro Caixa será muito útil para iniciar o controle financeiro da empresa. No entanto, esse documento possui algumas obrigatoriedades. É essencial que ele apresente os seguintes dados:

  • Termo de Abertura: é a primeira pagina do Livro Caixa, onde deve constar a finalidade a que o livro se destina, o nome da empresa e seus dados (endereço e CNPJ) e também indicar o número de folhas do livro. Ele deve ser datado e assinado pelo contribuinte ou por seu procurador/contador;
  • Folhas de escrituração: nas próximas folhas devem ser efetuados os lançamentos dos valores. Apresente as receitas e despesas de forma individual, organizadas em ordem cronológica de dia, mês e ano. As páginas não podem conter rasuras, emendas ou borrões. Utilize as expressões DEVE e HAVER ou DÉBITO e CRÉDITO, para lançar os respectivos valores;
  • Termo de Encerramento: esta é a última página do Livro Caixa, e deve confirmar os dados apresentados no termo de abertura (destinação do livro, dados da empresa e numero de paginas). Também deve ser datado e assinado.

Planilha em Excel Gratuita

Em resuma, para que seja mais simples gerar o seu Livro Caixa, preparamos um modelo de planilha em Excel. Os temos de abertura e encerramento já vem com modelos definidos. Assim, você pode preencher as transações de cada mês com facilidade.

Ademais, incluímos neste arquivo alguns gráficos para que você possa acompanhar a saúde financeira do seu negócio. O primeiro gráfico é o Balanço Financeiro com um demonstrativo simplificado dos valores anuais da empresa. Já o gráfico de Fluxo de Caixa ajuda no controle financeiro mensal, incluindo os valores iniciais e acumulados de cada mês. Baixe a planilha pelo botão abaixo:

Por fim, a utilização do Livro Caixa pode ser uma ferramenta muito útil para a empresa, servindo como base para sua análise contábil e financeira. Por isso, aproveite o modelo que disponibilizamos gratuitamente para começar esta gestão e melhorar seus resultados!

E claro, se você ainda não conta com um Sistema ERP, conheça o SIGE Lite! Nosso sistema é 100% Gratuito e conta com diversos recursos para gerar vendas, controlar estoque, emitir notas e cupons fiscais, acompanhar contar a receber e a pagar e muito mais.

Clique no banner e faça o download agora mesmo! É rápido, prático e GRATUITO!

Show Full Content
Anterior Folha de Pagamento: planilha completa para calcular e não errar mais
Próximo Dica de Negócio: Máquinas para Ganhar Dinheiro sem sair de casa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Black Friday: o que é e como evitar fraudes nas promoções

3 de novembro de 2015
Fechar