21 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O controle financeiro da empresa é essencial para verificar o resultado obtido pela empresa em um determinado período, ou seja, se a empresa tem tido lucro ou prejuízo. Para o controle efetivo das informações financeiras, podem ser utilizados diversos parâmetros, como os Centros de Custos.

Preparamos este artigo especialmente para que você conheça melhor a utilidade dos Centros de Custos na gestão financeira. Depois, basta aplicá-los no controle das despesas e custos, e assim ganhar mais praticidade na gestão da sua empresa.

Qual sua finalidade?

Os centros de custos são constituídos por setores ou áreas da empresa que executam atividades homogêneas e que permitem a apuração dos gastos da atividade. São fundamentais para apurar e controlar os gastos, mantendo um sistema de custo eficiente, facilitando a apuração dos gastos relacionados com o trabalho realizado por cada setor para, posteriormente, apropriar o custo por produto.

Centros de Custos: o que são e como utilizá-los na empresa

Classificação

Os centros de custos são classificados em produtivos (diretos) ou não produtivos (indiretos), também chamados auxiliares. Normalmente, estas classificações relacionam-se com a produção, onde, os não produtivos, de um modo mais amplo, incluem os setores administrativos e comerciais.

A classificação deve estar relacionada com a estrutura da organização. Esta classificação é definida especificamente de acordo com as condições e peculiaridades de cada empresa, refletindo uma decisão conjunta entre o responsável pelo custo e a administração.

Confira também o artigo “Com o cálculo de custos influencia no planejamento financeiroclicando aqui.

Show Full Content
Anterior NF-e: conheça as vantagens da Nota Fiscal Eletrônica
Próximo Plano de Contas: o que é e como elaborar um para o seu negócio

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Estou agindo como um líder ou sendo apenas um chefe?

1 de junho de 2015
Fechar