O cartão ganhou espaço na carteira da maioria dos clientes, que preferem utilizar essa forma de pagamento em suas compras. Mas para o empresário, isso pode significar taxas extras, dúvidas e a dificuldade para escolher se vai vender pelo cartão ou não.
Por isso, preparamos este artigo para te ajudar a analisar os principais aspectos envolvidos nas vendas no cartão de débito ou no crédito. Você vai conhecer as taxas que podem existir, a máquina de cartão que você pode escolher, e outros benefícios de aceitar pagamento via cartão.
Vantagens e desvantagens em aceitar os cartões
A maioria das empresas já aceita os cartões de crédito e débito como forma de pagamento. Mas se você ainda está na dúvida, listamos abaixo alguns benefícios e algumas desvantagens em aceitar os cartões nas suas vendas:
Benefícios
- Utilizando o cartão de crédito para parcelar vendas, é a operadora de cartão que assume a responsabilidade em casos de inadimplência dos clientes;
- Crescimento nas vendas, aproveitando a empolgação de muitos clientes para finalizar a venda;
- A diversificação nas formas de pagamento oferecidas pela empresa também ajuda a impulsionar suas vendas;
- Mobilidade no pagamento, principalmente para empresas que entregam na casa do cliente;
- Fim dos problemas com o troco, necessário nas vendas em dinheiro;
- Melhora na competitividade, ganhando clientes das empresas que não trabalham com pagamentos via cartão;
- Redução de erros e mais praticidade para controlar o caixa.
Desvantagens
- Custo para aquisição e/ou manutenção da máquina, que falaremos a seguir;
- Necessidade de aumentar o capital de giro, pois o valor pode demorar alguns dias para entrar na conta da empresa;
- Você pode antecipar pagamentos, mas isso significa que terá mais taxas para pagar;
- Os custos envolvidos na transação não podem ser repassados ao cliente;
- Possibilidade de aceitar cartões fraudados, que terão suas transações canceladas posteriormente.
Taxas para vendas no cartão
Se você tomou a decisão de aceitar os cartões de crédito e débito, é preciso considerar os custos que isso representa. Vamos começar explicando um pouco as taxas envolvidas nestas transações.
Você deve começar analisando o perfil e o comportamento dos seus clientes para verificar se vai aceitar apenas crédito, apenas débito ou ambos. Com base nisso você decide qual máquina vai adquirir, e de qual operadora (saiba o que é uma operadora aqui). As taxas variam conforme a administradora do cartão, mas normalmente envolvem os seguintes gastos:
Taxa no cartão de débito
As vendas em débito são aquelas recebidas pela empresa no primeiro dia útil após a transação, caracterizando o “cartão a vista”. Conforme o modelo da máquina você poderá pagar taxas entre 2% e 3% por transação.
Taxa no cartão de crédito
Essa modalidade envolve dois tipos de taxas. Quando a venda for realizada no crédito à vista, a porcentagem da taxa varia entre 2,5% e 4% por transação. No entanto, quando a compra é parcelada em 2 ou mais vezes, a empresa paga uma taxa pela transação e outra por cada mensalidade, sendo que os percentuais podem variar entre 3% e 12%.
Preparamos uma planilha Excel que vai lhe ajudar a controlar as vendas realizadas nos cartões de crédito e débito, e as taxas pagas pela empresa em cada transação. Você pode baixar a planilha gratuitamente abaixo:
Máquinas que você pode escolher
O mercado conta com diferentes máquinas para realizar as vendas no cartão, que aceitam diferentes bandeiras e são de diferentes credenciadoras. Ao analisar os modelos, você encontrará os três principais, que são:
- Modelo convencional, onde a máquina é ligada às redes telefônica e elétrica;
- Modelo sem fio, que se conecta com a rede Wi-Fi;
- Modelo com leitor de celular, com funcionamento semelhante a um aplicativo utilizado por meio de Bluetooth.
Para escolher o modelo que você vai utilizar, deve analisar diferentes aspectos. Por exemplo, se você atende somente em um endereço fixo, as bandeiras que serão aceitas e suas taxas, e qual será o melhor custo-benefício para o seu negócio.
Comprar ou alugar o equipamento?
Conforme o modelo da máquina, as taxas para aquisição e manutenção podem ser diferentes. Por exemplo, alguns modelos são podem ser alugados enquanto outros só podem ser comprados.
O ideal é que você analise o melhor custo-benefício para a sua empresa. Por exemplo, comprar uma máquina e depois só pagar pelas taxas conforme as transações pode sair mais caro do que os gastos com energia e manutenção recorrente de uma máquina alugada. Veja o que fica melhor para a sua estrutura e seu perfil de cliente.
Concluindo
Muitos empresários vêem a opção pelos cartões de débito e crédito como custos extras para a empresa. Porém, para muitos clientes, está a melhor opção para pagar suas compras. Por isso, esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a esclarecer algumas duvidas sobre esta forma de pagamento, para que você possa escolher uma opção que transforme seu investimento em grandes resultados no curto e longo prazo.
Ficou com alguma dúvida sobre as taxas ou máquinas de cartões? Comente abaixo para que possamos sanar suas dúvidas!
Com o Sistema SIGE Cloud, de forma muito simples e rápida, você integra setores, administra sua empresa e, ainda, emite Nota Fiscal Eletrônica, pelo melhor custo-benefício do mercado, sem burocracia e sem surpresas no seu orçamento.
Comentários