Lucratividade: o que representa e como calcular a sua

Lucratividade: o que representa e como calcular a sua

A lucratividade é um indicador muito importante na analise do seu negócio. Além de permitir acompanhar uma visão clara da saúde financeira da empresa, ela também vai mostrar os números dos ganhos obtidos sobre as vendas realizadas.

Preparamos este artigo para que você entenda melhor o que é a lucratividade e como calcular este indicativo. Além disso, você poderá baixar gratuitamente uma planilha Excel que facilita este cálculo e entender a diferença entre lucratividade e rentabilidade.

O que é lucratividade?

A lucratividade é um indicativo importante para saber se o negócio está tendo um bom resultado em sua operação. Ela representa o lucro obtido com os produtos vendidos em relação à receita total.

É importante lembrar que este conceito é diferente do lucro, que representa a receita das vendas menos as deduções – leia mais aqui. Já a lucratividade considera os produtos sobre a receita total, e mostra se as suas vendas são suficientes para pagar sua operação e ainda gerar lucro.

Como calcular

Como citamos, a lucratividade é basicamente o lucro obtido pela venda dos produtos em relação à receita bruta. Normalmente é apresentada em percentual, e seu calculo obedece à seguinte formula:

LUCRATIVIDADE = (LUCRO LÍQUIDO / RECEITA BRUTA) x 100

Para facilitar o cálculo, preparamos uma planilha Excel. Com ela você pode calcular a sua Margem de Contribuição e também a Lucratividade. Ela é muito simples e intuitiva, e esta disponível gratuitamente pelo botão abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Diferença entre lucratividade e rentabilidade

A lucratividade e rentabilidade são indicadores que todo gestor deve acompanhar, e que acabam gerando muitas dúvidas. Ambos consideram o lucro líquido do seu negócio no calculo, porém, enquanto a lucratividade considera a receita bruta, a rentabilidade considera os investimentos.

Embora sejam diferentes, os dois indicadores são complementares e possuem relações entre si. Conhecer ambos significa que o gestor tem um absoluto controle sobre os dados, e a partir disso pode fazer analises e tomar as decisões certas para o negócio.

Concluindo

Acompanhar o indicativo de lucratividade é essencial para que o gestor saiba como está o andamento do seu negócio. Com base nestes dados é possível fazer previsões, e tomar decisões que ajudem a melhorar os números do negócio.

Ficou com alguma dúvida sobre a lucratividade ou sobre a planilha? Comente abaixo para que possamos esclarecer!

Artigos Relacionados