Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Todo empreendedor quer saber como está o andamento da sua empresa, se as estratégias definidas estão no caminho certo, como está o resultado do seu negócio. E para ter esta visão clara e segura da empresa, é importante contar com bons relatórios gerenciais.

Estes relatórios devem ser completos, precisos e atualizados, para que você possa tomar decisões seguras e evitar riscos desnecessários para o seu negócio. Por isso, preparamos este artigo, que irá lhe mostrar os seguintes pontos:

  • O que são e por que utilizar relatórios gerenciais
  • Como os relatórios gerenciais devem ser
  • Como tomar decisões com base nos relatórios

Pronto para conferir nossas dicas? Então aproveite:

O que são relatórios gerenciais?

De forma geral, os relatórios são documentos que apresentam um conjunto de informações, que tem o objetivo de demonstrar como está o andamento do negócio.

De maneira mais especifica, os relatórios gerenciais são baseados em dados e informações verídicas sobre a empresa, e que serão utilizadas para entender os resultados e relacionamentos da sua empresa.

Por que utilizar relatórios gerenciais

Os relatórios são importantes na gestão de uma empresa, pois permitem analisar seus processos e resultados. Por isso, seus relatórios gerenciais devem permitir a análise estratégica das informações.

É preciso estar ciente que os dados analisados refletem o andamento da empresa atualmente. Por isso, olhar seu negócio através de um relatório permite elaborar um plano de ação eficiente e rápido para as áreas que mais precisam de atenção.

Como os relatórios gerenciais devem ser

Como citamos, os relatórios são essenciais para analisar qualquer negócio. As informações contidas nos relatórios gerenciais devem estar sempre atualizadas, pois serão analisadas em qualquer ação pensada para o seu negócio.

Além disso, é recomendável que os relatórios gerenciais também sejam:

  • Diretos: quando um relatório for analisado, seu conteúdo deve ser assimilado de maneira rápida. Por isso, quanto mais conciso melhor.
  • Funcionais: os relatórios devem ser pensados para atender as necessidades daqueles que vão efetivamente analisar os dados.
  • Claros: as informações apresentadas devem ser acessíveis e de fácil entendimento. Busque evitar que a mesma informação tenha diferentes interpretações.
  • Completos: não deixe faltar nenhuma informação em seus relatórios. Você deve ter todas as informações em um mesmo relatório para que sua tomada de decisão seja mais rápida. Assim, você também não precisa buscar informações de última hora.
  • Integrados: busque integrar diversos setores da empresa no mesmo relatório. Ou seja, os processos de estoque, vendas, pós-venda, fluxo de caixa, fiscal e etc devem ser analisados simultaneamente e de forma abrangente.
  • Bem apresentados: você deve cumprir todos os itens anteriores e ainda apresentar os bem dados visualmente. Ou seja, a organização de colunas, linhas e filtros dos relatórios deve ser limpa e de fácil compreensão.

Cumprir os itens anteriores permite que a analise dos relatórios gerenciais seja simples e sem informações equivocadas. Assim, o relatório permite que o gestor analise o presente da empresa e possa planejar ações futuras sem empecilhos e contratempos.

Por que os relatórios são importantes para a tomada de decisão?

Os relatórios retratam como está sua empresa. É analisando este retrato que o empreendedor terá uma base sólida para tomar suas decisões e planejar ações.

Através da análise de relatórios será possível verificar as falhas dos processos internos, analisar as contas financeiras e verificar como está o andamento dos resultados. Assim, planejar o futuro se tornar mais simples e eficiente, pois conhecendo a empresa hoje, você pode projetá-la para o amanhã.

Entenda melhor as vantagens dos relatórios na tomada de decisão da empresa neste artigo.

Concluindo

Os relatórios gerenciais são importantes para que o gestor conheça seu negócio e possa definir seus rumos de forma coerente e confiante. Eles são essenciais para permitir uma gestão qualificada e alinhada com o planejamento do negócio.

Espero que nosso artigo tenha sido útil. Se ficou com alguma dúvida, compartilhe conosco pelos comentários!

Show Full Content
Anterior Gestão e TI: porque estes dois termos devem andar juntos [Ebook]
Próximo Relatórios Financeiros: indicadores dos resultados do negócio

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades de Outubro do SIGE Cloud

7 de outubro de 2019
Fechar