24 de março de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Muitos são os incentivos das empresas para que sua equipe comercial atinja as metas de vendas estabelecidas. O mais comum destes incentivos é o pagamento de comissões sobre o valor vendido por cada vendedor.

Para tornar o controle destas comissões mais simples, preparamos este artigo. Nele você vai conferir algumas dicas para que este controle seja realizado com tranqüilidade em sua empresa. Além disso, poderá baixar nossa planilha em Excel específica para controlar as vendas realizadas e o pagamento de comissão sobre estas vendas.

O que são comissões de venda?

As comissões de vendas são valores pagos aos vendedores ou representantes comerciais pelas vendas realizadas por cada um. Normalmente é pré-estabelecido um percentual de comissão a ser pago, sendo este um incentivo para atingir a meta de vendas estabelecida.

Controle de Comissões: modelo de planilha para download

Como controlar as comissões dos vendedores

O controle de comissões pode ser realizado pelo gerente comercial ou pelo próprio empreendedor, conforme a realidade de cada empresa. Este controle consiste no cadastro de cada um dos vendedores, para que seja possível verificar a comissão de cada um individualmente.

Normalmente, o valor da comissão será calculado com base no total de vendas pagas. Ou seja, se o cliente já pagou para a empresa o valor da sua compra, o vendedor receberá da empresa a sua comissão. Já as vendas que não foram pagas pelo cliente, não são contabilizadas na comissão do vendedor.

Veja os benefícios desta prática no nosso artigo “8 segredos para criar um programa de bonificação perfeitoclicando aqui.

Planilha para download

Preparamos uma planilha em Excel especialmente para facilitar o controle das comissões. Com ela, você pode acompanhar as vendas de cada vendedor da equipe, para desta forma verificar o valor de comissões a ser pago.

Para facilitar a utilização da planilha, temos duas dicas: confira na aba Apresentação um breve resumo sobre como utilizar a planilha. Além disso, mantenha sua planilha sempre salva em um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Pagar comissões aos vendedores é uma ótima opção para que a equipe comercial cumpra suas metas. Mas para isso, é necessário realizar um controle efetivo sobre estas informações, evitando informações incorretas e contratempos.

Esperamos que nosso artigo tenha sido útil. Caso você tenha dúvida, basta compartilhar conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior O que é o 5W2H e como ele ajuda as atividades da empresa
Próximo Gerenciamento de estoque: como garantir um controle eficiente

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Formação de preço de produtos em três etapas simples e eficientes

30 de abril de 2015
Fechar