Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A ruptura de estoque é um problema muito serio enfrentado pelo varejo. Ele é responsável pela diminuição das vendas, insatisfação do cliente e pode fazer sua empresa perder competitividade no mercado.

Por isso, preparamos este artigo para que você entenda o que é a ruptura de estoque e quando ela acontece. Também vamos mostrar como você pode evitar esse problema no seu estoque.

O que é ruptura de estoque?

Primeiramente, vamos entender o que isso significa: a ruptura de estoque é quando falta um determinado produto no expositor da loja. A ruptura refere-se ao momento em que o consumidor vai buscar o produto diretamente e não encontra o item. Por isso, esse problema é mais comum no varejo e é um grande responsável pela diminuição da competitividade.

Como combater a ruptura de estoque

Inicialmente, você deve estar sempre atento ao seu negócio e verificar se a ruptura está acontecendo na sua empresa ou não. Para descobrir isso você pode utilizar diversos indicativos, como comparar o número de itens em falta com o total de itens normalmente vendidos, acompanhar o giro de estoque, visualizar o gráfico de Curva ABC dos produtos (saiba mais aqui), ou outra informações de estoque que você tenha para análise.

Depois de identificar o problema, é necessário combatê-lo. Existem muitos e diferentes fatores que podem ocasionar a ruptura de estoque. Os motivos mais comuns são as compras mal planejadas, falta de analise da sazonalidade, e falta de organização física do estoque. Todos os fatores podem ser agravados por falta de controle do estoque, e falta da percepção do problema.

Utilizando a tecnologia para evitar problemas

Para controlar o seu estoque e evitar problemas como a ruptura de estoque, utilize a tecnologia a favor do seu negócio. Para lhe ajudar, preparamos uma planilha de controle de estoque especial para o varejo. Ela é simples e dinâmica, e pode ser o seu primeiro passo para o sucesso. Baixe agora mesmo:

 

BAIXE A PLANILHA GRATUITAMENTE

 

Concluindo

A ruptura de estoque é um problema sério para o varejo, e pode representar uma queda nas vendas. Por isso, fique atento e utilize uma ferramenta para lhe ajudar, e você estará no caminho no sucesso!

Você já teve problemas com a ruptura de estoque no seu varejo? Comente abaixo e participe da conversa!

Show Full Content
Anterior Controle de Estoque para Varejo: planilha gratuita para download
Próximo Erros comuns na gestão de estoque nas empresas de varejo

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como ganhar dinheiro no Carnaval? Se liga nas nossas dicas!

30 de janeiro de 2024
Fechar