Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O telefone celular foi criado comercialmente nos anos 80, pelo empregado da Motorola, Martin Cooper. O celular foi criado em abril de 1973, mas só foi apresentado ao público em 03 de abril de 1974 – um ano após a sua criação. O modelo em questão era o Motorola DynaTAC 8000X, que possuía 25 centímetros de comprimento e sete centímetros de largura, pesava um quilo e sua bateria durava 20 minutos.

Na mesma ocasião foi realizada a primeira chamada telefônica de um celular móvel. De pé, perto do hotel New York Hilton, Cooper fixou uma estação base no outro lado da rua e ligou para seu concorrente, Joel Engel, engenheiro da AT & T.

Linha do tempo do telefone celular

1984 – somente uma década após a apresentação do primeiro telefone celular que ele começou a ser comercialmente oferecido ao publico. A Motorola liberou o Motorola DynaTAC ao público com um teclado numérico de base, um display de uma linha e bateria com apenas uma hora de duração.

O DynaTAC 8000X que era comercializado tinha 33 cm de altura, 4,5 cm de largura e 8,9 cm de espessura. Pesava 794 g e podia memorizar até 30 números. Tinha tela de LED e funcionava na rede analógica, e o serviço de voz que custava, em média, US$ 50 por mês.

1989 – mais um lançamento da Motorola revolucionou o mercado. Era o MicroTAC, onde o dispositivo de captura de voz era dobrado sobre o teclado. Esse modelo tinha 9 cm de comprimento e pesava menos de 0,5 kg.

Os anos 90 foram revolucionários e moldaram o tipo de tecnologia de celular usamos até hoje. Em 1993 a IBM e a BellSouth se uniram para lançar o Comunicador Pessoal Simon, o primeiro telefone celular com funcionalidades de PDA, ou seja, além de enviar e receber chamadas de voz, ele também funcionava como livro de endereços, calculadora, pager e fax. Além disso, foi a primeira vez que o touchscreen foi utilizado, onde os clientes podiam usar os dedos ou uma caneta para fazer chamadas e criar notas.

1996 – um novo lançamento da Motorola animou o mercado. O StarTAC era o primeiro telefone flip. Ele operou em redes GSM nos Estados Unidos, incluía suporte para mensagens de texto SMS, agenda de contatos e foi o primeiro celular a suportar bateria de lítio. Tudo nisso pesando apenas 100 g.

1998 – este foi o ano em que a Nokia também começou a oferecer telefones celulares. Foi a primeira empresa a oferecer um telefone em barra, o Nokia 6160. Pesando 160 gramas, o aparelho continha um display monocromático, antena externa e bateria recarregável com duração de até 3,3 horas. Como tinha um custo baixo e era muito fácil de usar, acabou se tornando o celular mais vendido da Nokia da década de 90.

1999 – no final da década surgiu o primeiro celular BlackBerry. Ele apresentava um teclado QWERTY completo, e poderia transmitir mensagens SMS, e-mails e páginas. Tinha também um display de 8 linhas, calendário e organizador, e acabou sendo muito utilizado pela indústria corporativa.

2000 – o novo milênio trouxe a grande revolução através dos smartphones. Tudo começou com o T36 Ericsson, que introduziu a tecnologia Bluetooth nos celulares, permitindo a conexão sem fio entre telefones celulares e computadores. Também ofereceu conectividade no mundo inteiro através da 900/1800/1900-band GSM, a tecnologia de reconhecimento de voz.

2002 – este foi o ano em que a Research in Motion (RIM) finalmente emplacou no mercado, oferecendo o PDA BlackBerry com conectividade celular. Operando em uma rede GSM, o BlackBerry 5810 permitia enviar e-mails e organizar seus dados, mas não oferecia alto-falante e microfone integrado, obrigando o usuário a utilizar um fone de ouvido com um microfone acoplado.

Também foi nesse ano que a Sanyo SCP-5300 apareceu com a novidade de possuir uma câmera integrada, com um botão especial de snapshot. Ele possui algumas limitações, como resolução máxima de 640×480, zoom digital de 4x e 3 metros de alcance.

2004 – Dois anos a Motorola voltou com força, oferecendo o Motorola RAZR V3, o primeiro telefone celular ultrafino. Ele tinha apenas 14 milímetros de espessura, antena interna e teclado gravado quimicamente. Foi a partir do V3 que o telefone celular passou a ser sinônimo de estilo e elegância.

2007 – este é o ano que muita coisa muda, pois foi quando a Apple entrou no setor de telefonia celular. Foi através do primeiro Iphone que o teclado convencional foi substituído por um teclado touchscreen multi-touch, e os usuários tiveram ao seu alcance a primeira plataforma com multi recursos em telefones celulares.

Atualmente – as coisas continuam evoluindo no cenário da telefonia celular e também nos aparelhos. A tecnologia 4G já esta disponível para grande parte dos brasileiros, os smartphones mais tecnológicos podem gravar e reproduzir vídeos em FullHD, servir como um hotspot móvel para outros dispositivos, entre muitas outras novidades, que não param de aparecer.

Show Full Content
Anterior Conheça a história do primeiro mouse de computador
Próximo História do disco rígido e criação do primeiro computador

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Certificado Digital: qual a diferença entre o tipo A1 e A3?

30 de março de 2015
Fechar