21 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Sabia que nem sempre a experiência traz eficiência? Já devidamente reconhecidas dentro do mercado em que atuam, muitas empresas tradicionais têm cometido erros primários que acabam por comprometer toda a gestão do negócio.

Se você está entrando agora no mundo do empreendedorismo ou apenas quer aprender com as falhas alheias para não cometê-las você mesmo, dê uma olhadinha nos 5 erros de gestão listados neste post e saiba como evitá-los! Confira:

Falta constante de inovação

Em um mercado cada vez mais saturado e de concorrência extremamente acirrada, o comodismo pode se tornar um erro fatal de gestão para qualquer empresa, até as mais tradicionais e estabelecidas. Nesses casos, parece que todo o esforço de inovação é perdido assim que as organizações conseguem alcançar seus objetivos e chegar a um patamar de reconhecimento e rendimentos mais elevado.

Inovar é um processo contínuo que permite que você se destaque da concorrência. Por isso, nunca deixe de pensar em estratégias de atualização para seu negócio, seja aprimorando processos, desenvolvendo novos produtos ou modernizando serviços.

Nenhum feedback à equipe

Lembre-se de que os colaboradores precisam conhecer seu próprio desempenho. Pode até ser que o rendimento da equipe esteja abaixo das suas expectativas, mas procure priorizar os feedbacks positivos, destacando os pontos fortes dos funcionários antes de apresentar uma crítica. Também é importante que você se disponha a ajudá-los nos pontos que precisam ser melhorados.

Aproveite para pedir um feedback dos colaboradores em relação à sua gestão, além de perguntar qual é a opinião deles sobre o atual funcionamento da empresa. Desse modo vocês podem trabalhar juntos na busca de melhores resultados. Você vai ver como essa aproximação já trará ótimos resultados para a produtividade do time!

Descontrole na gestão financeira

Por incrível que pareça, são muitas as empresas tradicionais que se encontram imersas em uma completa desorganização financeira. O controle das finanças é um exercício diário de todo e qualquer negócio, independentemente de seu tamanho ou de seu tempo de atuação no mercado.

Se não há um entendimento adequado das planilhas, dos gastos e dos lucros, como é possível medir os rendimentos, separar o capital de giro e realizar medidas de expansão da empresa? Invariavelmente os processos estão interligados, o que faz a desorganização de um impactar, direta ou indiretamente, no outro e assim por diante.

Negligência na gestão do estoque

Outro erro bastante comum cometido por empresas tradicionais é a falta de controle no gerenciamento do estoque. É simplesmente imprescindível que o empreendedor saiba exatamente como está a movimentação de produtos em seu depósito, a fim de conseguir, em tempo hábil, encomendar mais matérias-primas ou parar de pedir determinado tipo de mercadoria por ter estocado em excesso, por exemplo.

Com um controle de estoque eficiente, você ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio por eliminar gastos desnecessários e facilitar o planejamento dos suprimentos básicos para o pleno funcionamento dos processos da empresa.

>> Baixe aqui a planilha para Controle de Estoque <<

Estratégias e divulgação desatualizadas

Certamente as empresas tradicionais que conseguiram ser reconhecidas em sua área de atuação conseguiram chegar longe com o uso de estratégias de comunicação eficientes, certo? Porém, assim como o mercado, as relações de consumo também se transformam constantemente. E um erro grave de gestão de algumas dessas empresas é acreditar que as mesmas estratégias de marketing e gestão utilizadas com êxito no início do negócio ainda servem para o mercado atual.

A atualização dessas estratégias o ajuda a se aproximar mais do seu público consumidor. Além disso, lembre-se de que é necessário fidelizar aqueles clientes que já conhecem e consomem o seu produto. Sem esse cuidado básico, sua empresa será apenas mais uma em meio a tantas outras.

Concluindo

Que essa listinha de erros de gestão cometidos por empresas tradicionais sirvam de lição para que você repense o gerenciamento do seu negócio. Então fique atento a esses problemas e aumente cada vez mais suas chances de sucesso!

E não deixe de comentar aqui para dividir conosco suas opiniões, dúvidas e sugestões para enriquecer nosso post!

Show Full Content
Anterior Gestão de estoque: por que codificar produtos é importante
Próximo DRE: dicas para utilização e modelo de planilha para download

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

DIFAL: planilha para calcular o diferencial de alíquota do ICMS

4 de agosto de 2016
Fechar