Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Os meios de pagamento digitais, são soluções que permitem realizar transações entre o estabelecimento e o cliente de forma digital. Ou seja, as transações devem ocorrer de forma 100% online.

Após o início da pandemia, o uso destes meios de pagamento aumentou ainda mais, visto que a necessidade de evitar contato com outras pessoas era grande.

Vantagens de utilizar os pagamentos digitais

Hoje, utilizar soluções tecnológicas em seu estabelecimento já não é mais uma opção, e sim uma necessidade. Afinal, os consumidores estão optando por cartões de crédito ou débito ao invés de notas e moedas.

Confira algumas vantagens de aderir aos pagamentos digitais em seu estabelecimento!

Segurança

Quando se tem um estabelecimento físico e trabalha com dinheiro vivo, você corre o risco de ser assaltado. Gerando assim, insegurança em seus funcionários e instabilidade financeira para o seu comércio.

Além disso, utilizando os pagamentos digitais, você possui uma maior segurança dos dados do seu cliente e do seu negócio, evitando assim o uso indevido de informações das duas partes.

Praticidade

Durante a compra, os clientes buscam por facilidade e praticidade. Oferecer os pagamentos digitais auxiliam nisso, visto que são descomplicados e rápidos.

Além disso, aumente as opções de pagamento de seu estabelecimento, assim o cliente ficará satisfeito e terá mais chances de finalizar a compra.

Controle

Muitas pessoas preferem o uso de pagamentos digitais pelo fácil acesso e controle de seus gastos, visto que podem verificar as compras realizadas e os respectivos valores.

Do mesmo modo, o estabelecimento também terá maior controle sobre a gerência de suas receitas e despesas, tendo assim menores chances de erros internos relacionados ao financeiro.

Maior atração

As chances de optar pelo seu estabelecimento pelo fato de aceitar meios de pagamento como cartões de crédito e débito são maiores do que as de estabelecimentos que não oferecem estas opções.  

Estratégia

Utilizando estes meios de pagamento, você reduzirá gastos e tempo. Assim, poderá investir em oportunidades estratégicas para o crescimento de seu negócio.

Você poderá iniciar vendas pela internet possuindo seu próprio e-commerce e aumentando ainda mais o seu faturamento.

Estas são apenas alguns dos benefícios que os meios de pagamento digitais oferecem para o seu negócio.

Tipos de Pagamentos Digitais

Entre os principais meio de pagamento digitais utilizados, estão:

PIX

O PIX é um sistema de pagamento instantâneo criado em 2020. Após cadastrar sua chave PIX, você poderá realizar transações entre bancos em até 10 segundos.

Para o comércio, há o PIX Cobrança, que está disponível apenas para pessoas jurídicas. Com este meio, você poderá gerar chaves e QR Codes únicos, podendo incluir o valor da compra, vencimento, multas, descontos e juros.

Contactless

Conhecido também como aproximação, este meio de pagamento foi muito utilizado no início da pandemia por manter a distância necessária recomendada pela OMS. Para utilizá-la basta aproximar seu cartão do leitor de pagamentos, sem necessidade de digitar senhas.

QR Code

O QR Code também é uma forma de pagamento digital, basta abrir o aplicativo do banco e apontar o celular para a câmera. O QR Code, é uma espécie de código de barras bidimensional, para o pagamento ocorrer de forma rápida e segura.

Link de Pagamento

O link de pagamento possui todas as informações da compra do cliente. Porém, ele poderá escolher a forma de pagamento (PIX, Cartão de Crédito ou Boleto) que deseja para finalizar a transação.

Este meio de pagamento auxilia quem possui lojas online em plataformas como o Instagram, por exemplo, ao invés de um site. Assim, poderá ser enviado o link de pagamento através do direct ou whatsapp para que o cliente finalize a compra.

Impacto dos meios de pagamento

De acordo com a pesquisa Meios de Pagamento da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) realizada em 2021, dos entrevistados:

  • O PIX está entre as formas de pagamento mais utilizadas, e 83% dos entrevistados justificam o uso pela rapidez e praticidade;
  • 50% dos entrevistados justificam o uso do cartão de crédito pelo maior prazo de parcelamento e 36% por gostar de parcelar as contas;
  • 67% dos entrevistados tiveram mudanças nas formas de pagamento durante a pandemia, 44,6% passaram a realizar mais pagamentos por PIX e Transferências Bancárias;
  • De Maio a Julho, 27% dos entrevistados evitaram utilizar Dinheiro como pagamento;
  • 59% dos entrevistados possuem carteira digital e 91% utilizam o cartão físico por aproximação.

Certamente, durante a pandemia o uso de meios de pagamento digitais aumentou significativamente e está cada vez mais próxima de se tornar o principal meio de pagamento utilizado.

Isto indica que as pessoas buscam rapidez e praticidade na hora de finalizar suas compras.

A SIGE Cloud oferece vários meios de pagamento digital

Através do SIGE Bank, você poderá usufruir de diversas formas de pagamento digitais para atrair ainda mais seus clientes!

PIX

Você poderá gerar QR Codes através da SIGE Loja e Pedidos para receber dos seus clientes de forma prática e segura.

Link de Pagamento

Você poderá enviar para os seus clientes o link de pagamento para que eles escolham a forma de pagamento (Boleto, Cartão de Crédito ou PIX) que deseja para finalizar a compra.

Boleto Bancário

Você poderá gerar diversos boletos para os seus clientes, além de pagar taxa apenas por boleto pago.

Por fim, com o SIGE Bank, você poderá ter um controle de todos os seus recebimentos e ter a sua conciliação bancária de forma automática.

Show Full Content
Anterior Conheça a técnica de UpSell e saiba como ela pode transformar a sua loja virtual
Próximo LTV: quais os impactos desse conceito na sua empresa?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Já pensou em vender no Google Merchant Center?

29 de julho de 2020
Fechar