Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Depois do Dia das Crianças e da Black Friday, é o momento das empresas focarem nas vendas de Natal! Este final de ano exige um grande planejamento dos empresários, para aumentar o resultado das vendas na loja física ou virtual. 

Neste planejamento é importante analisar alguns itens básicos que irão influenciar no destaque da sua empresa. Por isso, confira abaixo algumas dicas para considerar no momento de preparar seu negócio para as vendas dessa reta final.

Fatores que influenciam as vendas de Natal

Quando o final do ano se aproxima, as pessoas já começam a se preparar e planejar suas festividades de Natal. Isso envolve amigos secretos ou ocultos, presentes para as pessoas mais próximas, principalmente para as crianças. Além disso, as pessoas também planejam a decoração das casas com o tema natalino e a preparação da ceia de Natal para toda a família.

Porém, esta é a época do ano em que o fator emocional possui grande influência sobre a decisão de compra. Para a maioria das pessoas, comprar um presente é muito mais do que apenas entregar um embrulho na noite de Natal. Mas representa todo o carinho e dedicação que a pessoa teve ao escolher o item especialmente para o presenteado.

Por isso, as empresas também devem estar preparadas para estas situações e aproveitá-las para fechar negócios. Em meio a tantas opções, o consumidor tem considerado diversos fatores para realizar suas compras. Alguns fatores principais são:

  • Qualidade do produto X preço;
  • Condições de pagamento diversificadas;
  • Localização e ambientação da loja;
  • Atendimento qualificado;
  • Vendas ágeis em dispositivos móveis;
  • Vendas em plataformas online;
  • Tecnologia na compra e no pagamento.

Escolhendo os produtos em destaque

Os produtos oferecidos pela empresa são um dos maiores diferenciais para aumentar as vendas no Natal. Para isso, é preciso entender seu público para escolher quais itens serão evidenciados na comunicação para que vendam mais, além de oferecer descontos em alguns itens da empresa.

Uma forma de escolher estes produtos é analisando os dados dos produtos mais vendidos em épocas anteriores. Através de relatórios de itens mais vendidos, você encontra com facilidade os top 10 itens que teve mais saída da sua empresa e possibilita novas negociações, tanto para seus clientes quanto com os fornecedores.

Forma de pagamento: opções para vender mais

Como a compra será paga é outro fator muito analisado pelos consumidores, por isso o empreendedor precisa ficar atento. Além das condições especiais para aqueles pagamentos que são realizados à vista, a empresa também deve estar preparada para oferecer opções de parcelamento nas vendas de Natal. 

Primeiramente, é preciso analisar as possibilidades de desconto para pagamentos à vista, assim como o parcelamento com e sem juros, definindo a quantidade limite de parcelas e a porcentagem de juros que será cobrada em cada caso.

Dinheiro

No caso do pagamento ocorrer com dinheiro, porque não oferecer um desconto ao consumidor?! Diferente das demais formas de pagamento, o dinheiro físico não requer taxa e ainda contribui para o fluxo de caixa da empresa.

Boleto Bancário

Já quando o pagamento ocorrer a prazo, a empresa deve analisar como o parcelamento poderá ser pago. Uma opção muito utilizada é o boleto bancário, quando o consumidor já sai com todos os boletos impressos no carnê, para pagamento posterior. Para que isso se torne viável, a empresa pode optar por plataformas digitais de pagamento integradas ao sistema de gestão, onde registra suas vendas. Assim, a chance de esquecer de enviar os boletos à conta bancária externa é muito menor.

Cartão de Crédito

Além disso, outra opção é o parcelamento por cartão de crédito. Nesta opção, fique atento sobre a credenciadora utilizada, para saber as bandeiras de cartões que são aceitas e claro, se as taxas estão competitivas. Na loja física, você tem a oportunidade de possuir máquinas TEF ou POS, garantindo a integração dos pagamentos ao sistema registrador de vendas e emissor de notas fiscais.

PIX

Mais uma condição utilizada com frequência é o PIX. Esta é uma preferência de muitos clientes, pois em poucos minutos o consumidor realiza o pagamento que entra diretamente para sua conta bancária.

