Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Realizar pagamentos em dia, emitir boletos, controlar a inadimplência. Estas são apenas algumas das atividades realizadas no controle financeiro de uma empresa.

Em alguns casos, realizar este controle sobre as contas a pagar e a receber parece uma tarefa muito mais difícil do que realmente é. Esta percepção pode fazer com que o gestor desista do controle financeiro, complicando toda a gestão da empresa.

Por isso, preparamos este artigo para lhe mostrar como simplificar o controle financeiro da sua empresa. Confira algumas dicas especiais para realizar uma boa gestão das finanças e verificar todos os seus resultados com eficiência.

Importância do controle financeiro

Efetuar um bom controle financeiro é imprescindível dentro da empresa, pois será a partir dele que você conseguirá levantar os recursos que precisa para manter as operações da empresa.

A partir deste controle você pode utilizar os recursos disponíveis com sabedoria, e verificar relatórios que identifiquem o andamento de suas contas com facilidade. Além disso, veja outras vantagens de um bom controle financeiro:

  • Pagar todas as despesas na data de vencimento;
  • Analisar as melhores fontes de crédito, quando necessário;
  • Desenvolver um bom controle de saldos de caixa e créditos a receber;
  • Buscar o equilíbrio entre receitas e despesas;
  • Manter resultados sempre positivos na empresa.

Como realizar o controle financeiro

O primeiro passo para controlar todas as finanças da empresa é dividir os controles, para facilitar a organização dos dados. Ao realizar esta divisão, você pode considerar os seguintes itens do controle financeiro:

  • Controle de caixa: o primeiro ponto é o mais importantes, e consiste no registro da origem e do destino de todo e qualquer valor movimentado na empresa diariamente.
  • Controle bancário: neste controle você deve controlar todas as entradas e saídas de valores nas contas bancárias da empresa, acompanhando o saldo de cada uma.
  • Contas a receber: acompanhando este item, você pode observar todos os valores que tem a receber de seus clientes, receitas vencidas e a vencer, clientes inadimplentes e muito mais.
  • Contas a pagar: este item permite acompanhar o vencimento de cada despesa, controlar as prioridades de pagamento e evitar gastar mais do que está recebendo.
  • Fluxo de caixa: este item refere-se a projeção das entradas e das saídas dos recursos financeiros do período, com o objetivo de prever o andamento de suas contas para efetuar as operações que sejam mais rentáveis.

Simplicidade e eficiência no controle financeiro

Agora que você já entendeu a importância de controlar seu financeiro e viu, na teoria, o que precisa controlar, é hora de colocar suas idéias em prática!

Sim, é chegado o momento de efetivamente controlar suas despesas e receitas e aumentar seus resultados. A forma mais fácil de fazer isso é adotar um sistema de gestão empresarial, como o SIGE Cloud.

Ele permite visualizar e atualizar suas informações com poucos cliques, observando com eficiência e segurança seus resultados. As ferramentas são de fácil utilização e aumentam a produtividade dentro da empresa, representando a diferença que faltava para você controlar melhor do dinheiro da empresa.

Sabemos que em alguns casos esse tipo de sistema pode parecer um custo adicional para a empresa. Porém, seja otimista e lembre-se que um ERP será capaz de melhorar os resultados financeiros da empresa, oferecendo o embasamento necessário para que você tome as melhores decisões para o seu negócio.

Simplificando ainda mais

Reforçando o que já comentamos anteriormente, um sistema de gestão financeira é essencial para manter suas contas em ordem. Ele permitirá que você esteja sempre presente e confira todos os dados da gestão financeira de qualquer lugar, quando precisar.

Para facilitar ainda mais o controle financeiro dentro da sua empresa, lembre-se de alguns processos essenciais:

  • Siga rigorosamente todos os métodos de controle implantados;
  • Crie uma rotina para monitorar os números da empresa diária, semanal e mensalmente;
  • Aproveite todas as facilidades que seu sistema de gestão oferece;
  • Veja relatórios confiáveis, que possam lhe ajudar na tomada de decisão;
  • Atualize seu processo financeiro sempre que preciso.

Concluindo

Implantar e efetuar um controle financeiro rigoroso e eficiente é essencial para manter os números da empresa sempre positivos. Aproveite as dicas deste artigo para melhorar sua gestão financeira hoje mesmo e aproveite as vantagens no curto e longo prazo.

Você já realiza um controle financeiro na sua empresa? Quais benefícios têm percebido? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Como não deixar as contas da empresa entrarem na folia
Próximo Centro de Custos: planilha em Excel para download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Empreender: dicas valiosas para quem deseja abrir seu negócio

30 de junho de 2015
Fechar