Sem dúvida, a credibilidade de um loja física tem valor decisivo no fechamento de vendas. Afinal, a gigantesca maioria dos consumidores preferem comprar de empresas nas quais confiam. Melhor ainda, se puderem ficar frente a frente com os vendedores e tirar todas as dúvidas sobre o produto que está sendo adquirido.
No entanto, quando o assunto é e-commerce, as coisas mudam um pouco de figura. A compra online, apesar de rotineira, é uma prática que envolve certo ar de desconfiança. Será que esse preço é o certo? Será que não estão clonando os dados do meu cartão? Será que vou receber o produto que comprei? Todas essas dúvidas pairam no ar, quando alguém está pensando em comprar em algum site novo, ou loja virtual que ainda não conhece muito bem.
Por certo, este questionamento quanto à credibilidade de lojas virtuais pode ser analisado com rapidez. Faça um teste simples, acesse o buscador do Google e digite o nome de uma empresa qualquer seguida do verbo “é”. Por exemplo, eu digitei no buscador: “mercado livre é” e a primeira resposta automática de busca foi “mercado livre é confiável”.
Nessa lógica, resultados como esse nos apontam para uma só direção: ainda o comércio eletrônico tenha conquistado grande espaço, os consumidores seguem sentindo-se inseguros quanto a fidedignidade das lojas online.
Para desmistificar questões como essa, o é que estão sendo criados padrões de segurança que hierarquizam lojas e vendedores por sua idoneidade nas vendas, preços, qualidade e entregas.
Neste artigo apresentaremos a Ebit, uma plataforma que avalia a reputação de empresas online e atribuiu selos de acordo com os resultados alcançados. Confira!
O que é Ebit?
Primeiramente, a é uma empresa criada no começo dos anos 2000 por um grupo de empresários e com investimentos de Brazil Warrant e Accor.
Seu objetivo inicial era que clientes avaliassem lojas virtuais, de modo que sua prova social elevasse a confiança de outros consumidores para que se tornassem clientes dessas empresas.
E o projeto que iniciou com apenas 15 lojas online conveniadas, em cinco anos já ultrapassava as 700 lojas, dentre elas, grandes nomes como Ponto Frio e Americanas.
Em 2008, quando parte da empresa foi comprada pela Buscapé Company, a Ebit expandiu seus horizontes para além do Brasil. Passando, então, a atuar na Argentina, Chile, Colômbia e México.
Com um crescimento exponencial e uma grande relevância na certificação de empresas nesses países, no ano de 2018, o Instituto Nielsen comprou a Ebit que à época possuía mais de 30 milhões de avaliações de consumidores. Foram dados reunidos ao longo de anos, das mais de 25 mil lojas conveniadas.
Como funciona o processo de avaliação da Ebit?
Primeiramente, cabe explicar que o processo de avaliação de reputação aplicado pela Ebit tem uma hierarquização, de acordo com o status de uma loja virtual sob o ponto de vista dos consumidores.
De modo simplificado, essa hierarquização se dá através da atribuição de 5 tipos de medalhas:
- Medalha de Avaliação: significa que a referida loja está há menos de 90 no programa de reputação, não tendo dados suficientes;
- Medalha de Bronze: indica que a empresa fez, pelo menos, 70% das entregas dentro do prazo estabelecido e teve, pelo menos, 70% de aprovação dos clientes;
- Medalha de Prata: indica que a empresa fez, pelo menos, 75% das entregas no prazo estabelecido, obtendo 75% de aprovação dos clientes;
- Medalha de Ouro: indica que a empresa fez, pelo menos, 80% das entregas no prazo, obtendo 80% de aprovação dos clientes;
- Medalha de Diamante: indica que a empresa fez, pelo menos, 85% das entregas no prazo estabelecido, obtendo 85% de aprovação dos clientes.
Como são geradas essas avaliações?
Certamente, a Ebit tem um rigoroso processo de avaliação, a partir do qual são atribuídas as medalhas para as lojas virtuais.
Assim, a avaliação é dividida em diferentes passos:
- Passo 1 – Cadastrar sua Loja online;
- Passo 2 – Uma vez que o cliente realize uma compra, a Ebit o convida a responder 3 níveis de pesquisa: a) avaliação da loja; b) avaliação do pós-venda; c) avaliação da entrega do produto.
As respostas das 3 etapas de pesquisa geram um percentual que resulta no status desse e-commerce e, consequentemente, a soma das avaliações de vários clientes, resulta na atribuição da medalha.
Como faço para minha loja ter um selo Ebit?
Antes de mais nada, cadastre-se no site da Ebit:
Uma vez que o seu cadastro estiver aprovado, inclua a medalha de certificação (conforme explicamos na seção anterior).
Aplique na sua loja o banner indicando as pesquisas de satisfação, que serão aplicadas após o fechamento da compra.
A partir disso, a cada venda realizada, os clientes serão convidados a avaliar a experiência com a sua loja. Por isso, é importante que você sempre os estimule a avaliar e dar um feedback sobre a compra e a experiência na sua loja virtual como um todo. Esse retorno da sua persona é imprescindível para encontrar falhas nos seus processos diários e verificar novos caminhos de melhoria e crescimento.
Por que é importante fazer a certificação da Ebit?
Conforme mencionamos no começo do texto, toda a inteligência de dados e algoritmos de buscas demonstra que os consumidores tendem a comprar em lojas e canais que mais confiam. Ou seja, confiaça é sinônimo de lucratividade, crescimento, mais vendas e um ciclo de evolução para qualquer empresa.
Dessa forma, participar de um processo de certificação garante maior credibilidade diante de novos clientes, que mais que confiar no que você diz sobre sua própria empresa, confiarão no que outros consumidores, como ele têm a dizer. Essas avaliações reais geram influência, o que resulta em maior tranquilidade para comprar da sua empresa.
Outro ponto bastante positivo, que precisa ser levado em consideração é que quando o cliente nos avalia, podemos identificar pontos a ser melhorados no negócio e até mesmo pontos positivos que ainda não estamos explorando adequadamente.
O que a minha loja precisa para conquistar boas avaliações?
Há 6 pontos fundamentais que precisam ser observados para que a sua empresa alcance as melhores medalhas na Ebit e conquiste os seus clientes, onde quer que eles estejam, são eles:
- Uma loja fácil de navegar, acessível no computador e no celular;
- Um bom sistema de estoque e entregas;
- Aceitar diversas formas de pagamento e ter aprovação rápida;
- Aparência moderna e simples;
- Canais de atendimento eficientes;
- Um bom atendimento pós-venda.
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