9 de julho de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Ah, o amor! 
Quase tão bom quanto amar e ser amado é ouvir aquele “trim trim” de caixa registradora. hahaha

Em tempos em que o movimento do comércio começa a dar indícios de reação – após meses de retração econômica – é importante estar atento às datas comemorativas, que sempre impulsionam as vendas.

Por isso, criamos um conteúdo rápido e bastante rico para lhe ajudar a vender mais nesse Dia dos Namorados que está logo ali!

5 Passos para o sucesso no Dia dos Namorados

Na próxima semana ocorrerá uma data muito esperada pelos comerciantes. Entretanto, faltando poucos dias para a chegada do 12 de Junho, muitos ainda não têm uma estratégia clara para alavancar as vendas, movimentando o fluxo de caixa e de estoque. Você verá como esta semana, quando muitos apaixonados não podem de fato sair às compras, será necessário traçar outras alternativas, outros caminhos para melhorar os lucros do seu primeiro semestre.

1. O romance deve estar em toda parte

Para aproveitar ao máximo as possibilidades de conquistar os corações de seus clientes, sua loja deve criar um clima de romance. E se o cliente não pode ir até a loja, que tal transformar suas redes sociais em uma extensão de suas vitrines?

Se você estiver com a sua loja aberta, faça aquela ambientação que passe a ideia de amor no ar. Além disso, se sua empresa marca presença nas redes sociais, é o momento de desenvolver posts e campanhas que chamem a atenção para o seu produto.

Mas para se destacar, é fundamental sair do óbvio: corações, flores, balões e fitas. As redes sociais permitem que você demonstre o amor com gifs, memes, vídeos e outras formas inusitadas de chamar a atenção. Dessa forma, dê evidência a sugestões de presentes, sobretudo kits ou presentes que complementam outros presentes. Sempre falamos aqui dos adicionais, eles são imprescindíveis para elevar o seu ticket médio.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, invista em apresentar looks que se complementem. Se um cliente está buscando uma jaqueta para sua amada, ofereça uma t-shirt super estilosa para acompanhar a jaqueta. Uma vez que você apresenta como complementares esses elementos, acaba criando uma certa sensação de necessidade que o cliente nem sabia que tinha.

2. Equipe amiga

Antes de mais nada, é preciso preparar sua equipe para realizar uma abordagem conforme o momento, tanto na loja física como através dos canais virtuais (e-commerce, facebook, instagram, whatsapp). Adote uma abordagem que dê liberdade ao cliente para dar “só uma olhadinha”, para pensar, procurar. Tire dúvidas com brevidade. Não é o momento de deixar cliente esperando. Por isso, pense bem em como gerenciar os canais de contato, de modo que cada cliente que procure sua empresa, seja atendido como se estivesse dentro da sua loja, conta toda a atenção possível.

Uma estratégia que pode ajudar é fazer perguntas, tentar entender como é a pessoa amada e qual ideia de presente o consumidor tem em mente. Por exemplo, o vendedor pode pedir ao cliente para que fale sobre sua pessoa amada: suas preferências, profissão, passatempos e como eles aproveitam o tempo juntos como casal. Esta conversa trará diversas dicas. A esse tipo de abordagem dá-se o nome de venda consultiva.

3. Diga sim à diversidade

O mundo está em constante mudança, o que se reflete nos relacionamentos. Por isso, lembre-se que diferentes tipos de casais podem entrar em contato com a sua loja e todos devem receber igual atenção e cordialidade. Além disso, devem sentir-se representados.

Para que sua equipe não cometa nenhuma gafe ou corra o risco de constranger clientes, ela deve estar bem instruída a entender a diversidade do público. Bem como, a ficar atenta aos detalhes, pois eles fazem toda diferença para conquistar a confiança do cliente e realizar uma boa venda. Lembrando que isso vale tanto para o atendimento online como para o presencial!

4. Estoque bem preparado

Manter uma boa organização no estoque também é essencial para evitar transtornos aos apaixonados. Por certo, se você já possui um histórico dos itens mais vendidos pela sua empresa neste período, aposte no estoque deles.

Ademais, seu estoque deve estar fisicamente bem arrumado. Isso permite que cada vendedor ache o produto com facilidade, agilizando o atendimento e as entregas.

Neste controle você também pode verificar as embalagens que irá disponibilizar. Lembre-se que grande parte das compras neste período é presente. Assim, tenha papéis e embalagens diversos e românticos.

Dica importante: Se você vende muitos produtos que podem quebrar, vale investir em embalagens que protejam mais o produto. O que facilita muito para realizar o delivery. Não pense tanto no seu custo, foque na satisfação do seu público. Imagine a frustração de receber um presente que veio quebrado.

5. Agilidade no pagamento

Depois que o cliente escolheu o presente, ele quer ser atendido com agilidade e segurança. Na loja física, poucos clientes por vez e com todos os cuidados de higiene necessários para evitar qualquer contaminação. Na loja online, a segurança de informar seus dados financeiros, sem correr riscos de ter o cartão clonado ou dados roubados.

Conte com boas ferramentas de controle de caixa e emissão do cupom fiscal eletrônico. O SIGE Lite é um sistema online e offline, com uma ferramenta de Ponto de Venda com emissão de NFC-e e CF-e SAT, com módulos ideais para os micro e pequenos negócios.

Com uma interface simples e intuitiva, em poucos cliques sua equipe adicionará o item e finalizará a venda. Isso fará com que o cupom seja emitido automaticamente, podendo ser impresso em qualquer impressora não fiscal ou baixado para ser enviado por whatsapp para o comprador. Levando agilidade na finalização da venda e garantindo a satisfação do cliente.

Pós-venda

Aproveite que o clima de romance está no ar e que todos estamos mais propícios a ampliar o leque de canais de comunicação para iniciar relacionamentos duradouros com seus clientes. Defina estratégias de pós-venda que fidelizem e façam com que ele retorne para sua loja, tanto no espaço físico como no e-commerce. Sem contar com a boa propaganda que o mesmo fará, ao contar para os amigos sobre a excelência no atendimento que recebeu.

Adotando estes passos para o Dia dos Namorados, você multiplica suas chances de terminar o primeiro semestre com grandes resultados! Dando um “chega pra lá” na crise!

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