Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Fidelizar um cliente e transformá-lo em um embaixador da marca é fundamental para divulgar a sua empresa e alcançar mais clientes em potencial.

Algumas empresas querem apenas vender, vender e vender e se esquecem de construir um relacionamento e fidelizar seus clientes.

Você voltaria a comprar de uma empresa na qual você não foi bem atendido? Você gosta de receber ofertas por e-mail que nada tem a ver com você, como assinatura de fraldas? Você acredita mais em uma mensagem publicitária ou na recomendação de um amigo sobre um produto ou serviço?

Essas respostas e a sua experiência enquanto consumidor colocam em evidência a importância de tratar e cuidar bem dos seus clientes.

São muitos os fatores que contribuem como ferramenta de marketing boca-a-boca para conseguir novos clientes. Se os seus clientes atuais gostam do seu atendimento, pós-venda e da forma como são tratados, por exemplo, eles podem compartilhar aspectos positivos de fazer negócio com a sua empresa para amigos e familiares.

Lealdade é algo que precisa ser conquistado. Vamos descobrir como?

Continue acompanhando o nosso post!

Clientes X Embaixadores da Marca

Clientes analisam antes de realizar uma compra. O fator preço faz a diferença para eles. Se o cliente não for fiel, ele pode comprar um produto do seu concorrente por um preço menor ou simplesmente deixar de comprar da sua empresa se algo estiver errado.

Já os embaixadores da marca são clientes apaixonados pela sua empresa. Eles criam laços afetivos com a empresa e divulgam e recomendam seus serviços e produtos espontaneamente.

Eles são verdadeiros promotores da marca. Não se importam em pagar um valor mais alto por um produto de uma empresa com a qual se identifiquem. Se há algo errado ou que eles acham que possa melhorar, entram em contato com a empresa e fazem sugestões para que ela possa aprimorar seus serviços e produtos.

Por esse motivo, cuidar do relacionamento com os seus clientes é fundamental para que eles se sintam engajados e promovam seus produtos e serviços.

Para atrair embaixadores, é preciso investir no relacionamento com os seus clientes. Confira algumas estratégias que precisam estar na essência da sua empresa:

Conheça as necessidades e os desejos dos seus clientes

Seu cliente mora sozinho ou com a família? Ele tem carro próprio ou utiliza transporte público? Ele tem algum animal de estimação?

É importante saber quais são as necessidades, gostos e o momento da vida do seu cliente para poder se comunicar com ele de forma mais eficiente.

Essas informações estão nas fontes de dados das empresas e devem ser controladas em um CRM (do inglês Customer Relationship Management), ferramenta utilizada para gerenciar o relacionamento com o cliente.

Torne a comunicação individualizada

Mas não basta apenas ter todas esses dados sobre os clientes. É preciso entendê-los e extrair insights deles para se relacionar com os clientes individualmente e fidelizar cada um.

Lembre-se que cada cliente é único e quer ser tratado de tal forma. Utilize os dados para fazer um atendimento personalizado, criar laços e surpreender o seus clientes.

Mostre os valores da sua empresa

Quais são os valores da sua empresa? Flexibilidade, conveniência, transparência?

As ações da empresa devem estar alinhadas com os seus valores. O cliente quer receber o que a empresa diz oferecer. Por essa razão, é muito importante disseminar os valores da empresa internamente e ter uma boa cultura organizacional. Os funcionários são a imagem da sua empresa.

Ter uma equipe motivada e envolvida gera maior satisfação entre os clientes.

Faça a medição da satisfação do seu cliente

Os clientes gostam de saber que as empresas querem ouvi-lo e que estão constantemente buscando melhorar.

Meça suas ações, saiba o que deixa o cliente satisfeito, o que precisa ser melhorado e o que o faria voltar a comprar com você. Você só consegue atuar em cima dos problemas que conhece. Então, comece hoje mesmo a planejar sua pesquisa de satisfação.

Dê atenção ao pós-venda

Não é somente o processo de vendas que precisa de atenção. Estar presente no processo de pós-venda é um fator estratégico para fidelizar clientes.

Após a conclusão da compra, a empresa precisa interagir com o cliente para esclarecer possíveis dúvidas que ele tenha ou agradecer a confiança depositada nos seus produtos e serviços.

Para finalizar, compartilhamos uma poderosa planilha gratuita que permite que você acompanhe seus clientes. Clique e faça o download agora mesmo da nossa Planilha Curva ABC de Clientes.

A sua empresa já consegue fidelizar seus clientes? Possui embaixadores da marca? Está pronta para adotar essas medidas? Conte pra gente!

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