Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A maioria das empresas de comércio, principalmente com atendimento ao consumidor final, trabalha com ao menos uma Frente de Caixa. Normalmente o atendimento realizado na frente de caixa é o último que o cliente receberá, pois é onde ele efetuará o pagamento dos itens adquiridos e receberá a nota fiscal destes mesmos itens.

Porém é importante manter um bom controle sobre esta frente de caixa. Este controle deve ser constante e efetivo pois é através deste canal que será movimentado um grande montante de reais, em um curto espaço de tempo. Por isso duas medidas podem ser adotadas: sangria e reforço de caixa.

Sangria de caixa

A sangria de caixa consiste em retirar dinheiro do caixa, com a transferência destes valores para outro local considerado “mais seguro”. Pode ser definido um limite de valor para permanecer no caixa, então quando o valor ultrapassar este limite será necessário realizar uma sangria. Podem ser realizadas mais de uma sangria de caixa no decorrer do período, para que não fique muito valor na gaveta da frente de caixa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Reforço de caixa

A situação de reforço de caixa é o contrário da sangria. Nesta situação você colocará mais dinheiro no caixa. A situação mais comum de reforço de caixa é quando existe falta de troco, então o suprimento do caixa será realizado colocando mais troco na gaveta disponível. Normalmente esta operação é realizada pelo gerente ou chefe do setor, que traz o valor de reforço até a frente de caixa.

Se você busca uma alternativa para controlar os lançamentos financeiros, disponibilizamos uma Planilha Gratuita de Fechamento de Caixa. Com ela você pode acompanhar todos os valores que entram e saem da sua empresa diariamente.

Frente de caixa com emissão de NFC-e

A utilização de um sistema de gestão pode ser útil neste processo de controle de caixa, pois irá automatizar seu processo. Por isso, você poderá contar com o Sige Lite, que possui um completo módulo de ponto de venda, onde pode realizar a abertura de caixa, lançar as vendas emitindo a NFC-e, realizar reforços e sangrias, e concluir com o fechamento de caixa.

Tudo isso poderá ser feito mesmo sem conexão com a internet e sem custos. Isso mesmo, ele é gratuito!

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Confira também nossos artigos sobre a emissão de NFC-e clicando aqui.

Esperamos que nosso artigo ajude a esclarecer a importância da sangria e do reforço para o seu caixa. Se tiver qualquer dúvida ou sugestão, comente abaixo!

Show Full Content
Anterior Faturamento: dicas infalíveis para receber parcelas em dia
Próximo Principais dúvidas do empreendedor ao montar seu negócio

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como escolher a melhor opção em ERP para minha empresa?

17 de junho de 2015
Fechar