Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Engajar a equipe é essencial para alcançar os resultados da empresa, como já falamos neste artigo. Mas como manter seus funcionários engajados?

Muito já foi falado sobre a importância da capacitação, do clima organizacional e da valorização para manter os colaboradores comprometidos com os valores da empresa.

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas para engajar sua equipe e melhorar a produtividade da empresa, além de conferir como a frustração pode destruir o engajamento.

6 dicas simples para engajar sua equipe

1. Invista na formação dos líderes

Os líderes tem um papel fundamental no engajamento da equipe. Mas muitas vezes, o líder pode encontrar dificuldades para gerenciar pessoas, por não entender suas expectativas e motivações. Por isso, invista em cursos e treinamentos que fortalecem a liderança dos seus chefes de setor.

2. Monitore e reconheça resultados

O gestor deve sempre acompanhar os resultados da empresa e reconhecer o esforço coletivo e individual em cada projeto ou tarefa. Lembre-se: a meritocracia estimula os funcionários a superar seus limites para atingir os resultados.

3. Recompense sua equipe

Crie um plano de recompensas para valorizar sua equipe ao atingir cada meta. Para isso, determine critérios claros e faça uma boa gestão das recompensas, pois elas são um estímulo para realização de metas.

4. Seja um exemplo

Para que o gestor possa cobrar seus funcionários, ele deve ser um exemplo para a equipe. Por isso, seja coerente com suas atitudes e mantenha-se alinhado com as políticas da empresa. Tenha em mente que seus funcionários serão tão engajados quanto você.

5. Crie um significado para cada tarefa

Para muitos funcionários, o engajamento não parte apenas da remuneração que ocorrerá no final do mês. Eles precisam entender o porquê de estar executando determinada tarefa e entender qual a real importância de seu trabalho para a empresa.

6. Incentive o espírito de equipe

Sabemos que uma competição é boa somente quando é saudável. Por isso, ao invés de incentivar competições, fortaleça o trabalho em equipe pois ele conduzirá todos pelo o mesmo caminho. Todos os funcionários precisam estar conscientes que o resultado de um, é o resultado de todos.

Frustração: uma inimiga do engajamento

O conceito de frustração no dicionário é a incapacidade das pessoas em conquistarem algo desejado. A frustração profissional pode ser entendida como a ansiedade ou preocupação que faz um funcionário perder motivação de realizar suas tarefas.

De maneira geral, os funcionários ficam frustrados quando encontram barreiras que não permitem que ele dê o seu melhor. Estas barreiras podem ser processos engessados ou barreiras que parecem intransponíveis, o que faz o funcionário continuar frustado por acreditar que as barreiras não podem ser vencidas.

Quando a frustração está muito presente do dia a dia do funcionários, seu engajamento é seriamente comprometido. Por isso, a melhor maneira de prevenir e acabar com este cenário é ouvindo o que seu funcionário tem a dizer. Além disso, uma conversa franca pode ser um painel de sugestões para melhorar a gestão da sua empresa.

Esperamos que nosso artigo possa lhe ajudar a engajar seus funcionários. Compartilhe seus resultados conosco através dos comentários!

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