2 de junho de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Quando a saúde financeira da empresa vai mal, muitas vezes é porque já apresentava sinais anteriores de falha que poderiam ter sido evitados pelo gestor mais atento. Por isso, é essencial que se tenha o devido controle dos vários indicadores do negócio, já que sua dinâmica está sempre mudando diante dos panoramas econômicos e da força interna da equipe envolvida.

Mas como identificar se a saúde financeira do seu negócio vai mal? Continue lendo nosso post e descubra se está no caminho errado antes que seja tarde demais! Confira:

Desaceleração nas vendas

As quedas no faturamento da empresa podem ser por causas internas, por uma possível baixa no poder de compra dos clientes, por conta de uma precificação inadequada ou até de estratégias de mercado para o público-alvo errado. Isto ocasiona impactos diretos na saúde financeira do seu negócio, por isso, é essencial pesquisar e identificar com precisão o motivo das quedas no faturamento, para ser capaz de promover uma solução em tempo hábil.

Insatisfação dos clientes

Quando os clientes ficam insatisfeitos, a empresa pode enfrentar muitos problemas. Além de essa insatisfação poder causar quedas nas vendas, a marca pode ser mal falada no mercado, o que diminui ainda mais sua reputação. O bom gestor deve, dessa forma, ficar sempre atento ao feedback da clientela e caprichar no investimento da estrutura de pós-venda. Não espere que as vendas caiam por conta de um contratempo com os clientes, porque eles poderão, nesse caso, já ter sido fidelizados por um concorrente. Aí será muito mais difícil — e caro! — reconquistá-los.

Rotatividade alta da equipe

Além da satisfação da clientela, é essencial buscar a satisfação dentro do próprio ambiente de trabalho, criando uma harmonia entre os funcionários, a fim de ter mais produtividade. Se existe rotatividade acima do normal na empresa, pode ser porque seus colaboradores estão desmotivados ou porque não enxergam muito espaço para crescimento. O pior disso é que, ao saírem da organização, podem se tornar críticos ferozes de seu negócio no mercado. Dessa maneira, é fundamental investir em iniciativas de incentivo para a equipe e montar um plano corporativo de carreira na empresa, de forma que se consiga reter os talentos por mais tempo.

Estoque parado por muito tempo

Se existirem muitos produtos parados no estoque da empresa, isso indica que o faturamento vai trazer resultados negativos no período. Nesse tipo de situação, a saúde financeira é muito prejudicada, por isso, é interessante fazer promoções ou descontos para que se reduza o alto volume do ativo imobilizado e, ao mesmo tempo, sejam gerados recursos para a empresa. E quando for investir em novos produtos, é importante pesquisar bem o que o público-alvo deseja e adaptar as estratégias, ok?

Pedidos de empréstimos

Se a organização recorre constantemente a créditos bancários e a outras instituições financeiras, é porque o negócio não tem sido capaz de se conservar sozinho, certo? Ou seja, o empreendimento está gastando mais do que arrecada. Buscar, de vez em quando, mais capital para adquirir novos equipamentos ou aumentar a equipe não quer dizer necessariamente que sua empresa está tendo problemas, mas se essas despesas forem constantes e comprometerem o orçamento da organização, pode ser um sinal de que a saúde financeira do seu negócio realmente vai mal. Assim, é preciso pesquisar bastante até achar as melhores linhas de crédito para o momento, além de aperfeiçoar o que não está dando certo na empresa.

Identificar os sinais sobre a saúde financeira do seu negócio é muito simples. Nos conte se seu negócio tem apresentado alguma dificuldade e como você tem feito para superá-las!

Show Full Content
Anterior Filtros: benefícios de sua utilização no sistema do gestão
Próximo Como estruturar os processos de faturamento da empresa

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Plano de Contas: modelo em Excel para download

31 de março de 2015
Fechar