Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Se acaso você atua no mundo dos negócios, independente de ter uma micro, pequena ou média empresa, já deve ao menos ter ouvido falar na Endeavor.

Seja por seus conteúdos riquíssimos, por seus cursos online, seus eventos ou mesmo pelo grande legado desta instituição de estímulo ao empreendedorismo, a organização Endeavor tem muito a nos ensinar neste momento em que estamos enfrentando uma das maiores crises da última década.

Com a chegada da pandemia de Coronavírus, comércios, indústrias, prestadores de serviços e a população como um todo, precisaram parar suas atividades. De modo abrupto, a economia que parecia dar sinais de reação, após meses movimento fraco e dólar nas alturas, agora precisa encarar um novo obstáculo: a quarentena realizada para amenizar os efeitos do COVID-19.

Nesse sentido, nem mesmo as mais diversas medidas anticrise anunciadas pelo Governo Federal e pelos principais bancos do país, são suficientes para sanar as dúvidas e definir novas perspectivas para empresas que já cogitam demissões e sentem na pela os efeitos do rombo em seu fluxo de caixa.

Nessa lógica, contar com a expertise de uma instituição como a Endeavor ajuda a entender onde estamos e o que podemos fazer para que nossas empresas possam superar efetivamente o caos causado pela paralisação geral nestes dias.

O que é a Endeavor?

Criada no final da década de 1990, nos Estados Unidos, a organização sem fins lucrativos sediada em Nova York tem como principal objetivo orientar e impulsionar empreendedores com potencial de impacto econômico e social.

Atualmente, a instituição possui mais de 20 escritórios afiliados na América Latina, Oriente Médio, Sudeste Asiático, África e Europa.

Endeavor no Brasil

No Brasil, a Endeavor tem um de seus escritórios mais movimentados do mundo. Apoiando uma grande gama de empreendedores que estão liderando negócios nos mais diversos segmentos.

Por certo, todo o trabalho de mentoria, consultoria e desenvolvimento de negócios realizado pela Endeavor está baseado em em três pilares: encontrar empreendedores considerados referência tanto socialmente como em seu ramo de atuação; promover conhecimento e transmitir a os valores da inovação; e atuar como uma mentoria econômica para apoiar os empreendedores frente às adversidades do mercado.

Como funciona o processo seletivo para entrar no time Endeavor?

Se acaso você ficou interessado e deseja fazer parte do seleto grupo de empresas que formam o time assessorado pela Endeavor, saiba que o caminho é árduo.

De acordo com dados levantados pela própria instituição, aproximadamente 5.000 empreendedores são avaliados por ano. No entanto, menos de 1% é selecionado. Ou seja, o processo seletivo é realmente rigoroso e visa encontrar as chamadas Scale-ups, organizações que utilizam os modelo escalável para produzir negócios de alto impacto.

Nessa lógica, o processo seletivo busca identificar nos detalhes, a maturidade do negócio, seus diferenciais competitivos e, sobretudo, suas chances de crescimento exponencial.

Como a Endeavor pode ajudar sua empresa a enfrentar a crise?

Frente à uma crise sem precedentes, que assola as mais diversas economias em todo o mundo. Mesmo que não haja um manual de como proceder diante de uma doença que ainda está em fase de análise, mas que vem dizimando populações, mesmo em países desenvolvidos, o medo e a insegurança de o que fazer tomam conta das nações. Logo, empresários dos mais diversos segmentos precisam tomar atitudes para o bem de seus negócios, para a manutenção de empregos e para que a economia não entre em colapso.

Dessa forma, a organização Endeavor, que tem atuação em todo o mundo, criou um completo documento que reúne as medidas práticas tomadas por Scale-ups em países que enfrentam a pandemia de COVID-19 em diferentes estágios. Desse modo, este documento que está sendo atualizado diariamente, traz dicas importantes de empresas que têm mais experiência e que podem sim, ser utilizadas pelo seu negócio a fim de minimizar os impactos negativos gerados pelo momento que estamos vivendo.

A seguir, apresentaremos 10 dessas dicas para que você possa analisar e adaptar a sua realidade, beneficiando a sua empresa, os seus colaboradores e protegendo a sociedade.

Confira!

10 Conselhos Endeavor para superar os efeitos do Coronavírus

  1. Funcionários, investidores e clientes estão esperando seu posicionamento: faça de forma precisa, realista e voltada para a ação.
  2. Aja rápido, não é tempo para subestimar o que está acontecendo. Garanta o distanciamento social do seu time por meio do trabalho remoto.
  3. Comunique em excesso: Os dias viraram horas, por isso, demonstre empatia e transparência, comunicando o time com mais frequência.
  4. Considere que o pior vai acontecer: Se não acontecer, ótimo, você se preparou. Mas se piorar, você estará à frente de todo mundo.
  5. A Medida provisória 927/20 dispensa o registro prévio da alteração do contrato de trabalho, mas é aconselhável assinar um termo de consentimento com todos os colaboradores que optarem por trabalho remoto.
  6. Em caso de férias coletivas, faça um aviso prévio de 48 horas, dispensada a notificação ao governo ou sindicatos. É possível conceder por períodos curtos como de 5 dias.
  7. Defina quais resultados e entregas esperadas para cada função: No modelo remoto, você não poderá controlar horário de trabalho, ou tempo online, mas terá visibilidade pelas entregas e critérios de sucesso definidos com cada um.
  8. Envolva as lideranças e seja transparente com a situação do caixa, definindo quais ações serão tomadas e qual o período pra novas avaliações e decisões.
  9. Foque o core do seu negócio que já está validado e é lucrativo. Manter um cliente é mais fácil que adquirir outro. Busque formas de engajar a base de clientes ativos.
  10. Busque renegociar prazos de carência e taxas nos bancos: Mas evite prejudicar sua análise de crédito – eles serão os seus principais credores nos próximos meses. Não transforme uma crise de liquidez em uma crise de crédito.

Como mencionamos anteriormente, estas 10 recomendações são levantamentos criados a partir de ações efetivamente tomadas por empresas que, assim como a sua, estão encarando uma crise desconhecida e tentando superar os obstáculos por ela impostos.

Esperamos que este conteúdo possa lhe ajudar na tomada de decisão. E, caso você deseje conhecer mais conteúdos para minimizar os efeitos da pandemia no Brasil. Recomendamos a leitura do artigo: 7 dicas para sua empresa enfrentar a Crise Financeira do Coronavírus.

Show Full Content
Anterior Catálogo Virtual: uma forma certeira de continuar vendendo mesmo à distância
Próximo Como gerenciar o seu estoque em meio à Pandemia?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Saiba como adequar sua empresa ao Bloco K do SPED Fiscal

28 de dezembro de 2015
Fechar