Ruptura de estoque: como evitar problemas para o seu varejo

Ruptura de estoque: como evitar problemas para o seu varejo

A ruptura de estoque é um problema muito serio enfrentado pelo varejo. Ele é responsável pela diminuição das vendas, insatisfação do cliente e pode fazer sua empresa perder competitividade no mercado.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é a ruptura de estoque e quando ela acontece. Também vamos mostrar como você pode evitar esse problema no seu estoque.

O que é ruptura de estoque?

Primeiramente, vamos entender o que isso significa: a ruptura de estoque é quando falta um determinado produto no expositor da loja. A ruptura refere-se ao momento em que o consumidor vai buscar o produto diretamente e não encontra o item. Por isso, esse problema é mais comum no varejo e é um grande responsável pela diminuição da competitividade.

Como combater a ruptura de estoque

Inicialmente, você deve estar sempre atento ao seu negócio e verificar se a ruptura está acontecendo na sua empresa ou não. Para descobrir isso você pode utilizar diversos indicativos, como comparar o número de itens em falta com o total de itens normalmente vendidos, acompanhar o giro de estoque, visualizar o gráfico de Curva ABC dos produtos (saiba mais aqui), ou outra informações de estoque que você tenha para análise.

Depois de identificar o problema, é necessário combatê-lo. Existem muitos e diferentes fatores que podem ocasionar a ruptura de estoque. Os motivos mais comuns são as compras mal planejadas, falta de analise da sazonalidade, e falta de organização física do estoque. Todos os fatores podem ser agravados por falta de controle do estoque, e falta da percepção do problema.

Utilizando a tecnologia para evitar problemas

Para controlar o seu estoque e evitar problemas como a ruptura de estoque, utilize a tecnologia a favor do seu negócio. Para lhe ajudar, preparamos uma planilha de controle de estoque especial para o varejo. Ela é simples e dinâmica, e pode ser o seu primeiro passo para o sucesso. Baixe agora mesmo:

 

BAIXE A PLANILHA GRATUITAMENTE

 

Concluindo

A ruptura de estoque é um problema sério para o varejo, e pode representar uma queda nas vendas. Por isso, fique atento e utilize uma ferramenta para lhe ajudar, e você estará no caminho no sucesso!

Você já teve problemas com a ruptura de estoque no seu varejo? Comente abaixo e participe da conversa!

Artigos Relacionados