9 de julho de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O final de ano é um período de muitas particularidades, o que gera diversas dúvidas nos empreendedores. Um dos processos característicos desta época do ano e que gera preocupação é o fechamento anual das contas e da contabilidade da empresa.

Para tornar esse procedimento mais simples, criamos este artigo com diversas dicas para uma realização do fechamento anual. Confira as principais dúvidas e saiba como realizar o fechamento com eficiência.

O que é o fechamento contábil?

O fechamento contábil é a demonstração dos resultados do negócio, através de relatórios contábeis elaborados no decorrer do ano.

Estes relatórios apontam a situação do patrimônio da empresa, o total de bens, direitos e obrigações, bem como o resultado do exercício, ou o DRE, que explicamos melhor neste artigo.

Diferença entre o fechamento anual e mensal

Muitas pessoas acreditam que os fechamentos mensais e anuais são processos semelhantes, o que não corresponde à realidade. Os esforços necessários para a realização de cada um são diferenciados.

Os fechamentos mensais demonstram o resultado da empresa em cada mês, e serão utilizados na realização do fechamento anual, que representa o registro das movimentações baseado nos balancetes mensais.

Ou seja, o fechamento anual é um balanço de tudo que se passou na empresa durante o ano, mês a mês e mostra qual a situação econômica e financeira do negócio.

Importância do fechamento anual

Realizar o fechamento anual da empresa com eficiência e dados confiáveis é essencial para que o gestor possa verificar e analisar a viabilidade do negócio. Os relatórios apontam com precisão se a empresa está obtendo lucro e os números que comprovam o resultado, seja positivo ou negativo. A partir destes dados, o empreendedor pode tomar as melhores decisões para seu negócio.

É necessário realizar o fechamento todos os anos?

De acordo com a legislação, os demonstrativos contábeis devem ser apresentados todos os anos. Alguns destes documentos são o Balanço Patrimonial, a DRE, o SPED Contábil, entre outros.

Mas mais do que cumprir as obrigações legais, realizar o fechamento todos os anos traz benefícios para o gerenciamento do seu negócio. Ele apresenta os dados patrimoniais e financeiros da empresa de forma qualitativa e quantitativa.

Contar com estes demonstrativos é essencial para analisar o cenário da empresa no curto e longo prazo, facilitando a tomada de decisão em dados concretos e confiáveis.

Dicas para realização do fechamento anual

Para realizar o fechamento anual com eficiência e criar relatórios confiáveis sobre o seu negócio, você deve ficar atento a alguns processos. São eles:

  • Conciliações dos saldos: consiste na comparação entre o saldo do controle interno com as contas bancárias e as informações contábeis. Ela deve ser realizada para conhecer com exatidão o saldo das contas analisadas.
  • Ajustes e reclassificações patrimoniais: podem e devem ser realizados ajustes e reclassificações nas contas da empresa, sempre que algum equívoco for percebido.
  • Inventário de estoques: realize um inventario de todos os materiais e produtos armazenados no estoque da empresa. Os valores que estes produtos representam devem ser considerados no fechamento da empresa.
  • Empréstimos: efetue o ajuste dos empréstimos e financiamentos da empresa, no que se refere aos juros e encargos previstos no contrato com a Instituição Financeira.
  • Obrigações tributárias: contabilize no seu fechamento todas as obrigações tributárias vencidas e com vencimento futuro. Estas obrigações incluem PIS, COFINS, IPI, ICMS, REFIS, entre outros, e devem ser separados conforme o prazo de vencimento.
  • Folha de pagamento: outra informação para incluir no fechamento é a folha de pagamento e o pró-labore. Estes valores devem ser contabilizados como uma obrigação da empresa.

Concluindo

O fechamento anual da empresa é um processo que pode gerar dúvidas, mas traz muitos benefícios. Ele é um instrumento importante para demonstrar e analisar o momento da empresa, por isso, deve ser realizado com dedicação e segurança.

Compartilhe suas experiências e desafios conosco através dos comentários. Queremos conhecer sua opinião!

Show Full Content
Anterior Como organizar facilmente a festa de final de ano da sua empresa
Próximo DRE projetado: planejando os resultados do próximo ano

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

RH: Como a Gestão de Recursos Humanos Impacta o seu negócio?

24 de abril de 2019
Fechar