Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Quais são os produtos mais estratégicos da sua empresa? Esta pergunta simples confunde a cabeça de muitos gestores, e aqueles que não conhecem a resposta podem estar com seu controle de estoque muito comprometido. Existem diversos métodos que auxiliam na busca por esta resposta, e em toda gestão de estoque da empresa. Uma boa opção é analisar a Curva ABC de seu estoque, que apresentará os produtos vendidos por importância.

Como muitos gestores não conhecem esta ferramenta, preparamos este artigo. Abaixo você poderá conferir o que é uma curva ABC e como ela pode ser utilizada no estoque, além de baixar uma planilha Excel para visualização.

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

O que é Curva ABC?

A Curva ABC é, de forma geral, uma maneira de categorizar o estoque. Seu objetivo é apresentar os produtos mais importantes para a empresa.

Para analisar corretamente este gráfico, é necessário entender o que cada letra representa:

  • A: são os produtos mais importantes, que representam até 80% das vendas da empresa;
  • B: referem-se aos produtos intermediários, que normalmente representam 15% das vendas;
  • C: são os produto de menor importância, que representam 5% das vendas.

Como utilizar a Curva ABC no controle de estoque

Analisar uma Curva ABC pode tornar a gestão do seu estoque cada vez melhor. A informações mais relevante desta análise é a importância dos itens no estoque. Isto permite planejar suas compras com eficiência, para que os produtos mais importantes sempre estejam disponíveis no estoque, e para que ele não fique abarrotado de produtos menos importantes.

Esta análise permite melhorar os investimentos realizados no estoque, assim como diversificar seu mix de produtos de forma inteligente. Ou seja, você poderá investir mais nos produtos A e menos nos produtos B e C. Assim, você emprega seus recursos financeiros de forma que sejam revertidos em futuras vendas.

Planilha Curva ABC de Estoque

Para que a análise do seu estoque seja ainda mais simples, preparamos uma planilha Excel de Curva ABC. Nela, você informará os dados dos produtos vendidos e com base nisso, a planilha montará o gráfico de Curva.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

A Curva ABC é uma ferramente pouco conhecida pelos gestores que estão iniciando seus negócios, mas é uma aliada muito importante. Ela permite entender seu estoque e traçar estratégias eficientes para manter uma boa rotatividade de produtos.

Esperamos que nossa planilha seja útil para seu controle de estoque. Se tiver dúvidas, comente abaixo.

Show Full Content
Anterior Tipo de Estoque: conheça os principais e como gerenciá-los
Próximo Como o engajamento da equipe reflete na gestão da empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades da versão 2.0.38 do SIGE Cloud

27 de agosto de 2018
Fechar