9 de agosto de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Em qualquer loja, o fechamento de caixa é uma tarefa rotineira, realizada sempre no final do dia. Esta atividade, que envolve atenção, refere-se a conferência de valores e operações realizadas, para concluir se o valor apresentado no caixa está correto.

Embora pareça um controle simples, ele costuma gerar diversas dúvidas e pode gerar grandes transtornos quando não é realizado corretamente.

Por isso, preparamos este artigo com dicas sobre como fazer o fechamento de caixa diário corretamente. Assim, o operador de caixa ou empreendedor evita erros, além de aproveitar nossa planilha que vai facilitar este processo.

4 passos para o fechamento de caixa diário

Não importa quantos operadores de caixa sua empresa tenha, é essencial que o caixa sempre seja fechado corretamente e que os valores estejam corretos. Por isso, veja alguns passos básicos deste processo:

1º Passo: Abertura do caixa

Para iniciar o controle diário do caixa, deve-se começar realizar a abertura do caixa. Este procedimento, que normalmente é realizado junto ao inicio de atendimento da loja, refere-se ao controle do valor inicial de reserva (fundo de troco ou valor de encaixe).

Este valor refere-se a uma pequena quantia que fica disponível ao operador para realizar as primeiras transações do período. Normalmente, são cédulas de pequeno valor e moeda, utilizadas principalmente para dar troco aos clientes.

2º Passo: Registre todas as movimentações

Depois de abrir o caixa com o valor de reserva, você pode começar a realizar operações no caixa. Durante todo o período em que o caixa estiver aberto, é fundamental que se registre todas as transações realizadas, sejam elas de entradas ou saídas.

É importante que você lance todas as informações no momento em que elas acontecem, pois assim você não esquece nenhum detalhe. Além disso, junte e guarde todos os comprovantes existentes (vendas via cartão, cheques, tickets, entre outros). Para facilitar, sugerimos que você separe os comprovantes por tipo de transação.

Além das vendas, você também deve registrar todas as sangrias, reforços e devoluções realizadas no caixa. Ou seja, toda vez que você adicionar troco no caixa, ou retirar valores para guardar em um local mais seguro, registre os valores corretamente.

Conheça mais sobre sangria e reforço em nosso artigo “Movimentos para controle financeiro na frente de caixa da sua lojaclicando aqui.

3º Passo: Conferência dos valores

Quando você decide fechar o caixa, a maneira mais correta é contar os valores separadamente por tipo de transação (dinheiro, cartão, cheque, reforço, sangria, etc). Essa contagem de forma diferenciada é importante para que você note possíveis divergências e descubra suas causas.

Outra forma de evitar divergências no fechamento de caixa é executar este processo todo final de expediente ou quando houver troca de operador. Assim, se houver qualquer coisa errada, será mais fácil para o operador lembrar o que aconteceu. Deixando para o dia seguinte, fica mais difícil entender o que pode ter acontecido.

4º Passo: Concluindo o fechamento de caixa

Depois de conferir os valores, você deve concluir o fechamento de caixa realizando uma conta básica:

  • Some todas as entradas (Valor de reserva + Vendas + Reforços)
  • Some o total de saídas (Sangrias + Devoluções)
  • Subtraia as saídas das entradas.

O valor total desta conta deve ser o valor disponível no caixa. Normalmente, este total será o valor de reserva que iniciará o seu caixa no dia seguinte.

Planilha para download

Para que você possa registrar todas as movimentações no momento em que elas forem realizadas, e já acompanhar o valor final do caixa, preparamos uma planilha Excel.

Com ela, você irá incluir todas as vendas, reforços, sangrias e devoluções do dia. Estes valores gerarão automaticamente o seu valor final de caixa no dia.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Realizar o fechamento de caixa diariamente é essencial em qualquer comércio, assim como nas demais empresas. Este tipo de controle facilita os controles diários sobre o negócio e aumenta a produtividade da equipe. Assim, você pode dedicar mais tempo para o crescimento da sua empresa!

Agora compartilhe suas experiências conosco: tem conseguido fazer o fechamento de caixa? Comente suas dúvidas e experiências abaixo!

Show Full Content
Anterior Como lidar com pedidos de desconto e vender pelo melhor preço
Próximo Mercadorias Paradas: como lidar com este problema no estoque

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como Configurar as Mensagens Automáticas do Mercado Livre

10 de setembro de 2018
Fechar