Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Uma tarefa bastante árdua é separar os problemas pessoais da vida profissional. É difícil controlar as emoções e fazer essa divisão precisa, ainda mais para quem empreende e está acostumado a pensar no trabalho além do expediente. Vários motivos como problemas de saúde, tensões nos relacionamentos ou questões financeiras podem abalar as estruturas de qualquer ser humano e comprometer o ambiente de trabalho. Muitas horas do nosso dia são dedicadas ao trabalho, por isso, é preciso encontrar caminhos para chegar ao equilíbrio mesmo quando a vida apresenta turbulências.

Veja algumas dicas para minimizar os efeitos de seus problemas pessoais no ambiente de trabalho:

Comunique

As pessoas não têm bola de cristal para entender o que está acontecendo. É interessante avisar ao menos as pessoas que se relacionam mais diretamente com você sobre a situação. Não é necessário entrar em detalhes, mas deixar claro que está passando por momentos difíceis e está tentando superá-los. Assim, você evita interpretações erradas sobre o seu comportamento.

Seja discreto

Evite atitudes destemperadas em público e não atrapalhe o trabalho de seus colegas. Se tiver que falar ao telefone, procure um canto isolado e seja moderado. Evite embates pelo computador. Lembre-se que seu estado de espírito influencia diretamente no ambiente de trabalho para todos.

Busque ajuda

No calor do momento é difícil imaginar, mas para quase todo problema há uma solução viável. Quando estiver mais tranquilo, pense no que é possível ser feito e quem pode te ajudar com o que precisa. Se o problema é financeiro, avalie suas possibilidades de adiantamento, empréstimo com a família ou linhas de crédito no banco; se está com problema de saúde, não hesite em procurar um médico. É uma questão de ordem emocional? Por que não tentar uma terapia?

Se for inevitável, afaste-se para cuidar do seu problema

Se o problema estiver prejudicando a sua produtividade e o ambiente de trabalho para seus colegas, e os outros métodos não tenham te ajudado a chegar a uma solução, vale considerar pedir um breve afastamento do trabalho para resolver suas questões e voltar zerado, com mais foco no trabalho.

Concluindo

Não temos poderes especiais de fazer os problemas desaparecerem por decreto e estamos todos suscetíveis a deixar problemas pessoais se misturarem com a vida profissional. O autoconhecimento ajuda muito a lidar com as questões que costumam tirar qualquer um do eixo, portanto, é conveniente buscar cada ir cada vez mais fundo no conhecimento de si mesmo constantemente.

Também é importante respeitar os problemas alheios e saber acolher colegas de trabalho que passam por questões difíceis em suas vidas pessoais e tornar o ambiente de trabalho mais leve para eles. Nunca sabemos quando e se os papéis se inverterão.

Show Full Content
Anterior Centro de Custos: como aplicar na gestão da sua empresa
Próximo Demonstrativo de Resultados: aprenda como montar o seu

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades de Junho do SIGE Cloud

3 de junho de 2020
Fechar