Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Melhore ainda mais a produtividade da sua empresa!

A produtividade da equipe é um assunto pertinente entre gestores e empreendedores, principalmente no que se refere ao estabelecimento de uma relação entre o tempo de realização de uma tarefa e o seu retorno em dinheiro. É necessário ter em mente que a empresa é formada por pessoas e processos. Quanto mais produtivas forem as pessoas e os processos, mais tempo e dinheiro a empresa terá. Por isso, o artigo de hoje traz diversas dicas para lidar com as pessoas e os processos, e assim aumentar a produtividade da empresa.

Identifique as falhas

Para aumentar a produtividade, é necessário saber onde o trabalho não esta sendo executado corretamente. Analise vendas, compras e atividades executadas pra saber onde estão os maiores gastos de tempo e dinheiro. Com estas informações em mãos, é possível descobrir quais são as falhas que atrapalham a produtividade da equipe, bem como buscar soluções para automatizar processos e cortar gastos.

Estratégias e planejamento

Depois de identificar as falhas no processo produtivo, é necessário fazer um bom planejamento para modificar estes processos falhos. O planejamento fará toda diferença para melhorar a produtividade da empresa, e levar seu negócio ao sucesso. Além disso, é importante revisar o planejamento periodicamente, para adaptá-lo as novas necessidades da empresa.

O planejamento será a base para determinar as estratégias adotadas pela empresa em cada situação. Com o planejamento acompanhado das estratégias, a empresa estará preparada para todo tipo de situação, e assim manterá seu posicionamento no mercado e continuará rentável. Uma estratégia que pode melhorar muito a produtividade da empresa é aliar a tecnologia aos seus processos, pois ela pode diminuir o tempo operacional de execução das tarefas e assim permitir que os colaboradores foquem no negócio e no cliente.

Mantenha a equipe motivada

A produtividade da empresa está diretamente ligada a sua equipe de trabalho, responsável por executar as tarefas. E manter seus colaboradores motivados é uma estratégia muito eficaz, com resultados diretos dentro da empresa. Inicialmente, mantenha o ambiente de trabalho harmonioso e confortável, contando com equipamentos de qualidade, um espaço de trabalho limpo e organizado, com um clima de amizade e confiança entre todos os colaboradores, e se possível, ofereça um ambiente adicional que ofereça descontração e lazer ao colaborador.

Outro ponto importante na motivação do funcionário é sua capacitação. Mantenha-os atualizados sobre a empresa e o mercado, pois uma equipe capacitada e atualizada realizará seu trabalho com maior atenção, resultando num trabalho bem-feito e com pouca margem de erros.

Confira algumas dicas no artigo “Motivar os funcionários: veja como com estas dicas especiaisclicando aqui.

Cuidado com as reuniões

Em muitas empresas, ao mencionar-se reunião, muitos colaboradores já entendem como tempo desperdiçado, e assuntos não resolvidos totalmente. Por isso, quando realizar reuniões com sua equipe, procure planejar com antecedência e aproveite-se das dicas abaixo para melhorar a produtividade de suas reuniões:

  • Diminua a frequência de reuniões;
  • Faça reuniões curtas e objetivas;
  • Defina um encarregado definir a pauta e liderar a reunião;
  • Quando o foco principal da reunião for desviado, guie a equipe para os assuntos da pauta.

Invista em comunicação

Para que sua equipe possa desenvolver as atividades propostas no tempo hábil, é necessário que ela tenha acesso a todas as informações necessárias para tal. Por isso, um ponto fundamental é a comunicação, tanto interna quanto externa.

Para interagir com seus clientes, você pode utilizar diversos canais de comunicação, estabelecendo assim uma boa relação com cada cliente. Você pode utilizar e-mails, redes sociais, visitas, telefonemas, entre outras opções que melhorarão sua comunicação e transmitirão confiança ao cliente.

Como esta a produtividade da sua empresa? Quais outras dicas você pode compartilhar conosco? Deixe suas dúvidas e sugestões nos comentários!

Show Full Content
Anterior Bloco K: entenda o que é e seu impacto nas indústrias
Próximo Juros: o que são e quais são os tipos mais utilizados

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Conheça as medidas do Programa Vamos Vencer

7 de abril de 2020
Fechar