24 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

A gestão por competência é um modelo de gestão de pessoas que se baseia em identificar quais são as habilidades organizacionais críticas para o sucesso do negócio, transformá-las em competências profissionais e desenvolvê-las nas equipes. Esse modelo vem sendo adotado gradativamente pelas organizações para eliminar as possíveis lacunas existentes na empresa, de forma a assegurar uma equipe sempre preparada para novos desafios. Pronto para aprender como a gestão por competência funciona e como ela pode ajudar a sua empresa? Então vamos lá:

O que é e como funciona a gestão por competência?

A gestão por competência é um sistema desenvolvido com base na identificação, nogerenciamento e no alinhamento entre as habilidades organizacionais mais importantes para o sucesso da empresa e os perfis profissionais que mais se adequam a essas necessidades, proporcionando, assim, melhores resultados ao negócio. Esse processo se dá por meio da avaliação de pontos fracos e de oportunidades de melhoria, além da eliminação de lacunas e da integração de conhecimento.

Trata-se de uma alternativa arrojada, especialmente se comparada aos modelos gerenciais tradicionais. A principal diferença está no direcionamento de esforços e recursos para planejar, desenvolver, analisar e mensurar, em todos os níveis da organização, quais são as competências mais exigidas e necessárias para atingir as metas e os resultados previamente estipulados.

Para implementar esse modelo de gestão, é essencial estabelecer quais são as habilidades mais exigidas e valorizadas dentro da empresa, de modo que os colaboradores compreendam quais aspectos devem ser trabalhados para não só alcançar como para superar as expectativas da organização quanto a produtividade, comportamentos e atitudes.

Processos influenciados pela gestão de competência

Os processos internos são bastante influenciados por esse modelo de gestão, principalmente aqueles relacionados à identificação do potencial dos colaboradores e seu desenvolvimento, visando a construção de equipes de alta performance. Vamos dar uma olhadinha em alguns?

Avaliação

A avaliação dos colaboradores deve ser feita com base nas competências mapeadas, visando mensurar o grau de encaixe entre as necessidades da empresa e a performance efetiva do colaborador.

Treinamento

É importante realizar o planejamento de treinamentos por meio da análise de perfil dos profissionais e das competências mapeadas, para que todos adquiram conhecimentos e desenvolvam habilidades relevantes para o negócio.

Seleção

O processo seletivo precisa estar fundamentado no perfil definido para a vaga, com grande detalhamento sobre conhecimentos técnicos e competências comportamentais, assegurando o alinhamento entre as características do novo colaborador e as exigências do cargo.

Remuneração

As políticas internas devem ser adequadas para remunerar os colaboradores conforme rendimento e competências desenvolvidas.

Monitoramento

É necessário monitorar os resultados das ações para desenvolvimento das competências dos colaboradores, de modo a confirmar a eficiência e a assertividade das práticas adotadas. Assim, acompanhar as avaliações, o rendimento e a evolução dos profissionais é uma atividade complementar a esse modelo de gestão.

Benefícios da gestão por competência

A implantação de práticas de gestão por competência é capaz de trazer diversos benefícios para a empresa. Dentre eles, podemos citar:

  • Favorece uma melhor performance dos colaboradores;
  • Identifica as necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Incentiva práticas de reconhecimento;
  • Esclarece quais são os valores e os objetivos da empresa;
  • Garante uma avaliação de desempenho mais assertiva;
  • Propicia condições para o crescimento profissional;
  • Contribui para relacionamentos interpessoais mais produtivos;
  • Colabora para os níveis de motivação e engajamento da equipe;
  • Explora as potencialidades de cada colaborador;
  • Fomenta o foco em resultados.

Agora que você já aprendeu como funciona a gestão por competências, só falta colocá-la em prática, não é verdade? Pois faça uma experiência e volte aqui para nos contar sobre os resultados!

Show Full Content
Anterior Mulheres empreendedoras: conheça seus desafios
Próximo Segurança da Informação: como você protege seus dados?

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidade: facilitamos os ciclos de cobrança no SIGE Cloud!

30 de agosto de 2018
Fechar