28 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

O ano foi repleto de desafios para muitas empresas, que tiverem que manter sua competitividade e melhorar seus resultados. Estes desafios também foram repassados aos colaboradores, que precisarem cumprir metas, atingir objetivos e se dedicar ao bom andamento da empresa. Com a chegada do final do ano, é o momento de comemorar tudo o que foi alcançado e agradecer a dedicação de cada funcionário. Por isso, é à hora de organizar a festa de final de ano da empresa.

Como qualquer evento, é necessário planejamento, organização e esforço, para que a descontração e o reconhecimento estejam presentes na comemoração. Por isso, preparamos neste artigo algumas dicas para organizar a festa de final de ano com eficiência.

Confira dicas especiais de final de ano no nosso artigo “Como preparar o caixa para as férias de final de anoclicando aqui.

BAIXAR PLANILHA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Benefícios da festa de final de ano

Ao organizar a confraternização da empresa, não deve-se pensar no tamanho da comemoração, mas sim nos benefícios que este tipo de ação traz para a empresa. O objetivo deve ser sempre promover a integração entre os funcionários e a valorização dos esforços de todos durante o ano que passou.

Esta confraternização é um bom momento para a aproximação dos funcionários, troca de experiências e novas idéias, que podem beneficiar a empresa no curto e longo prazo. Além disso, a empresa pode reforçar sua missão e valores para os colaboradores, e melhorar sua imagem interna e externamente.

Outro beneficio deste tipo de evento é perceber como está o clima organizacional da empresa, e como os colaboradores interagem entre si. Além disso, premiar os funcionários destaque do ano é uma ação muito comum que pode influenciar a motivação de todos.

Agora que você já percebeu os benefícios da empresa com a confraternização entre os colaboradores, é hora de colocar suas idéias em prática! Para isso, conte com as dicas abaixo:

Defina o número de participantes

O primeiro passo para organizar a festa de final de ano da empresa é determinar o tamanho da confraternização, com base no numero de funcionários da empresa. Esta primeira informação irá determinar em todo o restante do seu planejamento.

Por isso, analise se a família dos funcionários será convidada, e se for, quantas crianças estarão presentes. Lembre-se que saber com exatidão o número de pessoas presentes irá evitar desperdícios na conta da festa.

Escolha o espaço

Com o número total de participantes, você já pode escolher onde a festa será realizada. Este é um ponto que influencia diretamente na experiência que seus funcionários terão durante o evento.

Dentre as diversas opções disponíveis, a dica é inovar. Um lugar diferente desperta a curiosidade e estimula a participação de todos.

Mas lembre-se de alguns detalhes como: se os funcionários forem com veículos próprios, o espaço deve ter estacionamento; se houver crianças, crie um espaço de diversão para elas; se houver deficientes entre os convidados, o espaço deve ser de fácil acesso; entre outros.

Além disso, você também deve ficar atento quanto à decoração do ambiente. A mesma deve contar com as cores da empresa e itens decorativos que transmitam alegria. Ela também é essencial para criar um ambiente aconchegante e bonito, que envolva a todos.

Comes e Bebes

O próximo passo é escolher o cardápio e as bebidas que serão oferecidas, lembrando que este ponto é de grande impacto no orçamento da festa de final de ano da empresa.

Para o caso da comida, é necessário analisar se será servida uma refeição completa, um cardápio baseado em cozinha típica, ou então um coquetel com petiscos. Essa escolha dependerá do perfil dos seus funcionários e suas preferências.

Além da comida, fique bem atento também as bebidas. Analise se serão oferecidas bebidas alcoólicas e quais (cervejas, espumantes, vinho, etc), além das bebidas não alcoólicas (refrigerantes, sucos, água, etc).

Para ambos os casos, procure garantir que seus funcionários serão sempre bem servidos, contando com uma boa equipe de copa e cozinha. Além disso, fique atento as quantidades para que não falte nada, nem aconteçam grandes desperdícios.

Atrações e atividades para integração

Outro ponto a analisar são as atrações e atividades da festa de fim de ano, pois elas definirão o espírito do evento.

Você pode escolher uma banda ou DJ para animar a festa, além de aproveitar os talentos internos da organização. Por exemplo, se um funcionário participa de alguma banda ou toca algum instrumento, convide-o a participar.

Além disso, procure atividades que façam os diferentes setores da empresa interagirem entre si. Para isso você pode criar dinâmicas e brincadeiras que aproximem os funcionários entre si e também de seus superiores, além de gerar bons momentos de descontração.

Brindes e presentes

Caso a empresa esteja planejamento entregar um presente de final de ano para seus colaboradores, este é o momento. Você pode entregá-los um a um, pelas mãos do presidente ou diretor da empresa, criando um momento descontraído e divertido.

Além disso, você pode arrecadar brindes com seus fornecedores e distribuí-los premiando os destaques do ano e funcionários mais antigos da empresa. Além disso, as brincadeiras e dinâmicas também podem resultar na distribuição dos brindes.

Estimule a empolgação de todos

Não basta apenas organizar uma festa de final de ano e esperar a animação de todos. Esta empolgação também deve ser trabalhada.

Faça uma boa comunicação interna do evento e compartilhe cada novidade do evento com a equipe, seja através de conversar informais ou das redes sociais. Assim, você desperta o interesse dos funcionários e aumenta a empolgação de todos.

BAIXAR PLANILHA ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS

Concluindo

A festa de final de ano da empresa é um momento especial do ano, onde são comemoradas todas as vitorias do ano que se encerra e todos recarregam as energias para o novo ano que se inicia. Este é o momento de criar interações entre os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho para todos.

Esperamos que você possa aproveitar nossas dicas para organizar a festa de final de ano da sua empresa. Caso tenha alguma dica ou consideração para acrescentar, utilize os comentários abaixo!

Show Full Content
Anterior Final do ano e planejamento: aliados para o bem da empresa
Próximo Fechamento anual: dicas incríveis para facilitar este processo

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Mulheres empreendedoras: conheça seus desafios

8 de julho de 2015
Fechar