Seu ERP já não atende mais as necessidades do seu negócio? Se você chegou até aqui, é porque de fato está pesquisando a solução ideal, a mais completa para sua empresa.
Independentemente dos motivos que o levam a um Sistema de Gestão Empresarial mais robusto, se você está pensando em mudar de ERP, deve se perguntar: Como fazer a migração do sistema?
Pensando em responder essa e muitas outras perguntas sobre essa solução tecnológica que impacta todos os setores e, claro, a rentabilidade de um empreendimento, desenvolvemos o artigo de hoje.
Nele apresentamos e esclarecemos tópicos como:
- Como e quando sei que preciso migrar de ERP?
- Como é feita uma migração de ERP?
- Quais os desafios no processo de migração?
- 5 Razões para Migrar para o ERP SIGE Cloud
Então, vamos lá? Siga lendo e confira como todas essas informações podem facilitar essa árdua tarefa.
Como e quando sei que preciso migrar de ERP?
Antes de mais nada é preciso compreender quais as demandas que levam à migração de um sistema ERP. De tal forma que, para não cometer nenhum equívoco nesse processo de mudança, é imprescindível analisar prós e contras a fim de escolher a solução mais adequada às necessidades do seu negócio.
DICA SIGE: Compartilhamos um checklist para escolha de ERP, para baixar clique aqui.
Por exemplo, quando uma empresa prospera e começa a crescer, as necessidades são diferentes das iniciais. Provavelmente essa empresa precisará de mais ferramentas para gestão contábil, gestão fiscal.
Além disso, quando se tem poucos clientes é fácil gerenciar seus dados. Mas quando se tem dezenas, centenas ou milhares de clientes, é fundamental contar com uma solução tecnológica de Gestão de Clientes, para organizar dados, fazer planejamento estratégico e acompanhar negociações.
Ou seja, a medida que o empreendimento cresce, é fundamental contar com um software que acompanhe esse desenvolvimento.
Nesse sentido, é fundamental que o Sistema ERP escolhido seja sinônimo de escalabilidade. Por certo, muitos ERPs anunciam no mercado a possibilidade de escalar e oferecer recursos para micro, pequenas, médias e grandes empresas. Entretanto é preciso encontrar um software com experiência no mercado. E, claro, deve-se analisar com cuidado as funcionalidades que você busca. Por isso, é sempre bom realizar um teste na ferramenta, antes de contratar. Aproveite essa experiência para tirar todas as suas dúvidas!
Outro alerta para mudar de ERP é o investimento. Sem dúvida, em um mercado cada vez mais tecnológico e competitivo, há uma série de soluções de Gestão Empresarial sendo ofertadas, e um ponto crucial nessa decisão pode ser o custo-benefício.
Tendo em vista que o seu sistema é a espinha dorsal da gestão, a questão não é apenas preço, mas fatores como facilidade no uso, módulos disponíveis no pacote, suporte, acesso ilimitado. Se acaso todas esses fatores tenham sido contabilizados positivamente, vale fazer a migração.
Como é feita uma migração de ERP?
De fato, cada companhia de desenvolvimento de Softwares Empresariais tem a sua metodologia de migração. Entretanto, há alguns pontos básicos que precisam ser seguidos para que o processo de migração ocorra com fluidez.
Mapeamento de Processos
Primeiramente, é necessário mapear os processos dentro da sua empresa, para, então, definir quais os módulos a ser contratados. Ademais, com esse fluxo de processos bem delineado, é possível ter visão ampla dos seus objetivos com essa transição e quais os impactos dessa mudança no seu negócio.
O SIGE Cloud, por exemplo, já conta com uma hierarquia de processos determinada, baseada nas melhores práticas de mercado. Assim, a migração e implantação do Sistema ERP, ocorrem de forma simples, segura e orientada por especialistas em Gestão Empresarial.
Treinamento
Em seguida, é fundamental que sua equipe seja preparada para o que está por vir. Como o ERP é utilizado por diferentes setores, é imprescindível que todos recebam treinamento para utilizar os recursos disponíveis com total propriedade. Se esse treinamento for gratuito, melhor ainda.
Adotar um novo sistema para controle e gestão da empresa envolve uma série de fatores que podem afetar a produtividade e geração de valor do negócio. Desse modo, testes e a capacitação da equipe evitam falhas no ambiente de produção e dão segurança para pôr em prática os objetivos dos gestores, minimizando riscos e falhas.
