5 de dezembro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Sem dúvida, em uma era onde tudo acontece com muita rapidez e ao mesmo tempo, é imprescindível que o gestor tenha informações precisas e ampla visão para manter o seu controle financeiro sempre em dia.

Para quem trabalha com vendas, especialmente com PDV Frente de Caixa,  um relatório que pode ajudar muito no acompanhamento dos seus lançamentos financeiros é o Demonstrativo do Fluxo de Caixa.

Neste artigo você vai entender o que esse relatório representa e como pode ajudar no planejamento da sua empresa. Além disso, poderá baixar nossa planilha gratuita para gerar seu Demonstrativo do Fluxo de Caixa com facilidade. Confira essas dicas!

O que é Demonstrativo do Fluxo de Caixa?

Também conhecido pela sigla DFC, o Demonstrativo do Fluxo de Caixa é um relatório contábil, fundamental para a análise da empresa. Sua função é mostrar a posição financeira da empresa um determinado período, normalmente mensal. Portanto, ele exibe receitas e despesas, para que você tenha controle dos valores que entram e saem do seu caixa.

Importância do DFC

Antes de mais nada, é preciso entender que um relatório de Demonstração do Fluxo de Caixa é muito importante para a tomada de decisão sobre investimentos ou cortes de gastos. Pois a partir dela é possível analisar e avaliar a capacidade financeira da empresa. Este relatório irá mostrar quais foram as entradas e saídas de valor durante o período analisado e qual é o resultado financeiro destas movimentações.

O DFC será essencial para a elaboração do planejamento financeiro da empresa. Por certo, esse planejamento poderá ser montado conforme o momento pelo qual a empresa está passando. Assim, você evita ficar sem dinheiro em caixa e pode decidir melhor quais são as aplicações mais vantajosas para seus investimentos.

Planilha de Demonstrativo do Fluxo de Caixa

Para que você possa analisar seu DFC com facilidade e organização, preparamos uma planilha Excel para lhe ajudar. Ela permite que você cadastre todas as entradas e saídas do caixa com facilidade. Com isso, será muito mais prático verificar o demonstrativo automaticamente.

Sistema de Caixa e Controle Financeiro

Para gerar seu demonstrativo do fluxo de caixa com ainda mais facilidade, você precisa contar com uma ferramenta que facilite de suas vendas. A melhor opção para micro e pequenas empresa, sem dúvida, é contar com o SIGE Lite.

Ele é um programa que pode ser baixado gratuitamente e instalado no seu computador. Permitindo que você faça cadastros de todos os seus produtos, serviços, clientes, vendedores e fornecedores. Além disso, o sistema tem recursos para realizar vendas, por pedidos e orçamentos ou através de um moderno PDV frente de caixa. Você pode emitir boletos e, ainda controlar todas  suas receitas e despesas. Em um só lugar e de uma bem fácil de gerenciar.

Com o SIGE Lite, ao utilizar o PDV Frente de Caixa, você insere saldo de abertura, faz vendas, reforços de caixa, sangrias. E no final de cada dia, ao realizar o fechamento de caixa, poderá extrair um relatório de demonstrativo de fluxo de caixa organizado com o tipo de operação realizada, a forma de pagamento, o nome do cliente e os horários em que ocorreu cada lançamento.

Show Full Content
Anterior Como criar uma Pizzaria Online na SIGE Loja
Próximo Ebit: o que é e qual a sua importância para uma Loja Virtual?

1 thought on “Demonstrativo de Fluxo de Caixa: planilha para download

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Reforma Tributária 2020: como isso pode beneficiar a sua empresa?

30 de julho de 2020
Fechar