No momento de realizar o pagamento de um funcionários, o gestor deve estar atento para evitar contratempos que prejudiquem o controle da empresa. Para evitar surpresas, você deve saber como realizar o cálculo de salário, conhecer os descontos que existirão na folha salarial de cada funcionário para então saber o valor que será efetivamente pago.
Além disso, todos os valores devem ser lançados no fluxo de caixa para evitar saldos negativos nas suas contas. Pensando nisso preparamos este artigo, que lhe mostrará quais descontos podem existir na folha de pagamento de um funcionário e disponibilizará uma planilha de cálculo de salários.
Descontos possíveis na folha de pagamento
Confira abaixo uma listagem dos principais descontos da folha de pagamento, para projetar seu fluxo de caixa com eficiência.
Impostos
A folha salarial de um funcionário sempre irá considerar impostos, que devem ser descontados no valor a ser pago ao funcionários. Os descontos mais comuns referem-se ao INSS, FGTS e Imposto de Renda em alguns casos.
Todos os impostos são calculados de acordo com o mês de competência do pagamento e do valor base do salário de cada funcionário. Além disso, o valor de alíquota de cada imposto também será variável, por isso, fique sempre atento a estas informações.
Sindicato
Além dos impostos, será descontada da folha de pagamento a contribuição sindical do empregado. Normalmente este valor equivale a um dia de trabalho e será descontado conforme o acordo com cada sindicato.
Adiantamento Salarial
Quando um funcionário recebe qualquer valor de adiantamento durante o mês, este valor deve ser descontado da folha salarial.
Vale Transporte e Vale Refeição
O vale transporte é obrigatório por lei, quanto o pagamento vale refeição é opcional para cada empresa. De toda forma, estes valores devem ser descontados da folha de pagamento caso o funcionário recebe algum benefício.
Atrasos e Faltas
Quando o funcionário chego atrasado, estas horas podem ser descontadas em sua folha salarial. O mesmo vale para faltas sem justificativa, em que os dias e valor descontado devem ser discriminados na folha de pagamento.
Outras despesas
Em alguns casos, existem outras despesas que podem ser descontadas da folha de pagamento. Por exemplo, pensão alimentícia com ordem judicial para desconto em folha salarial, ou despesas decorrentes da contratação de um crédito consignado. Além disso, benefícios oferecidos pela empresa como plano de saúde, seguro de vida, entre outros, também podem ser descontados.
Planilha para cálculo de salário
Para simplificar o cálculo de salário dos seus funcionários e programar o pagamento corretamente para o 5º dia útil do mês, preparamos uma planilha Excel.
Ela é muito simples, basta informar os valores a serem descontados para que ela gere o valor líquido de cada salário. Assim, você evita contratempos e garante a satisfação de seus funcionários, que esperam receber os valores corretos no prazo legal.
Outras planilhas de RH para você:
Esperamos que as dicas do nosso artigo sejam úteis para realizar o cálculo de salário e controlar sua empresa com eficiência! Se tiver qualquer consideração para enriquecer nosso artigo, comente abaixo!
Comentários