Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Engajar a equipe é essencial para alcançar os resultados da empresa, como já falamos neste artigo. Mas como manter seus funcionários engajados?

Muito já foi falado sobre a importância da capacitação, do clima organizacional e da valorização para manter os colaboradores comprometidos com os valores da empresa.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para engajar sua equipe e melhorar a produtividade da empresa, além de conferir como a frustração pode destruir o engajamento.

6 dicas simples para engajar sua equipe

1. Invista na formação dos líderes

Os líderes tem um papel fundamental no engajamento da equipe. Mas muitas vezes, o líder pode encontrar dificuldades para gerenciar pessoas, por não entender suas expectativas e motivações. Por isso, invista em cursos e treinamentos que fortalecem a liderança dos seus chefes de setor.

2. Monitore e reconheça resultados

O gestor deve sempre acompanhar os resultados da empresa e reconhecer o esforço coletivo e individual em cada projeto ou tarefa. Lembre-se: a meritocracia estimula os funcionários a superar seus limites para atingir os resultados.

3. Recompense sua equipe

Crie um plano de recompensas para valorizar sua equipe ao atingir cada meta. Para isso, determine critérios claros e faça uma boa gestão das recompensas, pois elas são um estímulo para realização de metas.

4. Seja um exemplo

Para que o gestor possa cobrar seus funcionários, ele deve ser um exemplo para a equipe. Por isso, seja coerente com suas atitudes e mantenha-se alinhado com as políticas da empresa. Tenha em mente que seus funcionários serão tão engajados quanto você.

5. Crie um significado para cada tarefa

Para muitos funcionários, o engajamento não parte apenas da remuneração que ocorrerá no final do mês. Eles precisam entender o porquê de estar executando determinada tarefa e entender qual a real importância de seu trabalho para a empresa.

6. Incentive o espírito de equipe

Sabemos que uma competição é boa somente quando é saudável. Por isso, ao invés de incentivar competições, fortaleça o trabalho em equipe pois ele conduzirá todos pelo o mesmo caminho. Todos os funcionários precisam estar conscientes que o resultado de um, é o resultado de todos.

Frustração: uma inimiga do engajamento

O conceito de frustração no dicionário é a incapacidade das pessoas em conquistarem algo desejado. A frustração profissional pode ser entendida como a ansiedade ou preocupação que faz um funcionário perder motivação de realizar suas tarefas.

De maneira geral, os funcionários ficam frustrados quando encontram barreiras que não permitem que ele dê o seu melhor. Estas barreiras podem ser processos engessados ou barreiras que parecem intransponíveis, o que faz o funcionário continuar frustado por acreditar que as barreiras não podem ser vencidas.

Quando a frustração está muito presente do dia a dia do funcionários, seu engajamento é seriamente comprometido. Por isso, a melhor maneira de prevenir e acabar com este cenário é ouvindo o que seu funcionário tem a dizer. Além disso, uma conversa franca pode ser um painel de sugestões para melhorar a gestão da sua empresa.

Esperamos que nosso artigo possa lhe ajudar a engajar seus funcionários. Compartilhe seus resultados conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Avaliação de desempenho do funcionário: planilha para download
Próximo Contador: tarefas que só ele pode fazer pela sua empresa

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Principais dúvidas do empreendedor ao montar seu negócio

22 de abril de 2015
Fechar