Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Como já citamos em diversos artigos, é necessário planejamento estratégico em todas as áreas da empresa. Isso também vale para o controle de estoque! Porém, quando o planejamento não ocorre, pode aparecer o grande problema de mercadorias paradas.

Lembre-se que mercadorias paradas representam dinheiro que não esta circulando na empresa, o que pode ser um sinal de grande prejuízo. Portanto, quando não existe planejamento e esta situação acontecer, existem algumas atitudes para mudar este cenário.

Preparamos este artigo com algumas dicas para lidar com mercadorias paradas e aumentar o giro do seu estoque. Confira nossas dicas e inicie agora mesmo uma melhor gestão do seu estoque.

Controle todo o giro de estoque

O primeiro passo para lidar com mercadorias paradas é conhecê-las. Ou seja, é fundamental saber o que você tem em excesso no estoque, e a quanto tempo as mercadorias estão paradas no seu depósito.

Este tipo de levantamento vai ajudá-lo a definir suas ações estratégicas e vender primeiro os produtos que estão no estoque há mais tempo ou que representam mais custos para a empresa. Aproveite este levantamento para também acompanhar quais produtos tem mais giros e saem mais facilmente do estoque, para que eles nunca faltem no seu depósito.

Este controle de produtos deve ser realizado em toda nova compra e todas as vendas, de forma instantânea. Assim, você acompanha seu giro de estoque em tempo real e evita tomar decisões que compliquem sua gestão de estoque.

Acompanhe todos os custos com o estoque

Que comentamos anteriormente que toda mercadoria parada no estoque representa um custo para a empresa. Mas você sabe quanto este valor representa na sua empresa?

Faça todos os cálculos necessários para conhecer este valor. Considere os custos de manutenção do estoque, incluindo os recursos utilizados e remuneração das pessoas que controlam o estoque. Após, veja quanto cada produto representa dentro desse custo.

Caso você faça uma promoção para liquidar as mercadorias paradas do estoque, é importante conhecer este custo. Assim, você pode definir um desconto que não lhe de prejuízo.

Promova vendas das mercadorias paradas

Uma forma de lidar com as mercadorias paradas no estoque é realizar uma promoção para vender estes itens. Uma promoção de vendas atrai consumidores e aumenta as vendas no curto prazo.

Por isso, esta estratégia pode ser utilizada para aumentar as receitas da empresa e também liberar espaço no estoque. Além disso, pode ser uma boa opção para atrair clientes que não conhecem sua empresa e aumentar sua chance de fidelizá-los.

Veja mais dicas no artigo “Promoção de vendas: como, quando e porque fazerclicando aqui.

Concluindo

As mercadorias paradas no estoque podem representar um grande prejuízo para a empresa. Porém, com um bom planejamento e um controle constante sobre as informações, você pode virar este jogo!

Você teria mais alguma dica para acrescentar neste artigo? Comente abaixo e auxilie diversos empreendedores no controle de estoque.

Show Full Content
Anterior Fechamento de Caixa Diário: planilha Excel para download
Próximo Como realizar um bom controle de estoque em uma loja física

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como se organizar? Temos dicas e uma planilha especial para você!

1 de junho de 2016
Fechar