Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para que o funcionário se mantenha motivado e receba um valor condizente com suas funções, ele pode receber benefícios em sua folha de pagamento. Antes de realização uma contratação através da CLT (carteira assinada), a empresa deve conhecer estes benefícios e suas regras.

Alguns destes benefícios para funcionários são obrigatórios e outros são opcionais, cada um com suas próprias regras. Neste artigo você pode conferir quais são estes benefícios e como são calculados, para conhecer sua influencia sobre a folha de pagamento.

Benefícios obrigatórios

Alguns benefícios são previstos na legislação e obrigatoriamente devem ser cedidos ao funcionário. Saiba quais são:

  • Vale transporte: cada funcionário não pode ter gastos superiores a 6% do seu salário com o transporte entre sua casa e o trabalho. Normalmente, a empresa desconta esse valor do pagamento e cobre o restante dos gastos.
  • Férias remuneradas: quando completa um ano com carteira assinada, o funcionário pode gozar de férias por até 30 dias corridos. É direito do funcionário receber o salário referente aos dias que estiver ausente, mais 30%.
  • 13º salário: este valor é pago anualmente, normalmente no final do ano. Corresponde a um salário adicional integral, que também pode ser conhecido como “gratificação natalina”.
  • Fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS): este valor corresponde à 8% do total da remuneração recebida pelo funcionário. O valor deste cálculo é depositado em uma conta bancária, sob o CPF do trabalhador, à qual ele não tem acesso. O recebimento dos valores irá ocorrer apenas nos casos de demissão ou condições previstas em lei.
  • Adicional noturno: os funcionários que trabalham entre 22 h e 5 h da manhã devem receber um adicional, acrescido no valor total do seu salário.

 

Benefícios opcionais

Além dos benefícios previstos pela legislação, a empresa pode optar por disponibilizar outros benefícios opcionais. Os principais são:

  • Vale alimentação ou refeição: o vale-alimentação é oferecido para que o funcionário faça compras em mercados e padarias. Já o vale-refeição serve para o funcionário almoçar ou jantar em restaurantes. O indicado é oferecer um valor condizente com o custo de alimentação da região onde a empresa está localizada. Este benefício se torna obrigatório em empresas com mais de 300 funcionários.
  • Assistência médica: oferecer plano de saúde é um benefício oferecido por muitas empresas. Nestes casos, um percentual pode ser descontado do salário do funcionário, e o restante do valor do plano deve ser custeado pela empresa.
  • Plano odontológico: de funcionamento bastante semelhante ao plano de saúde, este beneficio dá ao funcionário a possibilidade de realizar tratamentos dentários mais baratos.
  • Vale cultura: normalmente oferecido por empresas de grande porte, este beneficio normalmente é de R$50 mensais. Este valor é cumulativo e sem prazo de validade, e pode ser utilizado para compra de produtos ou serviços culturais em todo território nacional.
  • Bolsas de estudo: para que a empresa colabore na formação de seus funcionários, ela pode oferecer bolsas de estudo totais ou parciais para cursos ou especializações. Para isso, estas formações devem agregar valor ao serviço do funcionário e podem ser previamente aprovadas pela empresa.
  • Auxílio creche: este beneficio é um direito especifico para mulheres. Ele é obrigatório para empresas com mais de 30 funcionários, e opcional para menores. Existem duas opções neste caso: a empresa deve disponibilizar uma área para as mães deixarem seus filhos durante seu horário de expediente ou disponibilizar o valor da creche à mãe.

Por que oferecer benefícios aos funcionários

Quando o gestor analisa o oferecimento de benefícios, logo associa com a elevação de custos com a folha de pagamento. Mas é necessário analisar esta questão menos pelo lado financeiro e mais para o lado pessoal e motivacional.

Oferecer benefícios ajuda a melhorar a qualidade de vida dos funcionários, o que influencia diretamente na motivação. Funcionários motivados produzem mais, pois estão mais dispostos a buscar melhores retornos para a equipe.

Os benefícios extras também são uma forma de reter bons trabalhadores, que pensarão bem antes de trocar de emprego. Além disso, é também uma forma de conseguir melhores funcionários, normalmente mais disputados pelo mercado.

Por isso, analise benefícios que caibam dentro do orçamento ao mesmo tempo em que facilitam o dia a dia do funcionário. Para acertar na escolha, ouça seus funcionários e quais são suas necessidades. Então, opte por benefícios que serão bons para todos.

Concluindo

Embora a empresa tenha a obrigação de pagar alguns benefícios para seus funcionários, outros extras podem ser oferecidos. Eles serão úteis para manter a equipe motivada e alinhada com os desejos e expectativas da empresa.

Quais benefícios sua empresa oferece aos funcionários? Comente suas experiências abaixo!

Show Full Content
Anterior Atestados Médicos: dúvidas comuns sobre este documento
Próximo Faltas e Atestados médicos: planilha Excel para controle

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Mantenha a produtividade durante as férias dos funcionários

16 de novembro de 2015
Fechar