Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A utilização de cartões de crédito e débito tem se tornado cada vez mais popular entre os consumidores brasileiros. Porém, muitos ainda preferem realizar o pagamento de suas contas através de boleto bancário, e esta opção pode oferecer muitas vantagens ao empreendedor.

Realizar a venda através de boleto bancário traz vantagens para ambos os lados envolvidos: vendedores e compradores. Esta é uma forma segura e prática para controlar os recebimentos e pagamentos, além de melhorar o fluxo de caixa da empresa e a sensação de segurança para alguns consumidores.

Neste artigo iremos observar estas questões de forma mais detalhada. Você poderá entender o que é um boleto, quais suas vantagens e desvantagens, além de aprender como emitir boletos para seus clientes. Confira agora mesmo:

O que é boleto bancário?

O boleto bancário ou boleto de cobrança é um tipo de cobrança muito utilizado pelas empresas brasileiras, como forma de pagamento oferecida para seus clientes.

Para que uma empresa possa emitir boletos, ela deve possuir conta bancária em uma instituição financeira de sua preferência. A empresa também deve escolher uma carteira de cobrança junto ao banco, o que implicara nas taxas que serão cobradas pelo mesmo.

Entenda a diferença entre os tipos de carteira em nosso artigo “Qual a diferença entre boleto com e sem registro?clicando aqui.

Vantagens dos boletos bancários

O boleto bancário pode oferecer vantagens para suas estratégias de vendas, como por exemplo:

Descontos no pagamento à vista

A primeira vantagem que destacamos já é utilizada por muitas empresas, principalmente de vendas online. A empresa pode optar por oferecer descontos para quem pagar no boleto à vista.

Isto aumenta a atração de clientes e o controle sobre o fluxo de caixa do negócio. Neste caso, o valor entrará na conta empresarial de forma integral, em poucos dias úteis.

Aumento do público alvo

Ter o boleto como opção de pagamento se torna estratégico, pois aumenta o público atingido pela empresa. Nem todas as pessoas possuem conta bancária e cartão de crédito, e você poderá vender para estas pessoas da mesma forma.

Além disso, oferecer diferentes opções de pagamento pode facilitar a decisão do cliente. Ele poderá optar pela opção que melhor se enquadra no seu controle mensal, para que efetue o pagamento sem atrasos e sem prejudicar seus outros pagamentos.

Praticidade para emissão e controle

A emissão do boleto é muito simples e fácil, aumentando a produtividade da sua equipe financeira. Além disso, as informações de cobrança podem ser controladas com maior facilidade.

Isso significa que você poderá acompanhar o pagamento e a inadimplência de cada cliente. Isso inclui também a facilidade do cálculo dos juros e multa que os clientes com boleto em atraso deverão pagar.

As facilidades também aparecem para os pagadores. Até a data de vencimento, os boletos podem ser pagos em qualquer agência bancária, Correios ou caixas lotéricas. Desta forma, o cliente ganha praticidade, o que reduzem o número de atrasos de pagamentos.

Maior segurança na quitação da compra

Aqueles clientes que ainda são desconfiados quanto a tecnologia, preferem ter um comprovante impresso do pagamento efetuado. Por isso, a opção do boleto acaba garantindo a compra destes clientes, pois o registro impresso da quitação aumenta a sensação de segurança do cliente.

Protesto de boletos não pagos

Quando a mercadoria já foi entregue ou o serviço foi prestado para pagamento posterior, e o cliente não efetuar o pagamento, a empresa pode optar por protestar o boleto.

Neste caso, o título será enviado via cartório e o cadastro do cliente devedor será enviado para os órgãos de proteção ao crédito.

Como emitir boleto bancário

A emissão dos boletos bancários é realizada a partir de um contrato entre a empresa e um banco, que é responsável pela carteira de cobrança.

Normalmente, o passo a passo inclui:

  1. Abertura de uma conta corrente compatível com a emissão dos boletos, ou inclusão deste serviço na conta já utilizada pela empresa;
  2. Escolha um software para emissão do boleto;
  3. Reúna todos os dados necessários: cedente (pessoa que cobra: sua empresa), sacado (pessoa que paga: seu cliente), valor, data de pagamento, juros e multa para atraso no pagamento, entre outros;
  4. Siga os passos de geração da cobrança conforme o sistema de emissão escolhido;
  5. Imprima o boleto, ou envie o link para o email do sacado;
  6. Controle o pagamento de cada boleto, ou possíveis atrasos;
  7. Atualize a data de pagamento ou proteste o boleto, conforme necessário.

Concluindo

A emissão de boletos bancários para cobrança de cliente é uma boa opção para o empreendedor que deseja alavancar seus negócios. Aumentando o público que poderá efetuar compras na sua empresa, você facilita suas cobranças sem perder o controle sobre as informações.

Ficou ainda com alguma dúvida? Comente abaixo e iremos lhe ajudar a facilitar a cobrança de seus clientes!

Show Full Content
Anterior Gráficos Financeiros: planilha Excel para download
Próximo Boletos com CPF: o que mudou com a nova negra da FEBRABAN

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Valuation: como descobrir quanto vale a sua empresa

12 de março de 2015
Fechar