Esse é um processo de extrema complexidade e que diz respeito a uma verdadeira parceria entre a empresa que fornece o software e o cliente que o utilizará. Para que essa relação traga benefícios reais para o seu negócio, um elemento a ser considerado no momento de escolher o seu sistema é a disponibilidade de suporte para atender e solucionar qualquer problema que você e sua equipe venham a ter.
Quais são os principais riscos que merecem atenção?
Inegavelmente, um problema que apavora gestores em empresas dos mais variados segmentos é o risco de perder os dados provenientes do sistema anterior. Imagine que pesadelo!
Logo depois, um risco a se pensar é a falta de conhecimento por parte da equipe. Pense só na dor de cabeça de investir em um ERP novo. Com uma infinidade de recursos que podem otimizar e facilitar a rotina administrativa, mas os membros da sua equipe que irão, de fato, utilizar o sistema não tem conhecimento para extrair o máximo do que têm em mãos?
Na SIGE, nossos setores de treinamento e suporte são altamente qualificados para capacitar todos os usuários de nossas soluções. Afinal, temos anos de experiência em desenvolvimento de softwares empresariais. E, claro, trabalhamos com o Sistema ERP mais completo do país, com milhares de clientes que usam e aprovam.
5 Razões para Migrar para o ERP SIGE Cloud
Simples. Completo. Eficiente. Conte com inúmeros recursos para facilitar a gestão de todos os processos da sua empresa, em um único ERP Online.
Gestão Financeira Eficiente
Vender, vender e vender. Essa é a meta de um negócio, seja no ramo de serviços ou de produtos. E para ter seus fluxos financeiros sempre em dia, alinhados e com dados precisos, o Módulo de Gestão Financeira do SIGE Cloud é o mais eficiente.
Gestão Fiscal constantemente atualizada
O SIGE Cloud possui um amplo módulo de gestão fiscal, sempre atualizado à legislação tributária. Além disso, disponibiliza um ambiente prático e automatizado, para que empresas de qualquer porte ou região possam gerir e emitir diversos tipos de documentos fiscais.
Veja abaixo alguns documentos fiscais emitidos pelo SIGE Cloud:
- Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e);
- Nota Fiscal de Serviço Eletrônica (NFS-e);
- Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e);
- Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e);
- Manifesto de Documento Fiscal Eletrônico (MDF-e);
- Cartas de Correção;
- Cancelamentos;
- Inutilizações de numeração;
- Bloco K;
- SPED Fiscal.
Integração com as Principais plataformas de E-commerce
Como se não bastassem todos os recursos disponíveis no sistema. O SIGE Cloud conta com uma central de integrações onde é possível sincronizar o sistema com a sua loja virtual.
Com a central de integrações você pode integrar o SIGE Cloud com diversos marketplaces e lojas virtuais. São eles:
- B2W (Americanas, Submarino e Shoptime)
- Walmart
- Amazon
- MagazineLuiza
- Cnova (Extra, Casas Bahia, PontoFrio)
- RicardoEletro
- Dafiti, Kanui e Tricae
- Netshoes e Zattini
- ShopFácil
- Carrefour
- Magento
- Loja Integrada
- WooCommerce
- Mercado Livre
Gestão Logística
Além de todos os módulos já apresentados, uma dos grande destaques da solução SIGE Cloud é a Logística que oferece:
- Gestão de Estoque avançada, com múltiplos depósitos, controle por número de série, lote e validade, produtos compostos e muito mais.
- Gestão de Expedição, para controlar o despacho das mercadorias;
- Gestão de Frotas, para controlar abastecimentos, multas, manutenções e todas as informações pertinentes aos veículos da empresa;
- SIGEP Web, levando praticidade aos envios de mercadorias.
CRM
Com este módulo é possível cadastrar seus clientes e seus respectivos contatos, criando novas oportunidades com o histórico de interações com o cliente. Além disso, pode ser acompanhada a evolução das oportunidades, desde seu início até a concretização do negócio.
Alén disso, conte com recursos como:
- Dashboard de CRM;
- Funil de Vendas;
- Pipe de Oportunidades;
- Histórico de Interações;
- Lembretes e agendamentos;
- Avaliação das Ações;
- Campanhas de Marketing.