19 de outubro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Quando o cliente realiza compras em lojas físicas, considera fatores como atendimento, teste dos produtos e preço no momento da compra. Quando realiza compras online, existem mais pontos que são analisados. Já comentamos nesse artigo como montar uma loja virtual com eficiência. Hoje trazemos dicas para manter bons resultados no seu e-commerce.

Para isso você deve estar sempre atento, principalmente com pontos que são determinantes na decisão de compra do cliente. São estes pontos que descrevemos neste artigo, identificando os erros mais cometidos neste tipo de venda.

Domínio pouco expressivo

Tome cuidado ao escolher o domínio da sua loja virtual. Este endereço fala muito sobre a sua empresa e é determinante na quantidade de acessos que o e-commerce terá.

O recomendado é que se coloque, além do nome da marca, alguma palavra-chave do segmento. Tudo isso em um domínio curto e que possa ser escrito facilmente, para que os clientes possam memorizar seu site em poucos segundos.

Pouco apelo visual

Quando digitamos um produto na internet, aparecem diversos e-commerces oferecendo o mesmo item. Para ganhar espaço e acessos, você deve contar com um bom design no seu site.

O layout da tela deve ser interessante e prender a atenção dos visitantes em poucos segundos. Para isso, crie uma identidade de marca forte, que englobe seu logotipo e cores da marca. Conte também com imagens bem editadas, alinhamento e bom tamanho dos elementos da página.

Ignorar a usabilidade do e-commerce

A usabilidade do seu e-commerce anda lado a lado com o layout visual, e jamais pode ser ignorada. De maneira geral, a usabilidade é a experiência que o visitante terá ao navegar no seu e-commerce.

Você deve verificar se os menus estão bem organizados, se a tela é intuitiva e direcionada o potencial cliente ao próximo passo, se o cadastro contém apenas os dados realmente relevantes (nada de criar cadastros extensos e com campos desnecessários).

Confira mais detalhes no nosso artigo “O que é User Experience – UX?clicando aqui.

Informações confusas ou incompletas

Andando junto com o layout e a usabilidade, fique atento ao modo como as informações são apresentadas no seu e-commerce. Elas devem estar claras e expressadas corretamente.

Esta dica vale tanto para os botões e os menus, bem como a organização das informações institucionais. Ofereça dados de contato completos, seja detalhista na página de Perguntas Frequentes e descreva corretamente sua Política de Trocas e Devoluções.

Lembre-se que fornecedor ao consumidor em potencial todas as informações de que ele precisa transmite credibilidade e aumenta a confiança na sua marca, facilitando o fechamento das vendas.

E-commerce: erros para jamais cometer na sua loja virtual

Apresentação breve dos produtos

Quando o cliente está em uma loja física, ele obtém informações sobre o produto, e pode vê-lo e tocá-lo. Como essa possibilidade não existe em um e-commerce, a apresentação dos produtos no site deve ser o mais detalhado possível.

Para caprichar na apresentação de cada item você deve tirar boas fotos do mesmo, sob vários ângulos diferentes. Compartilhe também dicas de uso e grave vídeos de demonstração sempre que possível.

Estes itens melhoram a experiência de compra do cliente, o que pode fazer toda a diferença do fechamento da venda!

Poucas opções de pagamento e frete

Quem compra pela internet busca facilidade e poder de decisão. Por isso, você deve oferecer diversas possibilidades no momento do fechamento da venda, quando o cliente escolhe a forma de pagamento e frete.

Inicialmente, você deve oferecer diversas opções de pagamento. Se for trabalhar com cartão de crédito, deve estar aberto para todas as bandeiras disponíveis. Se optar pelo boleto, o cliente pode estar esperando receber alguns dias até o vencimento da fatura.

Além disso, fique muito atento ao frete. Ofereça opções diferenciadas e informe com clareza as diferenças entre cada uma. Principalmente o valor do frete e o prazo de entrega devem ser apresentados com facilidade ao cliente.

Esquecer o atendimento ao cliente

Lembre-se que as pessoas confiam nas pessoas, não nos sites. Por isso, oferecer um atendimento personalizado para cada cliente é essencial para todo empreendimento, inclusive para as lojas virtuais.

Além de esclarecer as dúvidas mais comuns no seu site e oferecer todos os contatos possíveis para o cliente, prepare bem o seu pós-vendas. Você precisa estar disponível para esclarecer qualquer dúvida e prestar qualquer suporte sempre que o cliente precisar.

Oferecer diferentes canais de contato é importante para auxiliar na decisão dos consumidores indecisos e promover a fidelização dos clientes já existentes. Isto aumenta a credibilidade da sua loja virtual.

Para mais dicas sobre pós-vendas, acesse nosso artigo “Fidelizar clientes e transformá-los em fãs da marca – saiba como!clicando aqui.

Não gerenciar os dados

Para conhecer os resultados do seu e-commerce, você deve acompanhar de perto as informações de cada venda realizada. Este controle inclui o despacho da mercadoria ao cliente, a emissão de NF-e, o recebimento do valor pago na sua conta bancária, entre outros detalhes. Para controlar todos estes dados com eficiência, você deve contar com um bom software de gestão empresarial, que vai enviar os produtos diretamente para sua loja virtual, além de receber as vendas diretamente no sistema.

Tudo isso integrando todos os setores da empresa e aumentando a produtividade da sua equipe. Tudo pensado para melhorar seus resultados e facilitar a tomada de decisão estratégica sobre o negócio.

Concluindo

Os erros que podem existir na manutenção de um e-commerce são muitos, por isso, selecionamento nessa lista os principais. Esperamos que eles sejam uma boa base para aperfeiçoar e aumentar seus resultados.

Conte-nos sobre as suas experiências com a manutenção do seu e-commerce, comentando abaixo.

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