Horas Extras: planilha para controlar os dados com eficiência

Horas Extras: planilha para controlar os dados com eficiência

O horário de expediente terminou, mas o funcionário ainda precisa executar algumas atividades antes de encerrar sua jornada de trabalho. Esse cenário é muito comum, fazendo com que a gestão de horas extras seja um controle constante dentro do RH. Ou então, a empresa pode optar por trabalhar com banco de horas, onde também será necessário controlar as horas trabalhadas por cada funcionário.

Para lhe ajudar no cálculo e controle das horas extras, preparamos uma planilha Excel gratuita que você pode baixar clicando aqui. Além disso, você também confere um explicativo sobre a diferença entre banco de horas e horas extras, facilitando seu entendimento sobre o assunto.

Diferença entre horas extras e banco de horas

Quando o funcionário precisa trabalhar por mais horas do que está previsto no contrato do trabalho, estas horas adicionais podem ser controladas de duas formas. Confira:

  • Horas extras: neste caso previsto pela CLT, o funcionário recebe o valor pago pelas horas adicionais trabalhadas junto ao seu salário. O valor a ser pago pela hora adicional é de no mínimo 50% sobre o valor da hora normal, e não podem ser realizadas mais de 2 horas de horas extra por dia.
  • Banco de horas: já neste caso, é realizada a compensação das horas adicionais trabalhadas. Ou seja, o banco de horas terá como crédito as horas adicionais trabalhadas, e delas serão descontados os períodos de folga.

Para entender melhor a diferença entre estes controles, clique aqui.

Existem muitos fatores que influenciam na decisão do gestor entre banco de horas e horas extras. Por isso, é necessário verificar qual a forma de controle que será mais produtiva para a empresa e também para os funcionários e comunicar a toda a equipe, de forma clara e objetiva, como os dados serão controlados.

Planilha para controle e cálculo de horas adicionais

Para evitar problemas com os funcionários e suas horas extras, preparamos esta planilha para lhe ajudar. Com ela você pode controlar o ponto de até 30 funcionários, e escolher se deseja pagar as horas extras junto ao salário ou trabalhar com banco de horas. Além disso, você pode visualizar relatórios e gráficos com diversos indicativos que facilitam a sua tomada de decisão. Faça o download pelo botão abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Nem sempre o funcionário consegue realizar todas as suas atividades durante a jornada de trabalho. Por isso, é essencial que a empresa defina como vai controlar as horas adicionais dos funcionários e como as horas extras serão pagas ao funcionário.

Ficou com alguma dúvida sobre a nossa planilha? Então comente abaixo para que possamos ajudá-lo!

Artigos Relacionados