21 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Todo empreendedor gosta de ver sua empresa gerando lucros. Para isso, organizar o estoque é essencial para alcançar a lucratividade e evitar qualquer desperdício desnecessário de produtos.

Neste processo, toda atenção é pouco. O processo de organização e controle do estoque precisa ser bem estruturado e de conhecimento de todos os colaboradores para atingir o sucesso.

Para lhe auxiliar preparamos este artigo, com dicas para organizar o estoque com eficiência e segurança. Coloque nossas dicas em prática hoje mesmo e veja sua gestão melhorar!

Conte com um profissional de confiança para organizar o estoque

Profissionais experientes e organizados são fundamentais para garantir a eficiência no controle do estoque, pois são diversos pequenos detalhes que devem ser monitorados.

Mas, além disso, você deve ter confiança neste profissional. Ele será responsável por manusear os produtos, realizando entradas e saídas de produtos. Serão estas ações que evitarão quebras e desvios no estoque.

Conheça as diferentes formas de controlar o estoque

Existem diversas formas de organizar o estoque e controlar as informações, como citamos neste artigo.

Conhecer cada uma destas técnicas é fundamental para qualquer estoquista. Este conhecimento permitirá saber qualquer forma de controla melhor se encaixa na realidade de cada empresa.

Contabilize o inventário

Contabilizar a quantidade de cada produto no estoque é o que garantirá um conhecimento real de todas as informações do estoque.

Para realizar este processo de gestão de estoque, conte cada um dos itens estocados, validando as informações com relatórios de entradas e saída, compras e vendas. Isso permitirá que você entenda se existe alguma quebra de estoque e como melhorar o controle para evitar perdas de dinheiro.

Crie um esquema para organizar o estoque

Cada tipo de produto é diferente entre si, por isso requer um esquema para organização do estoque diferenciado.

Por isso, ao armazenar os produtos no estoque, busque agrupar os produtos de categorias similares próximos uns dos outros. Este é um facilitador da verificação visual do estoque, além de melhor controle sobre o giro de estoque dos produtos.

Além disso, manter uma padronização no momento de organizar o estoque facilita a busca pelo produto no seu depósito. Assim, quando precisar entregar um item ao cliente, isto poderá ser feito em menos tempo.

Realize controles periódicos

Realizar uma contabilização dos produtos em estoque em determinados períodos permite verificar o giro de estoque. Para isso, defina ciclos para a verificação de cada tipo de produto do seu estoque.

Estas verificações permitem encontrar possíveis falhas no estoque e no processo, além de verificar se o estoque físico está de acordo com o seu controle.

Faça queima de estoque quando necessário

É comum em toda empresa que um determinado produto tenha pouca saída e por isso permaneça muito tempo no estoque. Isso pode causar um grande prejuízo para a empresa.

Para driblar esse cenário, você pode realizar uma grande liquidação destes produtos específicos. Isso permitirá liberar o espaço destes produtos dentro do estoque, além de auxiliar seu fluxo de caixa com a entrada de valores das vendas.

Para mais dicas sobre a realização de uma queima de estoque, confira nosso artigo “Promoção de vendas: como, quando e por que fazerclicando aqui.

Concluindo

Esperamos que nossas dicas ajudem sua empresa a organizar o estoque com mais eficiência, evitando perdas e aumentando os lucros.

Ainda tem alguma dúvida ou tem algo a acrescentar sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo!

Show Full Content
Anterior Análise da Concorrência: planilha para download
Próximo Produtos Especiais: como controlar um estoque com estes itens

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Black Friday: o que é e como evitar fraudes nas promoções

3 de novembro de 2015
Fechar