Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Muitos são os incentivos das empresas para que sua equipe comercial atinja as metas de vendas estabelecidas. O mais comum destes incentivos é o pagamento de comissões sobre o valor vendido.

Pensando em simplificar o controle destas comissões, criamos este artigo. Nele, compartilhamos dicas de gestão empresarial e uma planilha em Excel específica para controlar as vendas realizadas e o pagamento de comissão.

Siga lendo e confira!

O que são comissões de venda?

As comissões de vendas são valores pagos aos vendedores ou representantes comerciais pelas vendas realizadas por cada um. Geralmente, é pré-estabelecido um percentual de comissão a ser pago, sendo este um incentivo para atingir a meta estabelecida.

Como controlar as comissões dos vendedores?

O controle de comissões pode ser realizado pelo gerente comercial ou pelo próprio empreendedor, conforme a realidade de cada empresa. Este controle consiste no cadastro de cada um dos vendedores, para que seja possível verificar a comissão de cada um individualmente.

Normalmente, o valor da comissão será calculado com base no total de vendas pagas. Ou seja, se o cliente já pagou para a empresa o valor da sua compra, o vendedor receberá da empresa a sua comissão. Já as vendas que não foram pagas pelo cliente, não são contabilizadas na comissão do vendedor.

Planilha para download

Preparamos uma planilha em Excel, especialmente para facilitar o controle das comissões. Com ela, você pode acompanhar as vendas de cada vendedor da equipe. Desta forma será possível verificar o valor de comissões a ser pago.

Para facilitar a utilização da planilha, temos duas dicas: confira na aba Apresentação um breve resumo sobre como utilizar a planilha. Além disso, mantenha sua planilha sempre salva em um local seguro e de fácil acesso.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre Gestão de Vendas? Recomendamos a leitura do artigo: Processo de Vendas: qual a sua importância dentro da empresa.

Show Full Content
Anterior Juntos vamos mais longe: case Arpifrio
Próximo 7 passos para controlar o RH da sua empresa: planilha para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

CRO: O que é otimização de taxa de conversão e por que é importante?

30 de agosto de 2018
Fechar