Contrato Social: modelo gratuito para facilitar o preenchimento

Contrato Social: modelo gratuito para facilitar o preenchimento

Toda empresa, independente do porte, precisa ter um contrato social. Este documento é elaborado no momento da abertura da empresa, e norteará algumas decisões tomadas enquanto seu negócio está se estabelecendo no mercado.

Para lhe ajudar na montagem deste documento, criamos um modelo básico em Word. Você pode baixar este modelo gratuitamente clicando aqui, além de conferir outros dados importantes continuando a leitura deste artigo.

O que é o contrato social?

O contrato social é um documento utilizado para indicar a formalização de uma sociedade junto ao CNPJ de uma empresa. Ou seja, o registro de uma sociedade exige a elaboração e o registro de um contrato social pelos sócios, junto à Junta Comercial do estado.

Dados importantes no contrato social

A montagem do contrato social é o primeiro passo para a formalização da sociedade de uma empresa. Ao realizar esse processo, é preciso ficar atento a alguns dados que são essenciais e precisam aparecer no documento, como:

  • Divisão de quotas entre os sócios e a participação de cada um no negócio;
  • Valor pago a cada sócio, tanto em pro labore quanto em distribuição dos lucros (veja a diferença aqui);
  • Especificações sobre as tomadas de decisão, ou seja, quem participa das deliberações mais importantes dentro da empresa;
  • Descrição das atividades exercidas pela empresa;
  • Locais de atuação/funcionamento do negócio.

Lembre-se que todas as cláusulas devem estar em conformidade com a opinião de todos os sócios e com o ordenamento jurídico em vigor. O documento final deve ser assinado por todos os sócios e também pelo advogado da empresa, e deve ser apresentada uma via do contrato na Junta Comercial do seu estado.

Modelo para download

O modelo de contrato social é um documento essencial para a empresa, como vimos. Sua montagem requer muita atenção, para que não ocorram problemas futuros. Por isso, preparamos um modelo de documento para lhe ajudar, que é muito simples e já contém as clausulas básicas. Faça o download abaixo:

 

BAIXAR O MODELO GRATUITAMENTE

 

Concluindo

Gerar o contrato social é apenas um dos processos necessários no momento da abertura do seu negócio. Por isso, dedique um tempo a este processo e tire seus sonhos do papel!

Ficou com alguma dúvida quanto ao contrato social? Comente abaixo para que possamos esclarecê-la!

tiago@sigecloud.com.br

Artigos Relacionados
Deixe uma resposta
Captcha Clique na imagem para atualizar o captha