2 de junho de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O DRE é um importante instrumento do empreendedor que deseja conhecer os resultados da empresa. Por isso, inúmeras dúvidas podem surgir em que não conhece o assunto, mas deseja utilizar este demonstrativo poderoso da gestão empresarial. Por isso, preparamos este artigo com informações importantes sobre o DRE projetado, e como ele poderá auxiliar o gestor na montagem da previsão de resultados do próximo ano. Confira agora mesmo e aproveite os benefícios do Demonstrativo de Resultados do Exercício na sua empresa!

O que é o Demonstrativo de Resultados do Exercício?

O DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício – é uma forma de conhecer os resultados da empresa, sejam eles positivos ou negativos.

Trata-se de uma demonstração financeira de determinado período da empresa, onde as despesas são subtraídas das receitas e desta forma é apresentado o resultado, sendo lucro ou prejuízo.

Qual a importância do DRE?

O DRE é de suma importância na analise dos indicativos do negócio e na visualização das atividades financeiras da empresa.

Através deste demonstrativo será possível identificar as perspectivas da empresa, no que se refere ao crescimento, custos, impostos e taxas pagas no período. Portanto, ele permite realizar analisar de maneira ampla qual o comportamento das finanças da empresa.

>> Baixe a planilha de DRE Gerencial clicando aqui <<

O que é o DRE projetado?

Um DRE projetado é caracterizado pela previsão de resultado que a empresa espera obter em determinado período. Esta projeção permite acompanhar se a empresa está no caminho esperado, atingindo os objetivos que foram propostos.

Para montar o DRE projetado com valores previstos consistentes e possíveis de realização, é importante que a empresa conte com uma boa gestão orçamentária. Você pode conhecer mais detalhes acessando nosso artigo “Orçamento empresarial: modelo de planilha para downloadclicando aqui.

Importância do DRE projetado no próximo ano

Postamos um artigo recentemente sobre o fechamento anual das contas da empresa e sua importância na analise dos resultados do ano que se encerra. Porém, estes dados também são úteis para montar o seu DRE projetado.

Montando esta previsão com base nos resultados obtidos nos últimos meses, você poderá contar com dados mais confiáveis no momento de planejar o ano novo da empresa. Por exemplo, você terá previsões de custos e faturamento em cada mês, sabendo os melhores e piores meses do ano para sua empresa.

Assim, você já pode realizar o planejamento estratégico dos próximos meses buscando oportunidades de negócio nos meses de baixo faturamento, bem como analisar cortes de gastos. Para isso, você pode contar com nossa planilha Excel de Planejamento Estratégico:

>> Baixe a planilha de Planejamento Estratégico clicando aqui <<

Comparativo entre DRE projetado e realizado

Realizar o comparativo entre o que havia sido projetado no DRE e o que está sendo efetivamente realizado mostra se os objetivos estão sendo alcançados.

É normal que eventualmente determinados valores não se realizem conforme o esperado, porém, utilizando o DRE projetado o gestor pode monitorar os números da empresa e tomar atitudes antes que as coisas saiam totalmente do controle.

Uma maneira simples de realizar este comparativo é colocando os números lado a lado, criando a comparação dos resultados planejados com os resultados realizados. Para isso, é importante que os dois Demonstrativos sejam montados conforme a mesma estrutura.

Concluindo

Os resultados da empresa devem ser monitorados com eficiência, para que a projeção de faturamento dos próximos meses traga uma visão clara e confiável das contas empresariais. Por isso, montar seu DRE projetado e acompanhar o verdadeiro resultado obtido permite melhorar a gestão do seu negócio.

Esperamos que este artigo ajude no acompanhamento dos resultados da empresa. Se tiver qualquer dica ou sugestão para enriquecer este artigo, comente abaixo.

Show Full Content
Anterior Fechamento anual: dicas incríveis para facilitar este processo
Próximo Reclamações de clientes: como lidar com estas situações

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Obrigatoriedade de emissão da NF-e para empresas do Simples Nacional de São Paulo

28 de junho de 2018
Fechar