24 de março de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Persuasão, impacto, expectativa e venda. Você e sua equipe estão preparados para este ciclo?

O ano recém começou e você está aí, cheio de planos para vender mais.

Mas o que faz você vender? Ou melhor, em um mercado tão competitivo, o que faz com que eu ou qualquer outra pessoa compre na sua loja e não de qualquer um dos seus milhares de concorrentes?

Com esses questionamentos, iniciamos este artigo em que vamos falar sobre formas de revolucionar o relacionamento com seus clientes.

Siga lendo e saiba como utilizar a tecnologia a seu favor, como uma ferramenta de fidelização, através da Gestão de CRM.

O que é CRM?

Do inglês “Customer Relationship Management” o CRM seria a “Gestão do relacionamento com o cliente”.

Assim, não resta muita dúvida quanto ao seu objetivo: otimizar a relação entre empresa e clientes.

Exemplificando a importância disso, vamos imaginar que a Gestão de CRM é como um efeito dominó. Ou seja, os reflexos da sua aplicação vão impactar todas as etapas do trabalho desenvolvido no seu negócio. Isso inclui desde as campanhas de marketing, produção, atendimento, vendas e, claro, na rentabilidade.

Parece uma boa ideia, não é mesmo? Mas na prática, como isso funciona?

Implementando a Gestão de CRM

Quando você tem uma pequena empresa que está começando, é muito mais fácil saber o nome dos seus clientes, conhecer os filhos, o cachorro, o time do coração… Agora, imagine aplicar isso para centenas ou milhares de pessoas, todos os dias? Por que sim, não pense que um bom relacionamento é coisa de um só dia. Para que a relação perdure, é necessário investir esforços diários!

É justamente aí que entra a Gestão de CRM, atuando como um acompanhamento contínuo e panorâmico dessa relação vital para o seu negócio.

Mas não vá pensando que isso se faz com anotações em caderninho! Para impactar seu público e atingir os resultados que todo empreendedor almeja, é imprescindível contar com um software adequado. Com esse tipo de ferramenta tecnológica é possível acessar os cadastros de seus prospects ou clientes de qualquer lugar e a hora que quiser.

Já pensou depender só da memória para saber quem são seus clientes, os produtos favoritos e hábitos de compra de todos eles? Ou pior, lembrar do estágio de todas as negociações ou condições de pagamento?

Vantagens do CRM

Atualmente, há no mercado uma série de sistemas que oferecem esse tipo de gestão. De modo geral, softwares de CRM contam com duas importantes funcionalidades:

  • Cadastro de Clientes: que pode ser feito manualmente ou por exportação de planilhas;
  • Registro de Informações: onde é possível fazer anotações sobre cada um dos clientes e visualizar essas informações sempre que for necessário (como histórico de compras, limite de crédito etc.).

Não acha que isso seja relevante?

Então, vamos imaginar que você é dono de uma loja de móveis. E um dos seus melhores e mais exigentes clientes, sempre é atendido por sua gerente. Porém, hoje ela está de folga. Como outro membro da sua equipe pode se sair bem ao atendê-lo? Com gentileza e as informações certas!

Nesse exemplo, o colaborador que fosse atendê-lo poderia buscar pelo nome no sistema e, ao contar com um software completo e integrado, em instantes identificaria quem era esse comprador, qual o seu pedido, o status da negociação, quem o estava atendendo e outros tantos dados complementares pertinentes à operação. Poupando tempo, fortalecendo a confiança na sua marca e atribuindo a real importância àquela compra.

Ademais, outro importante fator a ser destacado é que a automatização nesses casos dá fluidez aos processos na empresa. Produzindo uma noção de alinhamento e organização, o que acaba facilitando muito o fechamento da venda.

Com SIGE Cloud você encontra esses e muitos outros recursos capazes de alavancar suas vendas, facilitando o planejamento e impactando no sucesso dos seus negócios.

Ainda em dúvida de como uma boa Gestão de CRM é capaz de responder àquela minha pergunta lá do começo?

O que faz com que eu, ou qualquer outra pessoa, compre de você?

A resposta não é o seu produto. Não é a estrutura da sua loja. E, por incrível que pareça, muitas vezes não é o preço.

O que faz com que a sua marca ou empresa seja escolhida, dentre milhares de outras, é uma série de fatores que está muito mais ligada à gestão e ao atendimento, do que a qualquer um dos itens anteriores.

Sem dúvida, a venda é só a pontinha do iceberg. É fruto de persuasão, encantamento, “status” ou pertencimento, expectativas e entrega.

Retomando nosso exemplo da loja de móveis…  O vendedor, ao atender seu cliente, independentemente do valor do produto que ele está buscando, empenha-se como se aquela fosse sua venda mais importante.

Realiza uma breve consulta no sistema e munido das informações certas, saberá que apesar de estar lá para comprar uma mesa, não é isso que fará com que a venda seja concretizada. Nem mesmo com que alguém torne a comprar na sua loja.

Isso mesmo! Essa é a principal e mais efetiva estratégia de vendas e de fidelização: Não venda um produto.

Não venda uma mesa qualquer ao seu melhor cliente!

O que ele busca pode ser a expectativa da felicidade de um almoço em família. Ou a mesa cheia, rodeada de seus grandes amigos.

E para finalizar, pensemos: o que gera fidelização? A confiança de que o ciclo de persuasão, impacto, expectativa e venda dá certo na sua empresa.

Não espere mais um só dia. A revolução na relação com seu público começa hoje, escolha SIGE Cloud e prepare-se para transformar a história do seu negócio!

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