2 de junho de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Na era em que vivemos, a informação é o bem mais valioso para as empresas, já que, todos os dias, os mais diversos dados servem como base para a tomada de decisões importantes, agregando ainda mais qualidade para seus produtos e serviços. Assim, é simplesmente essencial se preocupar com a segurança da informação dentro da organização. E é por isso que, no post de hoje, você vai aprender direitinho como proteger melhor os dados do seu empreendimento e ver como a tecnologia pode auxiliar nesse processo. Vamos lá?

O que é segurança da informação?

A todo momento nos deparamos com o termo segurança da informação por aí, não é mesmo? Mas ainda há quem não entenda seu verdadeiro significado. Essa história tem fim agora. A segurança da informação, uma das atribuições da tecnologia da informação, é responsável por proteger os dados de uma empresa para que ela não perca seu valor por pura perda ou por roubo de informações. Existem muitos casos de organizações que chegaram à falência após perderem todos os seus dados em incêndios ou outros desastres quaisquer. A partir do momento que as empresas tomam conhecimento disso, entendem como a segurança da informação é importante e passam a tomar as medidas cabíveis para que seja tratada como prioridade, evitando se tornar mais um case de insucesso.

Como proteger meus dados?

Proteger os dados de uma empresa pode até parecer uma tarefa simples, mas se o backup não for feito da maneira correta, ela está sujeita a riscos. Fazer cópias manuais dos arquivos em discos rígidos externos ou pendrives, por exemplo, não é uma estratégia eficaz. Além de serem sensíveis a quedas, variações de temperatura e demais situações eventuais, esses dispositivos têm vida útil relativamente curta. Isso sem contar que ainda existe o risco de serem furtados ou extraviados. A moral da história é: tratando-se de dados realmente importantes para o negócio, nada de confiar em cópias manuais. Por isso, é preciso contar com soluções profissionais de backups para empresas, com políticas específicas devidamente definidas para os documentos e para a realidade do negócio.

Além disso, um conceito que surgiu no mercado há alguns anos e vem melhorando drasticamente as opções de segurança das empresas é a computação em nuvem. Por ser capaz de simplificar o processo de backup, os servidores e a infraestrutura em geral, a nuvem é uma forte aliada da segurança da informação. Por meio da computação em nuvem as empresas conseguem, muitas vezes, reduzir custos e aumentar sua mobilidade.

Por que substituir as planilhas por um ERP?

Um ERP é um sistema integrado capaz de armazenar todas as informações da sua empresa, além de controlar o processo de venda do seu produto ou serviço. Isso significa que ele armazena dados de funcionários, fornecedores, clientes, produtos, serviços, notas fiscais, contratos e assim por diante.

Por isso, é muito mais eficiente que planilhas, que exigem um controle manual super trabalhoso e passível de erros graves. São muitos os benefícios que um ERP pode proporcionar para uma empresa, indo desde a melhoria na gestão e no controle dos processos até o aumento da competitividade no mercado – clique aqui para saber mais.

Concluindo

Proteger os dados da empresa é uma tarefa que exige empenho de todos e é absolutamente essencial para o negócio. Por isso, não deixe para se preocupar com a segurança da informação só após algum acontecimento desagradável, ok? Mantenha sua empresa prevenida!

E não deixe de comentar aqui para nos contar como você garante a segurança dos seus dados hoje em dia! Qual das nossas dicas colocará em prática desde já? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Show Full Content
Anterior Gestão por Competência: o que é e como aplicar na empresa
Próximo Dia Mundial do Rock: 8 rockeiros empreendedores

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas para reduzir as horas extras dos seus funcionários

12 de fevereiro de 2018
Fechar