Link de Pagamento

Mas engana-se quem pensa que são somente essas as possibilidades para os clientes realizarem a quitação das suas compras. A tecnologia nos novos tempos também permite envio de links de pagamentos. Assim, o próprio comprador escolhe qual a condição de pagamento é a melhor alternativa, entre: boleto, cartão ou PIX.

O SIGE Bank é uma plataforma de pagamentos digital totalmente integrada ao sistema de gestão SIGE Bank! Além de associar o SIGE Bank à SIGE Loja (loja virtual para vendas), com ele você também consegue enviar links de pagamentos e realizar cobranças utilizando todas as formas que indicamos acima!

Como organizar sua loja física para as vendas de Natal

Outro ponto importante na decisão de compra do consumidor é a loja onde a compra será efetuada. Neste aspecto, cada pequeno detalhe conta, desde a vitrine, a organização dos corredores, a decoração interna e o atendimento. Por isso, crie uma ambientação que propicie as compras, com uma boa setorização das mercadorias e uma boa organização do estoque, para entregar os itens em poucos minutos para o cliente.

Além disso, o grande diferencial nas vendas presenciais é o atendimento. O vendedor precisará entender a importância e o significado do produto que está sendo escolhido e mostrar como a empresa deseja se tornar presente nesta data tão especial.

Os vendedores também precisam estar preparados

Outro fator importante no momento de realizar vendas é quando o vendedor precisa se deslocar até o cliente para efetuar a venda. Como por exemplo: representantes, externos, garçons, prestadores de serviços e muitos outros. Todos eles precisam de alguma forma registrar o pedido do cliente para ocorrer a negociação. E nessa ação, a tecnologia se torna uma grande aliada.

Hoje raramente se encontram anotações de pedidos utilizando papel e caneta. Isso também se deve à automatização de processos, que são totalmente vinculados com plataformas mais amplas, responsáveis pela gestão completa de uma empresa. Esse é o caso do SIGE Mobi, o aplicativo de venda para dispositivos móveis.

Ao instalar o aplicativo no smartphone, o operador está apto a registrar e controlar todas as vendas, sejam elas realizadas através de orçamentos e pedidos, PDV, foods ou prestação de serviços. Dessa forma, automaticamente as informações são repassadas ao sistema de gestão, onde ocorrem as finalizações das vendas, como emissão de notas fiscais e boletos.

Sem dúvidas, essa é outra forma de agilizar vendas e garantir a satisfação de todos os clientes!

Vendas de Natal em plataformas online

A pandemia trouxe consigo um grande crescimento das vendas online. De acordo com o G1, a participação do comércio eletrônico representa 11,6% das vendas de 2021, impactando positivamente o resultado dos comerciantes.

Por isso que agora, mais do que nunca, é o momento de transformar a sua loja física para o ambiente virtual. Seja através de um marketplace ou e-commerce ou então, através da própria loja virtual, que é o caso da SIGE Loja. Ao mesmo tempo que você pode personalizar o seu site da forma que desejar, você também consegue disponibilizar inúmeros benefícios aos clientes.

Mas nas vendas online, assim como nas vendas presenciais, o atendimento qualificado é indispensável! Contar com um chat online integrado à plataforma de vendas é um privilégio que nem todos os empreendedores utilizam. E com isso, deixam de vender o produto certo para seu usuário. Ao configurar seu site na SIGE Loja, você tem esse recurso totalmente gratuito: o SIGE Talk. Com isso, você mesmo configura um responsável que fará o atendimento com todos aqueles que frequentam seu site de vendas.

E também as formas de entrega não podem faltar! Oferecer ao cliente envios rápidos e seguros, além da possibilidade de retirar no local realmente não é uma tarefa fácil, mas com certeza retorna muitos benefícios. Porque quanto mais meios de envio você possuir, mais terá chance de alcançar novos clientes. Do mesmo modo, isentar o frete de compras acima de determinado valor faz com que mais itens sejam vendidos para alcançar essa quantidade mínima. Esses e outros recursos são outra vantagem que a SIGE Loja disponibiliza!

Não falta muito para o Natal

Preparar sua empresa para as vendas de Natal é tarefa que exige planejamento e organização de todos os colaboradores. Mas o que não faltam são opções de tornar esse Natal ainda mais especial. Por isso, analise os pontos que abordamos neste artigo e mãos à obra! 

Conheça mais sobre nossos produtos e tenha uma gestão ainda mais completa.

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