Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

RH, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Colaboradores, Parceiros. O campo semântico dessa área é enorme e abrange uma infinidade de conceitos que se resumem em 3 objetivos: atrair, reter e engajar talentos.

E se você é gestor ou empreendedor, sabe que uma equipe de qualidade, formada por pessoas capacitadas, engajadas nos objetivos do seu negócio e que personifiquem as estratégias da empresa, não é tarefa para amadores.

Em uma importante matéria publicada pela Época Negócios em 2018, 91% dos CEOs de mais de 1800 empresas participantes de uma pesquisa nacional, apontam o papel da área de RH como chave para a concretização das estratégias de negócio. Apesar de destacarem que o setor carece de investimentos em tecnologia para otimizar seus resultados.

Diante disso, o artigo de hoje foi desenvolvido especialmente para alimentar o debate sobre este setor que vem ganhando notoriedade dentro das empresas, ocupando espaços decisivos e, visivelmente, impactando nos mais diversos segmentos da economia.

Protagonismo e desafios dos Recursos Humanos no Brasil

A Startup Qulture Rocks desenvolveu o maior e mais completo estudo sobre o setor de Recursos Humanos no país. Denominado: Panorama RH 2018.

Tendo sido aplicada de forma online, a pesquisa analisou mais de 1.800 profissionais de empresas de diferentes segmentos. De acordo com os dados levantados, 85% dos participantes são da área de RH. Destes, 51% atuam em empresas com até 500 funcionários. Primordialmente, 27% das empresas listadas está inserida no setor de Tecnologia e Telecomunicações.

Antes de mais nada, os dados apontam para a utilização de ferramentas para acompanhamento e medição do desempenho dos colaboradores. Segundo o panorama, 87% das organizações aplica alguma prática de gestão de desempenho, com destaque para avaliações (68%), feedbacks contínuos (53%) e gestão por metas (49%). Quando questionadas sobre metas, 61% definem metas a nível da empresa e de áreas. Apenas 20% das companhias delimitam as metas a pessoas específicas.

Nesse hiato, 37% das organizações possuem programas estruturados de incentivo e reconhecimento de contribuições. Em contrapartida, 80% definem metas vinculadas à remuneração e/ou bonificações.

Segundo Francisco Homem de Mello, Fundador da Qulture Rocks, vale destacar dois grandes desafios do setor: 1) o baixo investimento na qualidade da experiência dos funcionários dentro da empresa, a falta de medição de desempenho e treinamento; 2) a construção de uma cultura e de ambientes colaborativos.

Nesse sentido, o Panorama RH 2018 cumpre a função de munir os gestores e provocá-los quanto às práticas, políticas e investimentos a ser analisados dentro de suas organizações. A fim de traçar as melhores ações e contribuir para que cada vez mais profissionais possam questionar os espaços que ocupam e tornar-se protagonistas na cultura e estrutura empresarial.

Caso você queria uma alternativa gratuita para acompanhar os dados do RH da sua empresa, disponibilizamos uma planilha para download. Clique no botão abaixo e comece a usar agora mesmo!

 

Planilha de Dados do RH

Ferramentas Estratégicas para um RH de Alta Performance

Por mais que cada empresa tenha sua forma de encarar os resultados e gerir suas equipes, a implementação de algumas ferramentas estratégicas pode contribuir para aumentar a eficiência dos Recursos Humanos. Então, confira nossa lista com 3 dicas imprescindíveis para um Gestão de RH mais assertiva e de alta performance.

1. Processo de Recrutamento e Seleção

Quanto você investe nos processos de recrutamento e seleção? Como você estrutura essa busca? Já teve problemas com equipes que “não tinham química”? Ou simplesmente teve funcionários que não estavam alinhados à cultura do seu negócio?

Por isso, utilizar ferramentas que mapeiam o perfil dos candidatos a uma vaga na sua equipe é fundamental.

Ferramentas como como a FinxS ou o Gupy, ajudam a identificar as motivações, valores e capacidades dos profissionais selecionados.

Dessa forma, você poderá contratar a pessoa certa para cada cargo, aumentando produtividade e reduzindo os temidos índices de rotatividade nas equipes.

2. Sistema em Nuvem

Já pensou que trabalhão procurar fichas, dados e documentos em papel de cada um dos seus funcionários? Isso não parece nada producente, não é mesmo? Mas saiba que milhares de empresas ainda passam trabalho por não adotar ferramentas que armazenem informações em Nuvem.

O Sistema ERP Online, SIGE Cloud, além de conectar todos os setores de empresas dos mais variados segmentos, é integrado com a plataforma Google Drive. Assim, permite que o RH compartilhe e organize todas informações do setor de forma segura. Garantindo agilidade e evitando retrabalho e risco de perder informações preciosas para a empresa.

3. Ferramentas de Gestão de Tarefas

Inegavelmente, a função do RH é gerir as pessoas da melhor forma para que os objetivos da organização sejam alcançados. Para tanto, é necessário estabelecer metas e projetar ações e tarefas para este fim.

No mercado há uma série de soluções de gestão de tarefas como o Trello e o MeisterTask . Esses mecanismos podem facilmente ser utilizados por todos os membros da empresa. Assim, definem claramente responsabilidades, prazos para cada projeto e resultados.

Como se não bastassem todas as suas conhecidas funcionalidades, o SIGE Cloud também conta com o Módulo de Gestão de Tarefas. Permitindo o mais amplo acompanhamento de todas as etapas, desde o planejamento estratégico, passando pela execução das ações e análise do impacto financeiro de cada projeto desenvolvido.

Gostou do conteúdo? Se quiser mais dicas sobre o tema, acesse: Dicas e ações que todo RH deveria fazer na empresa. 

Conheça o SIGE Cloud

Os recursos do SIGE Cloud foram desenvolvidos para descomplicar os processos diários nas empresas. Se você quer uma ferramenta completa para gerenciar, otimizar processos e acompanhar o crescimento do seu negócio, faça um teste Grátis e meça os resultados.  

 

Experimentar Grátis

 

E não se preocupe, nossas especialistas em Gestão Empresarial entrarão em contato com você para compreender as necessidades do seu negócio e apresentar os melhores recursos para tornar sua empresa ainda mais forte e competitiva.

Show Full Content
Anterior Guia do Empreendedor: Tipos de Empresas no Brasil
Próximo O que é e como criar uma Startup?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Linha do Tempo de Projetos: dicas e planilha para download

8 de junho de 2016
Fechar