Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Como já citamos em diversos artigos, é necessário planejamento estratégico em todas as áreas da empresa. Isso também vale para o controle de estoque! Porém, quando o planejamento não ocorre, pode aparecer o grande problema de mercadorias paradas.

Lembre-se que mercadorias paradas representam dinheiro que não esta circulando na empresa, o que pode ser um sinal de grande prejuízo. Portanto, quando não existe planejamento e esta situação acontecer, existem algumas atitudes para mudar este cenário.

Preparamos este artigo com algumas dicas para lidar com mercadorias paradas e aumentar o giro do seu estoque. Confira nossas dicas e inicie agora mesmo uma melhor gestão do seu estoque.

Controle todo o giro de estoque

O primeiro passo para lidar com mercadorias paradas é conhecê-las. Ou seja, é fundamental saber o que você tem em excesso no estoque, e a quanto tempo as mercadorias estão paradas no seu depósito.

Este tipo de levantamento vai ajudá-lo a definir suas ações estratégicas e vender primeiro os produtos que estão no estoque há mais tempo ou que representam mais custos para a empresa. Aproveite este levantamento para também acompanhar quais produtos tem mais giros e saem mais facilmente do estoque, para que eles nunca faltem no seu depósito.

Este controle de produtos deve ser realizado em toda nova compra e todas as vendas, de forma instantânea. Assim, você acompanha seu giro de estoque em tempo real e evita tomar decisões que compliquem sua gestão de estoque.

Acompanhe todos os custos com o estoque

Que comentamos anteriormente que toda mercadoria parada no estoque representa um custo para a empresa. Mas você sabe quanto este valor representa na sua empresa?

Faça todos os cálculos necessários para conhecer este valor. Considere os custos de manutenção do estoque, incluindo os recursos utilizados e remuneração das pessoas que controlam o estoque. Após, veja quanto cada produto representa dentro desse custo.

Caso você faça uma promoção para liquidar as mercadorias paradas do estoque, é importante conhecer este custo. Assim, você pode definir um desconto que não lhe de prejuízo.

Promova vendas das mercadorias paradas

Uma forma de lidar com as mercadorias paradas no estoque é realizar uma promoção para vender estes itens. Uma promoção de vendas atrai consumidores e aumenta as vendas no curto prazo.

Por isso, esta estratégia pode ser utilizada para aumentar as receitas da empresa e também liberar espaço no estoque. Além disso, pode ser uma boa opção para atrair clientes que não conhecem sua empresa e aumentar sua chance de fidelizá-los.

Veja mais dicas no artigo “Promoção de vendas: como, quando e porque fazerclicando aqui.

Concluindo

As mercadorias paradas no estoque podem representar um grande prejuízo para a empresa. Porém, com um bom planejamento e um controle constante sobre as informações, você pode virar este jogo!

Você teria mais alguma dica para acrescentar neste artigo? Comente abaixo e auxilie diversos empreendedores no controle de estoque.

Show Full Content
Anterior Fechamento de Caixa Diário: planilha Excel para download
Próximo Como realizar um bom controle de estoque em uma loja física

1 thought on “Mercadorias Paradas: como lidar com este problema no estoque

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Quais são os benefícios em ter um ERP na sua empresa?

23 de abril de 2015
Fechar