Erros comuns na gestão de estoque nas empresas de varejo

Erros comuns na gestão de estoque nas empresas de varejo

O estoque é uma parte essencial da satisfação dos clientes que entram no seu varejo. Por isso, fazer uma boa gestão de estoque tem se tornado cada vez mais importante para aumentar os lucros.

Quando a organização do estoque vai mal, muitos problemas podem aparecer. Por isso, preparamos este artigo com os principais erros de gestão que podem acontecer no estoque do seu varejo e como evitá-los. Confira!

Deixar as informações incompletas

Esse é um dos erros mais comuns quando falamos da gestão de estoque: deixar informações em branco e incompletas. Qualquer descuido da equipe pode gerar uma grande confusão, e isso vai prejudicar não só o controle de estoque, mas também os outros setores da empresa.

Não planejar o longo prazo

O planejamento é outro ponto crucial do controle de estoque para os varejistas. Quando a empresa não se planeja, pode encontrar dois graves problemas: excesso ou falta de produtos. Portanto, faça um planejamento de longo prazo considerando a sazonalidade e faça boas compras para evitar problemas.

Anotar os dados no papel

A tecnologia já faz parte das empresas, inclusive do varejo. Portanto, você não tem mais motivo para anotar as coisas no papel, pois este registro pode se perder ou não ser compreendido pelas outras pessoas.

Existem diversas formas para evitar o papel, como por exemplo, uma planilha Excel. Com ela você registra todos os dados instantaneamente e pode acompanhar o andamento do estoque facilmente. Preparamos uma planilha de controle de estoque para varejo que você pode baixar clicando abaixo:

 

BAIXAR PLANILHA GRATUITAMENTE

 

Não integrar a gestão de estoque aos demais setores

Outro erro comum no varejo é controlar cada setor da empresa de forma independente. Isso pode trazer graves conseqüências, por isso, é essencial que você faça a gestão do estoque de forma integrada com outros setores como compras e vendas, faturamento, entre outros.

Essa integração pode ser feita através do ERP SIGE Cloud, que otimiza todos os seus processos internos. Com isso o gestor tem informações mais confiáveis para tomar decisões estratégicas e evita situações como erros de informação, retrabalhos e prejuízos.

Concluindo

Realizar uma boa gestão de estoque exige foco e dedicação, e traz inúmeros benefícios para a empresa. Portanto fique atento aos principais erros deste setor e garanta o sucesso do seu negócio!

Como está a gestão de estoque na sua empresa? Comente abaixo suas experiências e opiniões!

Artigos Relacionados