Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A conciliação bancária é uma aliada do seu negócio!

Existem diversas formas disponíveis para controlar o financeiro de uma instituição. Uma destas formas é através da Conciliação bancária, que é a conferência das contas bancárias da empresa com o controle interno mantido sobre o fluxo de caixa.

O controle financeiro por conciliação bancária é muito importante para garantir que o saldo disponível poderá ser considerado para a tomada de decisões que envolvem o fluxo de caixa da empresa.

A conciliação bancária tem como objetivo verificar as informações do controle interno, para que não haja inconsistências nos dados. Ela verifica se o saldo bancário do controle interno do fluxo de caixa, os lançamentos e suas datas estão iguais ao extrato do banco.

Normalmente ela é realizada no começo do dia, observando a conciliação até o dia anterior, de forma que o saldo final do dia anterior no extrato bancário será o mesmo saldo inicial do controle financeiro interno da empresa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Veja abaixo alguns pontos que poderão ajudá-lo a manter uma boa conciliação bancária:

  • Lançar as movimentações diariamente: o controle financeiro interno da empresa precisa ser controlado diariamente, com todas as movimentações de entradas e saídas financeiras, informando qual a conta bancária envolvida.
  • Verificar saldo no extrato bancário: conferência do saldo inicial e final do controle interno com os saldos do extrato bancário.
  • Conferir detalhes dos lançamentos: verificar se todos os lançamentos do extrato bancário estão sendo feitos na data correta e com os valores corretos no controle financeiro da empresa.
  • Corrigir diferenças nos lançamentos, se houver: verificar divergências de valores ou falta de informações, e corrigir as diferenças no controle interno, para que todos os lançamentos estejam refletidos e o saldo esteja idêntico.

Confira também nosso artigo “Arquivo OFX: como ele pode facilitar a conciliação bancáriaclicando aqui.

Como esta a conciliação bancária na sua empresa? Você já segue as dicas deste artigo? Compartilhe sua experiência conosco através dos comentários!

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Show Full Content
Não há mais publicações
Próximo Entenda o que é a Nomenclatura Comum do Mercosul – NCM

1 thought on “Conciliação bancária como aliada do seu controle financeiro

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Férias: modelo de planilha Excel para controle e cálculo

16 de setembro de 2015
Fechar