Cartões de Crédito e Débito: planilha para controlar as vendas e taxas

Cartões de Crédito e Débito: planilha para controlar as vendas e taxas

As compras via cartões de crédito e débito tem se tornado cada vez mais comuns no dia a dia das empresas. E com esse meio de pagamento ganhando cada vez mais espaço, é necessário criar formas de controlar e analisar essas vendas. Esse controle se torna ainda mais necessário considerando que as credenciadores cobram diversas taxas para as transações, e isso impacta diretamente no fluxo de caixa.

Por isso, preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar no controle das vendas realizadas com cartões de crédito e débito, e os recebíveis no seu caixa. Além de compartilhar diversas dicas para simplificar este controle, preparamos uma planilha Excel gratuita para lhe ajudar, disponível clicando aqui.

Empresas envolvidas

Para que a transação entre a sua empresa e o seu cliente possa ser realizada via cartão de crédito ou débito, existem outras empresas envolvidas. São elas:

  • Bandeira: é a empresa proprietária do esquema de pagamento, e detém todos os direitos da marca, podendo definir padrões, políticas e estratégias para a utilização dos cartões. Exemplo: Mastercard, Visa,etc.
  • Credenciadora: empresa responsável por filiar os estabelecimentos ao esquema da bandeira, e muitas vezes aluga o equipamento necessário ao lojista. Exemplos: Cielo, Redecard, GetNet.
  • Emissora: esta empresa se relacionará com o portador do cartão, ou seja, o cliente final. Elas realizam a habilitação, liberação de limite de crédito, fixação de encargos financeiros e cobrança de faturas e outros processos. Normalmente, as emissoras são os bancos.
  • Processadoras: empresas que prestam serviços operacionais às credenciadoras e às emissoras, e realizam o atendimento aos portadores e estabelecimentos.

Controle de cartões de crédito

O controle das vendas realizadas via cartões de crédito e débito precisam de um controle efetivo, pois interferem diretamente no fluxo de caixa. Por isso, apresentamos as principais etapas que devem ser realizadas para controlar bem os dados:

  1. Cadastre todas as bandeiras e credenciadoras que sua empresa utilizará;
  2. Registre todas as vendas realizadas via cartão, e os parcelamentos envolvidos;
  3. Acompanhe os recebimentos das vendas e taxas descontadas;
  4. Visualize os ganhos obtidos.

Essas são etapas básicas, que devem ser existir no controle das suas vendas via cartão. Porém, você pode personalizar os processos e criar outras etapas que lhe auxiliem a economizar tempo e ter maiores resultados.

Independente do processo que você irá montar, lembre-se que ele precisa ser realizado periodicamente, pois é fundamental para garantir que o seu controle financeiro seja realmente eficiente. Lembre-se que este processo exige tempo e atenção, pois todos os valores acompanhados podem interferir no seu resultado final.

Ferramenta para controlar

Para simplificar ainda mais o controle dos cartões de crédito e débito, você deve buscar ferramentas que auxiliam a sua gestão. Preparamos uma planilha Excel que vai lhe ajudar a controlar as bandeiras e taxas pagas pela empresa, e as vendas realizadas via cartão de crédito e débito. Além disso, você poderá visualizar diversos relatórios e gráficos sobre os dados. Faça o download gratuito da planilha abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Concluindo

O controle das vendas e recebíveis dos cartões de crédito e débito é essencial para que você acompanhe seus resultados com eficiência. Por isso, aproveite as dicas que compartilhamos neste artigo para melhorar sua gestão e aumentar seus resultados!

Ficou com alguma dúvida sobre a nossa planilha ou sobre o sistema? Então comente abaixo e iremos lhe ajudar a melhorar a gestão do seu negócio!

Bárbara Muller

Artigos Relacionados
Deixe uma resposta
Captcha Clique na imagem para atualizar o captha